Pesquisar no Blog

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Tabuleiro gigante na Paulista reproduz a longa jornada dos pacientes de doenças raras em busca de diagnóstico correto



Ação, que celebra Dia Mundial das Doenças Raras, aborda de forma lúdica as dificuldades enfrentadas por pacientes e familiares em busca de um diagnóstico preciso no país
Juntas, as sete mil doenças raras conhecidas acometem mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo e 13 milhões de pessoas no Brasil[1]

A peregrinação de pacientes e familiares em busca do diagnóstico correto de uma doença rara no Brasil será o tema de uma grande campanha que pretende alertar a população, a classe médica e os gestores públicos para a necessidade de atenção ao tema. No dia 24 de fevereiro, das 7h às 14h, o Conjunto Nacional, na avenida Paulista, vai receber um imenso tabuleiro para representar como pacientes e familiares, muitas vezes, encontram-se em um jogo pela vida. O público será convidado a participar do jogo de dados e a cada casa estará mais próximo ou ainda mais longe do diagnóstico correto. “Nossa ideia é mostrar o quanto é difícil para uma pessoa comum essa jornada”, explica Regina Próspero, presidente da Associação Paulista dos Familiares e Amigos dos Portadores de Mucopolissacaridoses e Doenças Raras (APMPS – DR), organização não governamental sem fins lucrativos que promove os direitos constitucionais dos portadores desta síndrome e orienta sobre doenças raras.
A ação faz parte da campanha “A doença pode ser rara, o diagnóstico não”, apoiada pela Shire, que acontece para lembrar o Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado em todo o mundo em 28 de fevereiro. O tabuleiro gigante, batizado de “Peregrinação, o longo caminho até o diagnóstico de uma doença rara” também será levado, no dia 25 de fevereiro, para a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, das 8h às 12h. “É preciso união de esforços para aprimorar e ampliar o conhecimento sobre estas doenças, divulgar as informações e oferecer apoio e cuidado a milhões de pessoas com doenças raras em todo o mundo”, completa Regina.
As doenças raras trazem em seu próprio nome e conceito um curioso paradoxo. Considera-se rara a doença que afeta de uma a cinco pessoas em cada dez mil. A despeito da baixíssima incidência que a caracteriza e dificulta seu diagnóstico, o conjunto destas doenças acomete 5% da população mundial, redundando nas mais de 350 milhões de pessoas vivendo com estas doenças, 13 milhões apenas no Brasil. Atualmente, existem sete mil doenças raras já identificadas[2]. Dessas, 80% têm causas genéticas, muitas são crônicas e podem levar à morte. Entre elas citamos a Síndrome de Hunter ou MPS II, causada pela deficiência de uma das enzimas responsáveis pela quebra dos glicosaminoglicanos, com incidência de 1 em cada 155 mil meninos nascidos vivos; a Doença de Fabry, causada pela deficiência ou ausência da enzima alfa-galactosidade A, responsável pela decomposição de certos lipídeos (gorduras) no corpo; a Doença de Gaucher, decorrente do acúmulo de substância gordurosa (glicocerebrosídeo) nos lisossomos; o Angioedema Hereditário, de difícil diagnóstico e caracterizada por inchaços recorrentes e espontâneos, entre tantas outras que acometem aproximadamente 6% da população brasileira.

A Ação va acontece nos dias :
24/02 (terça) - Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2073 – em frente à Livraria Cultura
das 7h às 14h

25/02 (quarta) - Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, 201– em frente ao Auditório Paulo Kobayashi
das 8h às 12h


[1] Global Genes. Rare diseases: facts and statistics. Disponível no site: http://globalgenes.org/rare-diseases-facts- statistics/  Acessado pela última vez em novembro de 2014.
[2] Engel PA, et al. Physician and patient perceptions regarding physician training in rare diseases: the need for stronger educational initiatives for physicians. Journal of Rare Disorders 2013: Vol. 1, Edição 2. Disponível em http://www.journalofraredisorders.com/pub/IssuePDFs/Engel.pdf.  Acessado pela última vez em dezembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados