Companhia lista mitos e verdades sobre a tecnologia que aprimora
experiências de 12 milhões de motoristas pelo Brasil
A adoção de tags de pagamento automático vem
registrando crescimento no Brasil, com 12 milhões de usuários alcançados em
2023, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Pagamento Automática para
Mobilidade (Abepam). Por outro lado, embora essa tecnologia já tenha
transformado a experiência de viagem de diversos motoristas por conta da maior
agilidade, comodidade e conveniência em pedágios e estacionamos pelas estradas
e cidades, ainda pairam muitas dúvidas sobre as funcionalidades das soluções e
seus benefícios para os usuários.
A fim de ampliar o conhecimento das pessoas
sobre as tags e contribuir para a democratização do ecossistema local de
pagamentos de mobilidade, a ConectCar, um dos
principais players do segmento, listou os principais mitos e verdades sobre o
uso desses adesivos que tanto facilitam a vida dos condutores.
1.
As tags são apenas para pessoas que dirigem muito
Mito.
As tags também são convenientes para quem dirige com pouca
frequência por estradas com pedágios ou ocasionalmente visita shoppings,
centros comerciais e aeroportos. Mesmo que o motorista não viaje regularmente,
uma tag pode simplificar o dia a dia pelas ruas e rodovias, ajudando-o,
inclusive, a ganhar tempo nos centros urbanos ao evitar filas. Afinal,
economizar tempo é sempre essencial.
2.
As tags só podem ser usadas em shoppings e pedágios
Mito. Além de
estar presente em 100% das rodovias pedagiadas pelo país, a tag da ConectCar é
aceita em mais de mil estacionamentos com e sem cancelas. Com a solução, os
usuários da empresa também podem transitar pela cidade sem preocupações,
acessando facilmente os trechos com o novo sistema de pagamento automático,
Free Flow, e locais como aeroportos, hospitais, centros de eventos,
restaurantes, estádios, universidades, teatros e clubes.
3.
Não é possível usar mais de uma tag em um mesmo veículo
Verdade. Para que
a tag funcione corretamente, é importante ter apenas um adesivo colado no
para-brisa do veículo, evitando interferências que possam afetar o pagamento
automático.
4.
As tags podem ser usadas apenas por pessoas físicas
Mito. A
conveniência e praticidade das tags de pagamento automático permite que elas
atendam a diversos perfis. O portfólio da ConectCar, por exemplo, engloba
soluções customizadas para pessoas físicas e jurídicas, também atendendo
empresas com frotas a partir de dois veículos, sejam elas de veículos leves ou
pesados. Além disso, a ConectCar oferece a solução de Vale Pedágio Obrigatório,
facilitando as viagens de transportadores e embarcadores.
5. O
usuário tem descontos nas tarifas de alguns pedágios usando uma tag
Verdade.
Com o uso da tag, o motorista tem desconto em tarifas de alguns
pedágios, válido também para a passagem em pórticos do Free Flow. O Desconto
Básico de Tarifa (DBT) concede automaticamente 5% de desconto, enquanto o
Desconto para Usuários Frequentes (DUF) pode ultrapassar 90%, a partir da
segunda viagem dentro do mesmo mês e na mesma praça de pedágio.
Além disso, a ConectCar oferece a Tag Free
Flow, isenta de mensalidade, caso usada exclusivamente para a passagem pelos
pórticos, e que permite a cobrança da tarifa dos pedágios sem cancela de forma
automática, facilitando o dia a dia dos motoristas que trafegam por essas
regiões.
6.
As tags são caras
Mito.
No passado, as tags costumavam ter um custo maior, criando a
percepção de que era um serviço elitizado, não tão acessível. Isso vem mudando
com o passar do tempo e com o surgimento de novos players no mercado, que têm a
visão de que esse tipo de serviço tem de ser o mais inclusivo possível, para
incentivar a adesão.
A ConectCar é uma das que saiu na frente
nesse cenário e trabalha para tornar a tecnologia mais acessível, a favor da
democratização da mobilidade. A empresa oferece a mensalidade mais baixa do
mercado, bem como opções sem custo por meio de parcerias como a Tag Itaú e a
Tag Porto.
7.
Instalar e usar as tags é fácil
Verdade.
As tags são práticas até mesmo no momento da instalação. No caso
da ConectCar, após colar o adesivo no para-brisa do automóvel, basta baixar o aplicativo
da companhia, configurar a conta e verificar se a tag está ativa. Depois disso,
ela já poderá ser usada. Além disso, dependendo da maneira que o produto foi
adquirido, ela pode já vir ativada e pronta para uso.
8. É
necessário fazer uma recarga toda vez que for usar a tag
Mito.
A tag pré-paga da ConectCar oferece a conveniência da recarga
automática, eliminando a necessidade de fazer esse processo manualmente.
É possível configurar o valor da recarga e o
saldo mínimo no próprio aplicativo da empresa. Dessa forma, toda vez que o
saldo atingir esse valor pré-determinado, uma recarga automática é feita no
cartão do cliente - de forma simples e sem complicações. Assim, os usuários não
precisam se preocupar com o saldo no momento da passagem ou em fazer recargas
antes de ir viajar ou passear.
"As tags estão, de fato, ganhando espaço
no dia a dia da sociedade - o que é ótimo para todo o ecossistema de mobilidade
do país. O segmento está se desenvolvendo, muito graças à conscientização das
pessoas sobre os benefícios que essas soluções podem trazer ao cotidiano dos
motoristas, e é um prazer poder fazer parte dessa história", afirma o CEO
da ConectCar, Kaoru Inada. "Na ConectCar, temos o compromisso de oferecer
um serviço personalizado e simplificado aos motoristas, facilitando suas
viagens e contribuindo para a democratização do nosso mercado. Buscamos sempre
educar a todos sobre o tema e oferecer vantagens para que possam ter acesso à
tag de mobilidade e não precisem se preocupar com filas para realizar pagamentos
durante suas viagens e passeios", completa.
ConectCar
conectcar.com.br