Fabiana Saenz, diretora de
Inteligência Antifraude do Mercado Pago, orienta público sobre como proteger sua conta e cartões
durante shows, festivais e ambientes com alta circulação de pessoas
Os mega shows devem movimentar o final de semana levando grande
público para as ruas em diversas cidades brasileiras. No entanto, mesmo com
muita diversão e curtição, é preciso tomar alguns cuidados com os pertences,
como carteira e aparelho celular. A especialista Fabiana Saenz, diretora de Inteligência Antifraude do Mercado Pago -
banco digital do Grupo Mercado Livre - listou cinco dicas de como aproveitar as festas com
segurança.
1. Cuidado com golpes bancários feitos por ligações e falsos
links de promoções
Fique atento ao receber e-mails, SMS,
mensagens no WhatsApp e até ligações oferecendo promoções ou afirmando ser de
bancos oferecendo vantagens. "Sempre verifique quem é o remetente da
mensagem que recebeu", alerta. Se for uma ligação de um suposto atendente
do seu banco, desconfie e desligue, em seguida entre em contato com sua
instituição bancária por meio dos canais oficiais para informar a possibilidade
de golpe”.
2. Aposte em doleiras e pochetes com zíper e mantenha-as
fechadas
As bolsinhas, pochetes, shoulders bags
e doleiras são itens essenciais para levar os seus pertences aos shows, pois os
acessórios são indispensáveis quando o assunto é: segurança. “Carregue seus
pertences, como celular e carteira em doleiras e pochetes e coloque-as na
frente do corpo. Use utensílios para lacrar sua pochete como cadarços com nó ou
até um mosquetão - equipamento de segurança formado por um elo de metal com uma
parte móvel -, que pode ser facilmente encontrado no Mercado Livre”, orienta
Saenz. Existem também carteiras anti roubo, com proteção RFID, ou seja, evita
que alguém realize uma transação sem o consentimento do cliente, apenas
aproximando o cartão de uma maquininha sem que o dono do cartão perceba.
3. Leve o celular com todas as funções de segurança ativadas
O celular já faz parte da rotina e dia
a dia dos brasileiros e não deve ficar de fora do rolê, afinal, aquela selfie
com os amigos não pode faltar, mas tome cuidado. “Os pagamentos digitais são
uma facilidade tanto para consumidores como para os ambulantes, pois é rápido e
seguro, no entanto, para evitar que acessem seus dados em caso de perda ou
roubo é importante usar as funções de segurança disponíveis nos aparelhos, como
autenticação em dois fatores, cadastro no programa Celular Seguro e biometria
facial usando seu rosto ou digital para ativar o bloqueio do celular”, explica
a especialista.
No Mercado Pago, por exemplo, existe a
funcionalidade “Pessoa de Confiança”, que permite adicionar outra pessoa à sua
conta, possibilitando que ela reporte - como representante do titular - casos
de roubo ou perda do celular. Dessa forma, o usuário consegue ter o apoio para
bloquear rapidamente a sua conta, impedindo que bandidos façam transações
financeiras. “Com o Pessoa de Confiança, o usuário pode convidar o pai, mãe ou
cônjuge, por exemplo, para que o ajude a proteger a conta. E em caso de
movimentação suspeita ou caso tenha seu telefone furtado ou
roubado, essa pessoa pode reportar o problema de forma rápida e
fácil através de uma pessoa de sua confiança”, ressalta a diretora de
Inteligência Antifraude do Mercado Pago.
4. Cuidado com seu cartão de crédito e débito
Segundo o Serasa, metade dos
brasileiro possuem mais de dois cartões de crédito (52% contam com três ou mais
cartões). Porém, segundo Fabiana Saenz, em grandes eventos uma boa prática é
levar apenas o essencial. “Não leve todos os
seus cartões com você, escolha apenas um para sair de casa”, destaca a
especialista. Ao usar seu cartão nos shows, é importante conferir o valor no
visor antes de efetuar o pagamento e sempre confirmar a compra por meio do uso
de senha. “Com o grande fluxo de pessoas, recomendamos que os usuários
configurem o cartão para pedir senha - mesmo com uso de aproximação (NFC) -
para evitar utilização indevida em caso de perda do dispositivo. Outra opção é
apostar em cartões físicos, que não tenham informações da conta e do usuário,
como nome e número do cartão, diante disso, em caso
de perda ou roubo os bandidos não terão acesso aos seus dados. “No Mercado Pago
a versão física do cartão não possui informações pessoais impressas para
preservar a segurança do usuário (nome completo, numeração, data de vencimento
e código de segurança)”, lembra.
5. Em caso de perda ou roubo, avise
seu banco e as autoridades imediatamente
Ao perceber que perdeu o celular, foi
furtado ou vítima de roubo, entre em contato com seu banco via canais de
atendimento, que podem ser call centers ou acesso ao internet banking de outro dispositivo/
plataforma para solicitar o bloqueio da conta e cartões. “No Mercado Pago, por
exemplo, é possível bloquear a conta por meio do site oficial: Link
ou pedindo que a sua pessoa de confiança realize a denúncia por você, é um
processo rápido e seguro”, destaca Fabiana Saenz.
Veja o passo a
passo:
Passo 1: acessar
de qualquer dispositivo o site do Mercado Pago
Passo 2: sem
precisar fazer login, você pode reportar a perda ou roubo do celular
Passo 3:
clique em começar para reportar o ocorrido
Passo 4: coloque
o email que utiliza para se logar a conta
Passo 5: escolha
o meio de comprovar que a conta pertence à você: reconhecimento facial ou envio
de documento ou e-mail validando identidade
O banco digital também mantém canais de atendimento oficiais,
dentro e fora do aplicativo, para eventuais dúvidas e orientações: site (www.mercadopago.com.br/ajuda);
botão ‘Ajuda/Fale Conosco’ no aplicativo e site, para contato por chat ou
e-mail; ou ainda pelo telefone (0800 637 7246).