Pesquisar no Blog

quarta-feira, 7 de maio de 2014


 Rinite atinge 30% da população brasileira
Alergias a insetos, látex e alimentos estão listadas entre as mais frequentes

Hoje é comemorado o Dia Nacional de Prevenção das Doenças Alérgicas. Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) alertam que, daqui a alguns anos, metade da população terá desencadeado algum tipo de alergia. As causas para este crescimento são inúmeras, desde hábitos de vida à poluição.

As alergias mais comuns são a rinite alérgica e a asma, uma inflamação crônica das mucosas respiratórias, tendo como os principais agentes alérgicos os ácaros, fungos, animais domésticos, pólens e restos de insetos como, por exemplo, a barata. No Brasil, 30% da população sofrem de rinite e entre 10% a 15% de asma. 

A prevenção, segundo o Dr. Fábio Morato Castro, presidente da ASBAI, é manter o ambiente limpo, arejado e com luz direta do sol. Existem ainda aspiradores com filtros especiais, capas protetoras de travesseiro e colchão, acaricidas, entre outros itens domésticos que podem colaborar para evitar as alergias.

A ASBAI preparou abaixo informações sobre as alergias mais comuns na população brasileira. Confira:

Insetos - Abelhas, formigas e vespas são os insetos que mais causam alergias. A pessoa nunca apresenta reação alérgica na primeira ferroada, mas a partir da segunda já pode acontecer.

Látex – A incidência de alergia ao látex na população é menor que 1%, mas em grupos de risco, como profissionais da área de saúde, pessoas que passaram por muitas cirurgias e que utilizam frequentemente produtos com látex (luvas, por exemplo) a ocorrência pode chegar a 70%. O látex (borracha natural) é usado em vários produtos hospitalares e também no ambiente doméstico. É interessante citar que portadores de alergia ao látex podem também desenvolver alergia alimentar, principalmente por frutas e legumes.

Anafilaxia - é uma das alergias mais graves, muitas vezes com desfecho fatal. A ASBAI vem trabalhando intensamente na divulgação e esclarecimento dessas alergias para o público em geral e juntamente com os órgãos governamentais. A Anafilaxia pode ser desencadeada pela ingestão ou contato com o alimento alérgeno, picadas de abelhas, vespa, medicamentos e látex. 

Alimentos – A alergia alimentar está presente entre 8% e 10% da população brasileira, e é apontada como uma das principais causas da anafilaxia, sendo alguns alimentos os causadores de 30% desse tipo de reação alérgica.

A situação fica ainda mais grave, neste caso, devido a falta de informações objetivas nas embalagens de alimentos, que deixam muito a desejar e que não são compreensíveis por boa parte dos consumidores. “Dessa forma, a pessoa alérgica ao leite não sabe se pode ou não consumir determinados alimentos. Além disso, são raros os fabricantes que alertam para o risco da contaminação no caso de indústrias que manipulam insumos alimentícios diversos, podendo expor o paciente alérgico a pequenas frações do ingrediente que ele não pode consumir”, explica o presidente da ASBAI. 

Qualquer alimento poder desencadear um quadro de Anafilaxia, mas alguns são frequentes: leite e ovo nas crianças e peixe, castanhas e crustáceos nos adultos. Esses alimentos podem estar presentes em receitas sem uma identificação explícita ou mesmo contaminando outro alimento durante sua preparação, quando utensílios como facas e colheres são usados para o preparo de duas receitas diferentes.

Medicamentos - Os anti-inflamatórios e os antibióticos são os principais causadores de anafilaxia. Os primeiros são medicamentos usados para dor e inflamação e que, na sua grande maioria, podem ser comprados sem prescrição médica, o que facilita o acesso e o risco de reações adversas ocorrerem. Os representantes desse grupo são: dipirona, ácido acetil salicílico (AAS) e o diclofenaco. Apesar de qualquer antibiótico poder causar reação alérgica, os mais comuns são os da classe das penicilinas, como amoxacilina e penicilina benzatina (Benzetacil®). 

 

ASBAI  - Associação Brasileira de Alergia e Imunologia - Twitter: @asbai_alergia  - Facebook: Asbai Alergia - www.asbai.org.br



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados