Pesquisar no Blog

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Conheça 5 benefícios do ensino plurilíngue desde o ensino infantil

 Investir na aprendizagem de mais idiomas melhora o desenvolvimento cognitivo, a memória e a atenção de crianças

 

A infância é uma fase rica para o processo de aprendizagem. Nos primeiros anos de vida, o desenvolvimento neurológico é intenso e favorece o ensino de habilidades importantes, como a expressão por meio da linguagem. Em tempos de rápidas mudanças e globalização, aprender novos idiomas desde a alfabetização e estudar em escolas internacionais pode contribuir de forma decisiva para o futuro das crianças.

A educação intercultural desenvolve o olhar para o mundo e para o outro, para aprender a conviver, cooperar, respeitar e valorizar outras culturas. “Esse tipo de ensino tem resultados impactantes para o futuro do estudante que sai da escola com uma qualificação acadêmica muito boa, com habilidades culturais, cognitivas e sociais muito fortes. É um aluno que consegue se adaptar em qualquer lugar em que ele estiver”, destaca Selma Moura, diretora brasileira da St. Nicholas School e especialista em ensino plurilíngue.

Confira alguns benefícios do ensino plurilíngue e de uma educação internacional desde a infância:


1. Aumenta repertório cultural e cria mais oportunidades 

Ao aprender diferentes idiomas, a criança tem contato com diversidade cultural, amplia a sua visão de mundo e pratica uma postura de cidadania global. A abertura para o novo é uma competência socioemocional que aumenta as oportunidades ao longo da vida, seja acadêmica, profissional ou pessoal.

 

2. Melhora o desenvolvimento cognitivo, a memória e a atenção 

De acordo com pesquisa Instituto de Psicologia da USP (2011), crianças plurilíngues possuem mais habilidade para controlar respostas impulsivas ao receberem estímulos. Ou seja, os mecanismos de foco e tomada de decisão são mais eficazes em quem recebe alfabetização em mais de uma língua simultaneamente, melhorando o desenvolvimento cognitivo, a memória e a atenção.


3. Considera o aluno como centro do seu processo de aprendizagem 

As chamadas metodologias ativas colocam o estudante no centro do seu processo de aprendizagem e são grandes aliadas do ensino plurilíngue. A participação dos alunos de maneira colaborativa aumenta o engajamento e facilita o aprendizado de novos idiomas e de diferentes conteúdos.


4. Estimula pensamento criativo e crítico 

O ensino plurilíngue também facilita o pensamento crítico, a criatividade e a solução de desafios. Os estudantes são estimulados a um aprendizado multicultural e autêntico: aprendem a expressar as suas ideias e criam projetos com auxílio da tecnologia.


5. Incentiva a comunicação oral e escrita 

Desenvolver o vocabulário, a compreensão de vários idiomas e a capacidade de escuta, fala e escrita contribui para que alunos se comuniquem de forma clara e objetiva, promovendo mais segurança frente a diferentes públicos.

Escolher uma instituição de ensino internacional e plurilíngue qualificada é investir no futuro das crianças e contribuir com o desenvolvimento de habilidades que fazem a diferença. Referência na cidade de São Paulo desde 1980, a St. Nicholas School oferece ensino totalmente em inglês para ensino infantil, fundamental e ensino médio – neste último com até seis opções de idiomas – e já formou alunos aceitos em 149 universidades ao redor do mundo.


 St Nicholas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados