Pesquisar no Blog

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Nutricionista alerta para os cuidados com alimentação no Carnaval




Saber escolher o que comer ajuda a evitar ressaca, mal estar e, de quebra, pode dar energia extra aos foliões
Aproveitar a folia do Carnaval com energia exige alguns cuidados. A combinação de ritmo intenso das festas, calor, grande consumo de bebidas alcoólicas e ingestão de alimentos calóricos pode prejudicar a saúde do folião. A nutricionista Paula Simões Garcia, do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), dá dicas de alimentação para curtir o Carnaval com mais disposição e longe dos efeitos adversos do consumo excessivo de bebidas alcóolicas, a famosa ressaca:
 Café da manhã
A primeira refeição do dia deve ser reforçada, rica em fibras e vitaminas. Por isso, pão e cereal integral, leite, iogurte, suco, ovos mexidos, vitamina e frutas são os alimentos recomendados.
Almoço e Jantar
Frituras e alimentos gordurosos devem ser evitados porque apresentam digestibilidade mais lenta, provocando cansaço e atrapalhando os momentos de festa. Carnes magras como frango, peixe, além de saladas e legumes cozidos tornam a refeição mais leve e nutritiva.
O ideal é incrementar o cardápio com carboidratos, dando preferência aos integrais, que além de fornecerem energia ao organismo, são fontes de fibras e vitaminas. Arroz ou macarrão integral, aveia, quinoa, amaranto, granola, batata e mandioquinha são algumas das opções.
Durante a folia
Ficar mais de quatro horas sem comer pode causar desequilíbrios no organismo, diminuindo a energia. Para não descuidar da alimentação durante a festa, recomenda-se levar lanches como barras de cereal e frutas que auxiliam na desintoxicação alimentar, fornecendo os nutrientes adequados para reforçar o sistema imunológico –exemplo da maçã, morango, pera e abacaxi.
A nutricionista alerta para o cuidado que se deve ter com alimentos vendidos na praia ou fora de casa, já que higiene e temperaturas inadequadas podem resultar em intoxicação alimentar. “Leve de casa, frutas, frutas secas, lanches armazenados em bolsa térmica se for o caso ou barras de cereais. Alimentos que não necessitam de refrigeração”, explica.
Antirressaca
O álcool deve ser consumido com moderação. “Faça uma refeição leve antes de ingerir bebidas alcoólicas e intercale seu consumo com água, água de coco e sucos de frutas cítricas naturais. Essa atitude ajudará a evitar os malefícios causados pela bebida e a desidratação do organismo”, recomenda Paula. A quantidade ideal é a ingestão de pelo menos dois litros de líquido por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados