Pesquisar no Blog

quarta-feira, 7 de maio de 2014


O MELHOR É O RISO DA MÃE

O dia das Mães é comemorado no Brasil no segundo domingo de maio, conforme decreto-lei assinado por Getúlio Vargas, em 5 de maio de 1932. Muita gente gosta de pensar que é comemorado nesta data, por ser em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, uma das muitas maneiras que a mãe de Jesus se manifestou na terra, e tem o dia 13 de maio dedicado a ela e, às vezes, o dia coincide com o segundo domingo de maio.

Interessante é pensar sobre a amigável relação da mulher com o Riso, e constatamos que as mulheres são mais predispostas ao riso. Um estudo proveniente da França, concluiu que 30% das mulheres riem às gargalhadas duas ou três vezes ao dia, e que 93% delas respondem com um riso a outro riso, contra apenas 67% dos homens.

Para quem se preocupa com a boa forma há uma excelente notícia - o Riso emagrece. Segunda uma pesquisa realizada na Universidade Vanderbilt nos EUA, em média de 10 a 15 minutos de boas risadas queimam aproximadamente 50 calorias (equivalente a uma barra média de chocolate), aproximadamente dois quilos por ano.

O Riso também tem caráter rejuvenescedor - Levar a vida de maneira bem humorada, além de fazer bem para a nossa saúde, ainda funciona como um antídoto poderoso contra o envelhecimento da pele. Ao contrário, quando nossas mães ficam nervosas, ansiosas ou angustiadas, involuntariamente contraem a musculatura do rosto e com o tempo, desenvolvem as rugas e aceleram o processo de degeneração da pele. Algumas mães pensam: “Eu não dou muitas risadas porque senão fico cheia de rugas”, quando na verdade o movimento muscular facial e a irrigação sanguínea que produzem o sorriso e o riso é que desenrugam, ou seja, rir evita rugas!

 

E agora apliquem estas cinco dicas básicas que vão melhorar o dia a dia das mamães no trabalho e se estender para o próximo domingo:

1.    Criar um ambiente agradável e confortável para curtas paradas de 10 minutos a cada duas horas de trabalho, podendo ser para um bate papo acompanhado do cafezinho e boas risadas, a fim de recompor as energias;

2.    Criar programas de qualidade de vida, respeitando o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;

3.    Iniciar atividades grupais com breves sessões de gargalhadas (assistam uma de minhas palestras, que sairão habilitadas para conduzir estas sessões);

4.   Fixar no quadro de avisos fotos de bebês para que possam brincar de adivinhar quem é de quem;

5.    Presentear as funcionárias que são mães com um botão de rosa, um brinde de champanhe ou espumante, ou ainda com um passeio numa limusine. Elas certamente merecem!

 

Marcelo Pinto - também Gelotólogo, fundador do Clube da Gargalhada de São Paulo, do Instituto do Riso, Líder certificado pela Escola do Riso de Portugal e pela Diverrisa da Espanha, estando habilitado a conduzir sessões de riso em grupo. Mantem o site: www.palestrantedobomhumor.com.br  e o Top Blog Espaço do Riso: http://doutorrisadinha.blogspot.com .  Ele acaba de lançar o livro O Método S.M.I.L.E. para Gestão do Humor no Ambiente de Trabalho” pela Editora SerMais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados