Brincando a criança aprende a lidar com o mundo, exercita
a imaginação, recria situações do cotidiano e experimenta sentimentos
básicos...
A criança começa seu
desenvolvimento de linguagem antes mesmo de falar. O início está na
brincadeira. Vai do movimento motor, ao som, evolui para depois associar a palavra
ao brinquedo. Fazendo associação do significante e significado. Segundo a
fonoaudióloga Alessandra Eilert, da Clínica Interligar, o brincar é importante
no desenvolvimento da linguagem porque é quando a criança explora o ambiente e
é onde o cotidiano se expressa. "Ela vai construindo cognitivamente os
processos através do brinquedo. Quando pega uma bolinha e joga no chão, não
está pensando em qual a distância o objeto percorreu, mas está associando as
distâncias longe, perto, em cima, embaixo e, assim, organizando o seu
pensamento. ", explica Alessandra.
Por meio das brincadeiras,
os pequenos conseguem se comunicar com o mundo do adulto, no qual adquirem
controle interior, autoestima e confiança em si mesmos. Quando começam com o
faz de conta - a fase do mundo imaginário - por volta dos 2 anos e seis meses,
desenvolvem a capacidade de planejar os seus conteúdos e as regras existentes
em cada situação. "Isso vai construindo a linguagem, colaborando na
formação das frases. Através desse brincar vão associando as coisas,
transformando em palavras e usando discursos. Ou seja, utilizam tudo que
aprendem no contexto geral", enfatiza.
De acordo com a
fonoaudióloga, o trabalho da criança é brincar e as brincadeiras vão se
modificando conforme o crescimento. "Para brincar não precisa de
brinquedos. O brincar acontece em todo o tempo: correndo na rua, jogando
pedrinha, puxando a grama. Assim, a criança desenvolve não só a linguagem, mas
toda a função cognitiva".
Nenhum comentário:
Postar um comentário