Pesquisar no Blog

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Novembro Azul: CRI Norte promove conscientização de idosos sobre a saúde masculina




Novembro Azul e Saúde do Homem são temas de debate na Confraria Masculina, grupo que se reúne uma vez por semana no Centro de Referência do Idoso da Zona Norte para tratar de assuntos de interesse comum
 Eles se encontram há mais de ano, uma vez por semana para jogar conversa fora e debater assuntos de interesse comum. Na roda de conversa da Confraria Masculina, grupo que se reúne no Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (CRI Norte), a pauta desse mês não poderia ser outra: o Novembro Azul está no centro das atenções.
O que não falta nos encontros do grupo, autointitulado "Envelhecendo e Aprendendo", são conversas e trocas de experiências. Coordenados pelo educador físico Paulo dos Anjos, os idosos tiram dúvidas sobre saúde e são orientados a enfrentarem seus preconceitos.
"Muitos idosos ainda são resistentes, mas com conversa eles acabam entendendo a importância da prevenção", diz Paulo, referindo-se à prevenção do câncer de próstata. O papel do educador físico vai além de mediar o debate e convidar especialistas para falarem com o pessoal da Confraria. Ele é também o treinador dessa turma, que encara as atividades físicas como uma ótima prevenção, não apenas para o câncer de próstata, mas também para doenças crônicas como diabetes, hipertensão e osteoartrose.
"Cerca de 70% dos participantes da Confraria têm alguma doença crônica. Por isso, esse momento é importante para que os idosos compartilhem suas impressões sobre os problemas que enfrentam", afirma o educador físico.
Nos encontros, o professor também aproveita para dar dicas gerais sobre a saúde masculina, independente da época do ano. "Sempre lembro que o exercício físico auxiliado por um profissional e o constante acompanhamento médico são fundamentais para evitar problemas de saúde, pois estas práticas reduzem os processos inflamatórios do corpo, promovem a melhoria do condicionamento físico e da imunidade", ressalta Paulo.  
Para o aposentado Onésimo da Silva, de 69 anos, integrante da Confraria Masculina, os encontros são momentos ideiais para se exercitar, fazer novas amizades e ficar bem informado. "A gente conversa sobre tudo, inclusive sobre a prevenção de doenças. Acho importante a gente receber orientação", afirma Onésimo, lembrando que participou da palestra com um urologista sobre a prevenção do câncer de próstata.
O CRI Norte é administrado a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC).
Sobre a Associação Congregação de Santa Catarina
Com 117 anos de atuação, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é uma instituição filantrópica, cujas atividades impactam na cadeia de valor das comunidades onde se encontra inserida. Por meio de um modelo de Governança Corporativa sustentável, a entidade consegue gerir de forma eficaz as 34 instituições nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social em sete Estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso e Goiás. Ao todo, a Associação Congregação de Santa Catarina reúne hoje cerca de 15 mil colaboradores e realiza, em média, 15 milhões de atendimentos por ano. Este modelo de governança possibilita executar dignamente e de forma permanente a missão iniciada pelas Irmãs de Santa Catarina e acolher cada ser humano na sua integralidade, conciliando eficácia organizacional, valores cristãos e compromissos com as necessidades das comunidades.
Mais informações podem ser obtidas no site www.acsc.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados