Pesquisar no Blog

quinta-feira, 15 de maio de 2014


HC ensinará idoso a melhorar o equilíbrio para  prevenção de quedas

 Oficinas, abertas ao público,  simularão situações do dia-a-dia, como atravessar a faixa de pedestre e caminhar por calçadas com obstáculos.

 Na próxima terça-feira, dia 20 de maio, os fisioterapeutas do Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, irão ensinar os idosos a melhorarem o equilíbrio e a forma de caminhar para a prevenção de quedas, sexta causa de óbito em pessoas com mais de 65 anos.

 Oficinas, abertas ao público,  irão simular situações do dia-a-dia para minimizar os riscos de cair, como atravessar a faixa de pedestre e caminhar por calçadas com obstáculos. Além disso, os idosos irão participar de exercícios simples que podem ser realizados em casa para fortalecer a musculatura, melhorar a mobilidade e ajudar no equilíbrio. 

 A fraqueza muscular, especialmente nas pernas, é um dos fatores de risco de quedas mais importantes.  Cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos caem pelo menos uma vez ao ano. As consequências são as fraturas de quadril que podem levar a hospitalização, dependência e morte.

 Os riscos da automedicação, a importância de uma alimentação saudável, com ênfase nas fontes proteicas e de cálcio, e os cuidados com os pés também serão conscientizados pelos profissionais. 

 As ações irão acontecer , das 9 às 13 horas, no Prédio dos Ambulatórios, à Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, andar térreo, próximo à estação Clínicas do Metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados