Pesquisar no Blog

domingo, 11 de maio de 2014

“MAIO AMARELO” CONTRA A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

Associação Paulista Viva se une ao Observatório Nacional de Segurança Viária na promoção de movimento da ONU que visa chamar a atenção da sociedade sobre alto índice de acidentes com mortos e feridos no trânsito de todo o País
A Associação Paulista Viva se une ao Observatório Nacional de Segurança Viária para apoiar iniciativa da Organização das Nações Unidas no sentido de promover maior segurança no trânsito, com o movimento intitulado “Maio Amarelo”. Além da intenção de chamar a atenção da sociedade sobre o alto índice de acidentes com mortes e feridos no trânsito de todo o País, a iniciativa também tem por objetivo mobilizar empresários, Governos, entidades diversas e a população em geral sobre o tema e debatê-lo em toda a sua amplitude.
Um dos associados da Associação Paulista Viva, a FIESP, adotará a iluminação amarela na fachada de seu prédio na Avenida Paulista entre os dias 10 e 17 de Maio, além de publicar matérias nos site da entidade e divulgar o movimento nas redes sociais. Outros marcos da cidade – não somente na Avenida Paulista – deverão adotar a cor amarela durante este mês.
2014 marca o quarto ano da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, proposta pela ONU (Organização das Nações Unidas) a todos os países membros para que se empenhem no desenvolvimento de ações de segurança viária, como aprimoramento da legislação de trânsito, modernização das ações de fiscalização, ampliação da abrangência de ações educativas e demais recursos necessários para alcançar o objetivo de redução de mortos e feridos graves no trânsito. Esse é um assunto especial pois envolve os setores de saúde, educação e transportes.
Segundo o secretário de Políticas de Previdência Social do Governo Federal, Leonardo Rolim, atualmente cerca de 1 milhão de benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são destinados a vítimas de acidentes de trânsito. Isso representa uma despesa de mais de R$ 12 bilhões para os cofres do INSS. Se esse número incluir os custos do Ministério da Saúde, além dos organismos federais, estaduais e municipais, que atuam na área de trânsito e transportes, esse valor é bem maior. De acordo com a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), acidentes de trânsito geram, por ano, prejuízo de R$ 40 bilhões ao país.
O Movimento “Maio Amarelo” espera levar para a sociedade toda essa discussão. O custo emocional de um acidente é imensurável e, em poucas décadas, o número de mortos e sequelados permanentemente dentro da faixa etária mais impactada até hoje – 18 a 34 anos – também pode causar impactos na Previdência Social.
O endereço eletrônico do Movimento está no ar há quase dois meses (www.maioamarelo.com) e, mesmo sem uma divulgação oficial, já está com mais de cem empresas, órgãos governamentais e entidades apoiando a causa, como é o caso da Associação Paulista Viva. Além disso, várias pessoas já gravaram uma declaração pública ao Movimento, como Michelle Yeoh, embaixadora da Segurança Viária no mundo, que o fez há algumas semanas na sede da ONU em Nova York.
Além de levar a discussão para várias esferas, o Movimento propõe uma reflexão sobre o comportamento de cada cidadão diante do que hoje chamamos trânsito. Nossa atitude, comportamento, comunicação entre outros aspectos ao transitar precisa de uma revisão, passando pelo mais importante dos argumentos: a prática da cidadania.
É importante salientar que estudos internacionais mostram que, por mais relevantes que sejam as ações governamentais em torno da causa, os países que conseguiram reduzir o número de mortes e feridos no trânsito tiveram um apoio irrestrito e incisivo dos meios de comunicação de massa. Faz-se, assim, fundamental o apoio, o entendimento, a periodicidade das informações que valorizem o comportamento seguro e alertem para as responsabilidades de cada um em trânsito, seja desempenhando qualquer uma das funções: pedestre, motorista, passageiro, motociclista ou ciclista.
Diante dessa constatação, a Associação Paulista Viva se coloca como uma das parceiras do Movimento Maio Amarelo na cidade de São Paulo, pois entende a importância de termos um trânsito seguro. “Sempre apoiamos iniciativas que contribuem com a conscientização para a educação no trânsito. É um prazer fazermos parte deste Movimento”, afirma Antonio Carlos Franchini, presidente da Associação Paulista Viva.
O Movimento Maio Amarelo é uma iniciativa que conta com o apoio não apenas da Associação Paulista Viva, mas de várias entidades ligadas à segurança viária.
A Associação Paulista Viva é uma organização da Sociedade Civil de interesse Público e sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade de vida, preservação, segurança e valorização da região da Avenida Paulista. Seu trabalho consiste em estimular ações de relevância social e incentivar a cultura e a arte em todas as suas manifestações, contribuindo para a conservação e o enriquecimento do patrimônio histórico e cultural da região e da cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados