Antigripais
(+9,78%), anti-hipertensivos (+5,22%) e antidiabéticos (+4,64%) foram as linhas
de remédios com maiores altas; pesquisa feita pela Precifica envolveu
medicamentos de nove grupos distintos
Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, como o monitoramento de preços do e-commerce,
mostra que o IPM-COM (Índice de Preços de Medicamentos no e-Commerce)
apresentou alta de 2,12% em março na comparação com fevereiro de 2023. O estudo
envolve os remédios mais procurados pertencentes a nove diferentes grupos e
comercializados em 6 grandes redes de farmácias, na região metropolitana de São Paulo.
Os antigripais foram os medicamentos com maior alta de preço, +9,78%. Na
sequência estão os anti-hipertensivos (+5,22%), os antidiabéticos (+4,64%), os
antiparasitas (+3,09%) e os anti-histamínicos (+1,06%). No caminho oposto,
apresentaram queda de preços os relaxantes musculares (-3,79%), os antissépticos
(-2,19%), os anticoncepcionais (-1,40%) e os analgésicos (-1,36%).
A alta nos preços dos medicamentos registrada pela Precifica coincide
com as medições oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), responsável pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo o
órgão governamental, a prévia da inflação de março (IPCA-15) para a Região Metropolitana de São Paulo registrou alta de 0,59%, e o grupo produtos farmacêuticos apresentou
alta de 0,47%.
Deve-se considerar que a medição feita pelo IBGE envolve análise de
preços de outros grupos de medicamentos não monitorados pelo índice da
Precifica. Daí a diferença percentual entre o IPCA e o IPM-COM. O aumento
registrado na amostra da Precifica e a alta verificada pelo IBGE mostram que é
preciso atenção e agilidade das farmácias e drogarias na adequação dos preços
de vendas.
“Quem não tem agilidade na mudança de preços pode perder competitividade, vender mais caro que a concorrência e afastar clientes ou não acompanhar a evolução dos preços e faturar com prejuízo. A melhor forma de evitar esses problemas é com o uso de tecnologia. Soluções de pricing, principalmente aquelas baseadas em inteligência artificial (IA), são capazes de monitorar a concorrência, o comportamento dos consumidores e sugerir preços assertivos e competitivos para que o varejista não fique para trás no mercado”, afirma Ricardo Ramos, CEO da Precifica.
Precifica
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