Pesquisar no Blog

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Expectativa de vida e atenção ao surgimento de doenças




O aumento da expectativa de vida, inclusive impulsionada pelo avanço da Medicina, contribui para o crescimento das chances de uma pessoa desenvolver doenças cardiovasculares e câncer ao longo dos anos. “Além disso, as doenças do coração e os tumores têm fatores de risco comuns, em geral, ligados a hábitos de vida, como estresse, depressão, má alimentação, sedentarismo e tabagismo”, destaca o Dr. Abrão José Cury Jr, presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
Diante disso, o médico explica a importância de fazer o “screening” de câncer, que consiste em rastrear tumores que ainda não tiveram manifestações evidentes, ou que tiveram manifestações subvalorizadas pelo paciente e pelo médico.
Especialmente quando o paciente tem vários desses fatores de risco, como estresse, tabaco, sedentarismo, má alimentação e predisposição genética, o médico deve rastrear essas doenças, o que pode ser feito pelo cardiologista, pelo oncologista e pelo clínico geral. Depois do diagnóstico, o tratamento passa a ser de responsabilidade do especialista.
O Dr. Abrão Cury alerta que é indispensável o acompanhamento do cardiologista no tratamento do câncer porque alguns medicamentos têm interação. Além disso, eventualmente, a quimioterapia e a radioterapia podem concorrer para o surgimento de complicações cardiovasculares.
Os pacientes frequentam mais o consultório do cardiologista do que do oncologista, em geral relacionado a uma experiência traumática. Diante disso, os cardiologistas e os clínicos precisam conhecer bem a Oncologia porque, cada vez mais, têm em seu consultório pacientes com tumores e a tendência é que família e paciente, mais do que se consultar, se aconselhem com o cardiologista e com o clínico. “Além de tratar as complicações físicas, o médico tem que ‘gerenciar’ a situação”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados