Pesquisar no Blog

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Saúde convoca população a doar sangue antes do Carnaval




Em feriados, pode ocorrer queda de 30% a 50% nos estoques, simultaneamente ao aumento da demanda
 A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu convocar a população para doar sangue no período pré-Carnaval, com o objetivo de reforçar os estoques dos hemocentros e hemonúcleos.
A medida tem caráter preventivo. No momento, os bancos de sangue estão estáveis, mas em feriados costuma haver aumento de demanda por transfusões nos hospitais, em razão de acidentes, com consequente queda nos estoques.
As doações podem ser feitas por qualquer pessoa saudável, com idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 quilos, com qualquer fator sanguíneo. O tipo “O negativo” é o menos ofertado e também o mais utilizado, por ser universal.
Para doar, basta comparecer a um dos 120 postos de coleta, hemonúcleos ou hemocentros espalhados pelo estado, munidos de documento original com foto. É preciso estar bem alimentado e evitar tanto a ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedam a doação, quanto o consumo de bebidas alcoólicas 12 horas antes da coleta.
Na ocasião, é realizado um teste rápido de anemia, além da verificação dos sinais vitais e do peso. Na sequência, ocorre uma triagem clínica por meio de entrevista confidencial sobre o estado de saúde, para evitar riscos ao doador e ao receptor. Nesse momento, é fundamental prestar informações verdadeiras.
Para ser um doador regular, é importante comparecer ao posto de coleta de duas a três vezes por ano, com a perspectiva de fidelizar esse compromisso.
 “Todos podem precisar de sangue em algum momento e somente a doação pode salvar vidas. Trata-se de um ato simples, de solidariedade e cidadania, que pode e deve ser realizado rotineiramente”, comenta o coordenador da Hemorrede da Secretaria, Dante Langhi.
A relação de pontos de coleta do Estado e outras informações sobre o assunto estão disponíveis no site da Secretaria: www.saude.sp.gov.br/doesangue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados