Pesquisar no Blog

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

CARNAVAL: CUIDADOS COM O PET NA HORA DE CURTIR A FOLIA




A folia já começou em muitas cidades, mas os brasileiros que vão aproveitar o Carnaval no feriado precisam ficar atentos aos cuidados com os animais de estimação, já que o período é de verão e muita agitação. Para ajudar os donos de pets, a veterinária da DrogaVET, Andressa Felisbino, selecionou algumas dicas valiosas para curtir a folia de maneira saudável.

1. Posso levar meu animal de estimação para o bloco de rua?

Pode, mas com muita cautela e preparo. É fundamental levar um potinho e uma garrafinha com água fresca, para o seu bichinho não desidratar. Além disso, é sempre bom lembrar de passar o filtro solar, para protegê-lo do sol. Outro cuidado necessário é ficar atento ao comportamento do animal. Geralmente, cães não se sentem confortáveis em ambientes com muitas pessoas e música alta. Qualquer alteração no comportamento, como agressividade ou mesmo de medo, pode denotar estresse, potencializando os riscos de fuga, atropelamento e acidentes. É fundamental o uso da coleira e do bom senso para saber o momento certo de encerrar a atividade.

2. Vou levar meu pet fantasiado para o Carnaval. Como escolher a melhor fantasia?

O primeiro passo é se certificar de que o tecido da fantasia escolhida para o animal de estimação não é inflamável. Fique atento também às peças que podem se soltar, como botões e laços, já que as chances do pet engolir e engasgar são grandes. Procure escolher fantasias leves e sem muitas costuras, evitando que as mesmas piniquem o animalzinho.

3. Como eu sei se a fantasia está incomodando meu animal de estimação?

Procure vestir o bichinho alguns dias antes da folia, assim, ele já vai se acostumando com a roupinha e você conseguirá perceber se ele se sente à vontade ou não com a vestimenta. Outro ponto importante é verificar se o tamanho é o certo para o seu pet. O recomendado é que haja espaço para, pelo menos, três dedos entre a roupa e a pele do animal. Tome cuidado com o tipo de tecido também, pois os cães tem mais dificuldades em transpirar e isso pode comprometer a diversão do seu melhor amigo.

4. Tenho um animal filhote e quero levá-lo para aproveitar o Carnaval comigo.

Filhotes não devem sair de casa e ter contato com outros animais, se ainda não forem vacinados. É preferível deixá-lo em casa, com algum amigo ou parente, pois são animais mais frágeis e podem se assustar com mais facilidade.

5. Vou passar o Carnaval na praia. Como devo proceder com o meu pet?

Os cães, em geral, gostam de água, mas é preciso que estejam com as vacinas em dia, pois há muitos animais de rua, que podem transmitir doenças e parasitas. Outro cuidado importante é na hora de curtir a praia, não é recomendado que o pet fique na areia, pois ele pode acabar defecando e transmitindo doenças aos humanos. Além disso, é preciso ficar atento para que o bichinho não se perca ou fuja em meio a tantas pessoas. Entre um passeio e outro, mantenha o carro sempre arejado, não esqueça de levar água fresca, passar o protetor solar, principalmente, no focinho e orelhas, e de fazer paradas durante o trajeto.


DrogaVET -  FanPage: https://www.facebook.com/pages/DrogaVET/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados