Pesquisar no Blog

quinta-feira, 15 de maio de 2014


Vacinação é recomendada antes da Copa do Mundo para evitar doenças disseminadas durante as aglomerações

Ambientes aglomerados favorecem a disseminação de doenças; médico sanitarista do Delboni Auriemo dá dicas de como se precaver com antecedência

O ano de 2014 será marcado pela realização da Copa do Mundo no Brasil. Muitas festas em meio às aglomerações podem ser sinônimo de propagação de vírus. “Ao planejar a participação em um grande evento, é importante levar em consideração os riscos à saúde e saber como nos precaver com antecedência. A vacinação é primordial para aqueles que frequentarão ambientes aglomerados”, afirma Dr. Ricardo Cunha, médico sanitarista e responsável pelo setor de vacinas do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica.

Segundo o especialista, os ambientes aglomerados são muito favoráveis à disseminação de doenças. “Uma pessoa doente no meio da multidão pode propagar facilmente o vírus, gerando situações de surtos e epidemias”, revela Dr. Cunha. Ele explica que há formas de contaminação variadas, como por meio de secreções, ingestão de alimentos ou líquidos contaminados, picadas de insetos e contato com ferimentos na pele.

“Sabendo disso, podemos dimensionar como pode ser fácil contrair uma doença quando há uma grande migração de pessoas para um mesmo lugar, sobretudo se considerarmos um local repleto de pessoas oriundas de locais distantes”, diz ele, reforçando que indivíduos de outras localidades podem transportar germes que não são comuns no Brasil.

Ele explica ainda que algumas situações contribuem ainda mais para a facilitação da transmissão das doenças, como por exemplo o estresse físico causado por noites mal dormidas, alimentação inapropriada e deficiente, ingestão de bebidas alcoólicas, particularmente comuns em grandes eventos. “Devemos também lembrar que no período de inverno é quando há os grandes surtos de doenças respiratórias virais e, nesse caso, podemos salientar a gripe como uma importante doença a ser prevenida”.

Várias doenças podem ser prevenidas por vacinação. Para o médico, em geral, as pessoas acreditam que as vacinas estão associadas às crianças e descuidam-se da sua proteção nas outras fases da vida. “Porém, a partir da adolescência passamos a nos expor muito mais a riscos, e em contrapartida não nos atentamos às formas de prevenção”, diz Dr. Cunha. Ele lembra que devemos ter sempre a carteira de vacinação atualizada, para a nossa proteção individual e também na proteção coletiva.

Confira as dicas para evitar doenças em ambientes aglomerados:

·         Manter a carteira de vacinação atualizada. “Uma população bem protegida minimiza em muito os riscos de surtos epidemias”, afirma Dr. Cunha.

·         Controle a ingestão de líquidos e alimentos: evite os alimentos crus, ou ainda certifique-se que esses alimentos estejam muito bem lavados. Evite alimentos mal cozidos;

·         Os líquidos ingeridos devem ser confiáveis, inclusive as pedras de gelo. Feitas com agua de má procedência, elas podem levar a uma infecção séria.

·         Cuidado com os frutos do mar, sobretudo aqueles que são ingeridos crus. Eles são um grande risco se não forem de boa procedência;

·         Evite ambientes mal ventilados e com excesso de pessoas, por conta da circulação de vírus;

·         Redobre a atenção com a higiene das mãos;

·         Fique atento também à proteção do ambiente contra a invasão de mosquitos e uso de repelentes.

·         Evite regiões de mata onde o risco de picadas podem ser maiores, os pés devem estar calçados com sapatos que protejam contra ferimentos;

·         Não compartilhe seringas e objetos perfurantes;

·         Pratique o sexo seguro com uso de preservativos. Com esses cuidados podemos minimizar o risco de exposição a doenças infecciosas.

·         As crianças devem estar sempre com a carteira de vacinação atualizada. Atenção especial aos reforços das vacinas, pois muitos pais esquecem-se de fazê-los quando a criança tem mais de 2 anos de idade. Uma criança corretamente vacinada também se transformará em um adolescente e adulto bem protegido.

·         Atenção especial à vacinação contra a Gripe, que é muito importante aos menores de 5 anos e nem sempre valorizada pelos pais.

·         Caso seja morador de região onde normalmente não é feita a vacinação contra a Febre Amarela e vá viajar para uma região com risco da doença, a vacinação está indicada com 10 dias de antecedência à viagem.

 

Delboni Medicina Diagnóstica: www.delboniauriemo.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados