Pesquisar no Blog

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

‘Desafio da Camisinha’ incentiva jovens a se prevenirem contra a Aids




Pessoas com idades entre 15 e 24 anos respondem por um a cada três novos casos. Campanha do Instituto de Infectologia Emílio Ribas reúne celebridades como Deborah Secco, Adriane Galisteu e MC Gui

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, unidade da Secretaria de Estado da Saúde, está promovendo a campanha virtual “Desafio da Camisinha”, em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Focada no público jovem, a campanha utiliza as redes sociais para chamar a atenção sobre a importância do uso do preservativo e pede para que a população faça selfies segurando um preservativo ou com mensagens de apoio à prevenção ao HIV. A iniciativa também prevê que, ao postar a foto, até cinco amigos sejam marcados em mídias como o Facebook e o Instagram, multiplicando a mensagem de prevenção.
Artistas como os apresentadores Adriane Galisteu e Raul Gil, o cantor MC Gui e o jogador Cafu participaram voluntariamente da abertura da campanha e postando fotos em suas redes sociais. A campanha utilizará as hashtags #SPcontraAids, #UseCamisinha, #UsoCamisinha e #IS2Myself.
O foco no público jovem se dá pelo crescimento dos índices de infectados pelo vírus do HIV na população entre 15 e 24 anos, que responde atualmente por 1 a cada 3 novos casos da doença no Brasil.
 “O surgimento dos antirretrovirais fez com que esta população ‘baixasse a guarda’ em relação à prevenção. Os mais jovens não vivenciaram o início da epidemia da Aids, nos anos 80 e 90, quando 22 milhões de pessoas morreram em função de complicações da doença”, alerta o idealizador da campanha, o médico infectologista do Instituto de Infectologista Emílio Ribas Jean Gorinchteyn.
Somente entre 2008 e 2013, o número de casos aumentou 11% no Brasil. Para Gorinchteyn, é importante lembrar que a prevenção é o melhor caminho, pois a Aids continua sendo uma doença sem cura. Uma vez infectado, o paciente terá que conviver com a uma doença crônica, que exige disciplina e disposição para o uso contínuo de várias medicações combinadas (o coquetel) e que podem causar inúmeros efeitos colaterais.
No dia 1º, Dia Mundial de Combate à Aids, o Emílio Ribas encerrará oficialmente a campanha “Desafio da Camisinha”, com o Simpósio “A Cura da Aids: Estamos Perto?” e a tradicional soltura de balões vermelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados