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Trabalhar em família
pode resultar no enriquecimento da interação, no comprometimento mútuo, no
aumento do compartilhamento de conhecimentos, e no desenvolvimento tanto
pessoal quanto profissional. Um estudo intitulado ‘Edelman Trust Barometer
2027: Special Report - Family Business’ analisou a disposição dos participantes
em trabalhar para uma empresa familiar, e constatou que 54% deles expressaram
preferência por este tipo de sociedade.
90% das empresas
possuem perfil familiar, de
acordo com o IBGE, no Brasil. Neste caso, ao abordar o convívio familiar no
ambiente de negócios, é essencial manter certos comportamentos para garantir um
equilíbrio entre as relações parentais e comerciais.
As empresas
familiares em todo o mundo representam 75% do PIB global e empregam 75% da
força de trabalho global, elas
possuem características únicas, mas, assim como outras empresas, estão
frequentemente em busca de transformação e inovação para impulsionar o
crescimento.
“A partir do momento em
que uma pessoa escolhe um parente para administrar um projeto devido ao grau de
confiança, intimidade e à capacidade de ter conversas francas e abertas, é
importante levar em consideração que a rotina de trabalho deve permanecer no
ambiente profissional, assim como questões pessoais e domésticas devem ser
tratadas em casa”, explica Jéssica Giustino, Gerente de RH do Cebrac
(Centro Brasileiro de Cursos).
E, em algumas
ocasiões, manter um convívio saudável sem permitir que os fatores familiares
afetem a dinâmica empresarial pode se tornar um desafio.
Neste cenário, Jéssica
Giustino, Gerente de RH do Cebrac, apresenta 3 dicas para equilibrar as duas
áreas importantes da vida: família e trabalho:
- Estabeleça limites
de tempo e espaço: evite que conversas paralelas, como assuntos
relacionados à casa e à família, desviem sua atenção do trabalho.
Concentre-se em suas tarefas e entregas durante o expediente, reservando
um tempo específico para interagir com seus familiares sobre assuntos
pessoais, seja durante o café da manhã ou o almoço;
- Ajuste o nível de
intimidade na comunicação: na empresa, é possível que haja outros
colaboradores que não façam parte da sua família. É crucial tratar todos
com equidade, sem fazer distinção, e seguir a política da empresa e os
princípios éticos profissionais;
- Saiba separar as relações: não permita que problemas
familiares interfiram nas questões do trabalho, nem vice-versa. É
essencial saber lidar com as emoções e agir da melhor forma possível
diante dos colaboradores.
A proximidade entre os
membros da família pode facilitar as tarefas diárias e a comunicação, por
lidarem com pessoas conhecidas há bastante tempo.
CEBRAC
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