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Iniciativa visa chamar a atenção do Ministério da Saúde e das Secretarias de
Saúde sobre a espera de mais de 8 meses para acesso aos oftalmologistas e aos
exames, alertando a população com diabetes sobre a importância de visitar estes
profissionais uma vez ao ano –
Com a campanha A
Retinopatia Grave e Pode Cegar, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e
Obesidade cria busca sensibilizar a população brasileira sobre a importância do
diagnóstico precoce da retinopatia diabética e chama a atenção das autoridades
sobre a fila de espera para que os brasileiros com diabetes tenham acesso tanto
ao oftalmologista como aos exames para diagnóstico da condição.
Segundo a
Federação Internacional de Diabetes*, 16 milhões de pessoas vivem com diabetes
no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a retinopatia
diabética atinge mais de 150 mil brasileiros por ano. A doença é a maior
causa de cegueira
em pessoas com diabetes e cerca de 80% dos casos de cegueira do Brasil, por
diferentes causas, poderiam ser evitados com o diagnóstico médico precoce e
acesso ao tratamento adequado.**
A retinopatia
diabética afeta exatamente 4 milhões de pessoas, segundo as Diretrizes da
Sociedade Brasileira de Diabetes (2019-2020), correspondendo de 35% a 40% dos
indivíduos com diabetes, e constitui uma das mais incapacitantes complicações
microangiopáticas em pacientes idosos com a condição. É dividida em
duas fases: não
proliferativa e proliferativa. A primeira caracteriza-se por alterações intra
retinianas associadas ao aumento da permeabilidade capilar e, ocasionalmente, à
oclusão vascular. Na progressão da retinopatia diabética não proliferativa,
observa-se a formação de neovasos na interface vítrea da retina, que
constitui a versão
proliferativa.
A melhor forma de
evitar a retinopatia diabética ou diagnosticá-la precocemente é controlar a
glicemia adequadamente, visitar o oftalmologista com a descoberta do
diagnóstico do diabetes e ter um acompanhamento anual com este profissional. Ao
perceber alguma alteração da visão, é necessário buscar atendimento
oftalmológico
com a maior
agilidade possível.
De acordo com
Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e
Obesidade, “hoje em muitos municípios brasileiros as pessoas demoram mais de 8
meses para conseguir a consulta e realizar os exames no SUS, conforme é
relatado na Campanha: Retinopatia Grave e Pode Cegar. Constatamos, durante as
gravações da iniciativa, que há lacunas tanto no sistema público como privado
de saúde. Além disso, muitos profissionais, incluindo clínicos gerais e
endocrinologistas, não indicam a importância de visitar o oftalmologista uma
vez ao
ano para pessoas
que vivem com diabetes.”
“Como resultado,
temos recebido várias pessoas com diabetes com estágio bem avançado da doença,
em que não conseguimos reverter a perda de visão com qualquer tratamento
disponível no SUS. Além disso, se todas as pessoas com diabetes visitassem o
oftalmologista uma vez ao ano, preventivamente, haveria uma diminuição do
gasto, principalmente no SUS”, relata o oftalmologista Arnaldo
Bordon, Presidente
da Sociedade Brasileira de Retina & Vitro.
A campanha estará
disponível no site institucional
da Coalizão Vozes do Advocacy a
partir de seu
lançamento, no dia 03 de abril, com conteúdos sobre diabetes, obesidade e suas
complicações, bem como o contato das organizações de todo o país, que fazem
parte dessa iniciativa.
Para que a
mensagem da campanha possa chegar até a população, foram solicitados espaços de
mídia calhau para diferentes veículos de comunicação em todo o país. Ela também
será veiculada nas redes sociais da Coalizão Vozes do Advocacy, nas redes
sociais das 24 organizações que a compõem e de instituições apoiadoras como sociedades
médicas, organizações de pacientes parceiros, influenciadores digitais,
deputados federais ligados à causa e personalidades de destaque no panorama
nacional.
Com estratégia,
planejamento e conteúdo desenvolvidos pela Relações Públicas e mestra em
Políticas Públicas, Mely Paredes, a campanha teve identidade visual e peças
desenvolvidas pelo designer Pedro Heinen e textos construídos por Blanca
Paredes, especialista em marketing. O roteiro, captação e direção do mini
documentário, VT e SPOT são assinados pela Catraca Filmes, sob comando de Binho
Ferronatto e Gustavo Mittelmann.
A iniciativa tem o
apoio de: Abbvie, Bayer e Roche.
Mais informações
podem ser acessadas no site: www.vozesdoadvocacy.com.br, nas
redes sociais: Instagram: vozesdoadvocacy e no Facebook: vozesdoadvocacy.
Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em
Obesidade
Com a participação de 22 associações
e de 2 institutos de diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes
atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o
intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e
tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas as
doenças, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento
adequado destas doenças no país.
Referências:
*Federação Internacional de Diabetes: https://diabetesatlas.org/
** Organização Mundial da Saúde:
https://www.who.int/docs/default-source/documents/publications/world-vision-report-accessible.pdf
*** https://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Diretrizes-Sociedade-Brasileira-de-Diabetes-2019-2020.pdf
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