Pesquisar no Blog

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

NOVO MEDICAMENTO SEGURO QUE PREVINE O CÂNCER DE PRÓSTATA




 Pesquisa mostra como o 5ARIs influencia no tratamento da doença

Pode estar surgindo um medicamento seguro que previne o câncer de próstata. A finasterida e a dutasterida - 5α-reductase inhibitors (5ARIs) - são conhecidas de longa data, mas não eram prescritas pelo receio quanto a possibilidade de desenvolvimento de tumores agressivos.
O Dr. Cesar Camara, formado em medicina pela USP, com especialização em Cirurgia Geral e Urologia pela mesma instituição,  que atua no Hospital das Clínicas da USP, em São Paulo, comenta: “Novos estudos têm revelado que essas drogas não só não desenvolvem esses tumores agressivos, como diminuem a formação dos tumores menos agressivos. Ou seja, há um efeito de proteção relacionado ao uso do medicamento”.
Homens que tomam inibidores da 5α-redutase (5ARIs) são menos propensos a desenvolver câncer de próstata, sem aumento na taxa de câncer de alto grau ou letal, de acordo com um relatório no JAMA Internal Medicine.
Os pesquisadores analisaram dados prospectivos sobre o diagnóstico de câncer de próstata e os resultados de 38.058 homens do Health Professionals Follow-up Study. Os dados incluem 3.681 casos de câncer de próstata, no qual 289 são cânceres letais, ou seja, metastáticos ou fatais; 456 cânceres de alto grau, soma Gleason (GS) 8-10; 1238 GS 7 tipos de câncer; e 1.600 cancros de baixo grau, GS 2 a 6.
Na análise, os homens que nunca tinham usado 5ARIs tiveram uma incidência global menor de câncer de próstata: taxa de risco (HR) 0,77. A redução foi significativa para GS 7 tipos de câncer, HR 0,67; e câncer de baixo grau, HR 0,74.
Inibidores 5α-Reductase são amplamente utilizados para o tratamento da hiperplasia prostática benigna. Eles também são estudados para o uso na prevenção do câncer de próstata, mas há preocupações sobre um possível aumento de câncer de próstata de alto grau.
Esta ampla análise de dados observacionais não mostra nenhum aumento de alto grau ou câncer de próstata letal entre os homens que tomam 5ARIs. No entanto, há uma redução significativa no risco de cancro da próstata em geral, bem como em baixo grau e GS 7 cancros. Os pesquisadores observam, que o número de pacientes com alto grau ou câncer de próstata letal em nossa corte foi limitada, mas não se pode descartar o risco potencial de dano com o uso 5ARI.

JAMA Intern Med. Publicado on line em 02 de Junho de 2014 doi: 10.1001 / jamainternmed.2014.1600.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados