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domingo, 29 de agosto de 2021

Listras fazem a moda na Breda Alfaiataria

As listras voltam à moda dando um up no visual e estarão em evidência até no ano que vem. Com o Grupo Breda, as peças ganham muito mais elegância e sofisticação. As camisas sociais, polos e camisetas da Breda Uomo, Ott e Angelo Albertoni se destacam entres as opções por seu estilo, qualidade e padronagens. Bem expressivas, as listras remetem estabilidade e continuidade e trazem inspiração para diversas combinações de looks clássicos e casuais.

A Breda Uomo e Ott sugerem um mix de maxi listras para ocasiões mais despojadas, com polos e camisetas descoladas. Em uma combinação de cores fortes e claras, há opções em tons de verde, amarelo, azul, vermelho e as tradicionais cores branca e preta. Uma variedade de combinações para criar um visual descontraído, mantendo a elegância.

Para momentos mais sofisticados e clássicos, as camisas sociais da Angelo Albertoni e da Breda Uomo trazem, na maioria, a padronagem minimalista dos tecidos, dando um ar mais charmoso ao homem que veste essas marcas. Com alfaiataria de excelência, as peças ganham mais personalidade nos tons vibrantes do amarelo, rosa, azul, roxo, vinho, preto e cinza. São opções de um look clássico para combinar com calças sociais e blazers. E para um estilo mais voltado para o casual, as camisas sociais em conjunto com calças jeans dão um toque aprimorado ao visual.

 

 

Breda Alfaiataria

www.bredaalfaiataria.com.br


Hora de lavar as roupas: como separar corretamente as peças?

Especialista em higienização dá dicas sobre como separar as roupas e aumentar a durabilidade das peças



Uma roupa 100% limpa não está apenas relacionada ao processo na máquina de lavar, mas também em como é separada antes da lavagem. Dessa forma, não se corre o risco da peça de roupa ficar manchada ou suja, além de ajudar a prolongar a vida útil do tecido.

Quem tem o costume de lavar a própria roupa, precisa estar atento a separação correta das peças, antes mesmo da lavagem e, principalmente, estar atento às legendas básicas de cada etiqueta. “Esses dois passos são muito importantes, e sempre reforçamos aos clientes na lavanderia, pois são etapas rápidas e que garantem a limpeza das peças, caso contrário pode gerar manchas e comprometer a higienização”, comenta Alexandre Diniz, especialista em higienização da Quality Lavanderia.

Confira as dicas  do especialista de como separar algumas peças de roupas antes de lavar:

Brancas só com brancas: É a regra básica. Essas peças não podem ser lavadas com roupas coloridas, pois a mistura pode ocasionar em leves manchas ou até mesmo em uma transferência de cor, alterando o tom branco para um rosado, por exemplo.

Coloridas e escuras: De maneira geral, as roupas podem ser classificadas na ordem de primeiro as roupas brancas, depois tons de bege e pasteis, seguindo pelas cores médias e por fim, as cores escuras. As peças coloridas, dentro das cores médias, podem ser lavadas juntas, desde que o tipo de tecido seja semelhante. Repare na tonalidade das cores, pois, nesse caso, há roupas de cores mais firmes que podem acabar desbotando na lavagem e, por isso, devem ser lavadas separadas das roupas coloridas que não desbotam.  Se notar que a roupa tem uma cor forte, faça um teste antes, molhe uma parte da roupa e veja se sai um pouco do tom. Se sim, lave separado. 

Na hora da lavagem, cuidado com as roupas nas cores laranja, vermelho, pink e verde limão, pois durante o processo de limpeza, pode migrar a cor para outra roupa, recomenda-se que a limpeza destas peças seja feita individualmente.

Jeans: Assim como as brancas, as roupas jeans só podem ser lavadas com roupas jeans. Dessa forma, a vivacidade da cor não se perde, não fica fosca e também não corre o risco de manchar outra peça.

Roupas íntimas: Essas peças requerem um cuidado especial por apresentar sujidades de origem orgânica. É preferível realizar a lavagem somente com carga de roupas íntimas. Além disso, fique sempre atento às etiquetas, muitas vezes o fabricante sugere algum cuidado específico devido ao tipo de tecido, cor ou modelo. De toda forma, é sempre recomendável lavar essas peças dentro de um saco protetor de roupas.

Peças transmissoras de fibras (fiapos soltos): Itens como toalhas de banho, rosto, fraldas e até panos de pratos, por transferirem ‘fiapos’, devem ser lavados apenas com artigos da mesma categoria. Principalmente longe de peças íntimas ou de banho, como biquínis, por exemplo.

Atente-se também às cores, não é aconselhável lavar toalhas de banho escuras com outras de cores claras, pois os fiapos podem alojar entre as fibras, não podendo ser removidos e, dessa forma, estragando as peças.

 


Quality

www.qualitylav.com.br


Saiba quais foram os itens de moda mais buscados durante a pandemia


Mudança de hábitos e rotina trouxe modificações no consumo da moda. Destaque para as roupas confortáveis que se tornaram 91,4% mais populares

 



A pandemia trouxe muitas mudanças na vida de todos, seja em relacionamentos, rotina ou trabalho, e isso não seria diferente com a nossa maneira de se vestir. No isolamento social, a maioria das pessoas deixou o dress code da empresa de lado para investir em looks mais simples e confortáveis. E, na esteira desse comportamento, os hábitos de consumo mudaram.

Com mais tempo em casa e conectadas, as pessoas também estão mais propensas a pesquisar sobre produtos e serviços na internet. De acordo com o Google Survey, 88% dos shoppers conectados da categoria pesquisam online antes de efetivar uma compra. Além disso, três a cada quatro consumidores no Brasil compram produtos de moda e beleza em plataformas online.

Um estudo recente do Google (Beauty Fashion Trends) indicou que a busca por conforto cresceu seis vezes mais do que por tendência, com 23,1% respondendo que se sentem confortáveis com roupas que não dificultam os movimentos. As chamadas roupas de ficar em casa ganharam popularidade: nesse contexto, pesquisas pelo termo “moletom”, por exemplo, tiveram um aumento de 91,4%. Em seguida, vem a camiseta, com 44,3%, e a legging, com 43,7%. Muita gente também se rendeu ao pijama, que virou o uniforme oficial para o home office. Isso explica as pesquisas por "pijama para usar todo dia" terem subido mais de 1.000% ano a ano.

Ainda com os escritórios transportados para a sala e os quartos de casa, além de reuniões que, quando exigem câmera ligada, mostram apenas o torso e a camisa, o foco foi centralizado na parte de cima do corpo. Com isso, acessórios como brincos, colares e lenços, que mais aparecem na chamada de vídeo, tiveram alta de 30%.

A pandemia também abriu espaço para um salto na procura de roupas e acessórios esportivos. Segundo o estudo, as buscas pelo vestuário cresceram 73% no último ano. Esse aumento tem relação com as mudanças de hábitos dos brasileiros, visto que uma parcela tem se dedicado aos exercícios dentro de casa ou a caminhadas ao ar livre, por exemplo. De uma busca no Google Shopping para a comparação de preços a vídeos tutoriais de corrida no YouTube, as pessoas estão em busca de respostas sob medida, como que tênis masculino ou feminino comprar? Qual a melhor roupa para o treino? 

Uma coisa é certa: mesmo após a pandemia, as vidas indoor e outdoor devem seguir unidas, considerando que 60% disseram comprar moda para usar dentro e fora de casa.

Confira os 3 erros de moda que denunciam a idade

Modelo internacional Valmor Becker fala sobre os erros comuns que as pessoas cometem no dia a dia sem perceber mas que as envelhecem 

Todas as pessoas gostam de estar bonitos e por dentro das tendências da moda, mas, de acordo com Valmor Becker, modelo internacional, à medida que os anos vão passando e a idade vem chegando, é normal as pessoas se acostumarem a usar certas pessoas de roupas e quase não se permitir a experimentar coisas novas. 

“Um exemplo é aquela camisa com estampa que com os 20 anos da pessoa fazia o maior sucesso, aí ela continua usando, mas pode ser que agora não combine mais com a moda atual e nem com o seu eu de hoje em dia”, fala Valmor.

 

3 erros de moda que envelhecem as pessoas

 

Roupas velhas: 

“Sim, eu sei que a moda é cíclica e que as roupas “vintage” irão retornar eventualmente, mas, isso não quer dizer que todas as roupas guardadas no armário há anos sejam tão retrôs/chiques quanto se pensa”, diz o modelo.

 

Combinar tudo: 

Segundo Becker, combinar roupas e acessórios é uma arte que pode dar super certo, como looks monocromáticos nas cores branco ou preto, ou até mesmo aqueles looks de abrigos que bombaram na internet há poucos meses. Porém, a combinação deve ser moderada e, não combinar roupa, sapatos, bolsa, chapéu e cinto, tudo isso pode ser um pouco demais. “O segredo é o equilíbrio e o bom senso”, diz Valmor.

 

Usar muito animal print: 

Usar animal print é uma escolha pessoal e está na moda. “Mas misturar padrões, combinar acessórios ou montar um look inteiro dessa estampa pode ser um pouco demais e até ser brega”, explica Becker. 

Ele finaliza dizendo que a moda não é uma caixinha fechada, sendo assim cada um faz a sua própria moda e por isso é algo tão bonito e instigante, porém, há uma grande diferença entre ter seu estilo na moda e "ser brega", é uma linha tênue que merece muita atenção.

 




 
















Valmor Becker - modelo internacional e tem 34 anos. Embora seja natural do Maranhão, foi criado desde 1 ano de idade no Rio Grande do Sul. Desde os 10, 11 anos de idade ele era convidado para desfilar em algumas lojas e por volta dos seus 15, 16 anos uma olheira o encontrou no final do colégio e o convidou para ser modelo, o que o levou duas vezes para São Paulo para conhecer agências. Ele teve convite de 5 das 7 maiores agências da época, mas decidiu priorizar os estudos e voltou para o Rio Grande do Sul onde realizou trabalhos locais. Após terminar a faculdade de direito e a pós graduação em gestão empresarial, em 2014, Valmor Becker resolveu apostar no sonho e foi para São Paulo de novo, onde assinou um contrato de exclusividade com uma agência durante 4 anos. Depois ele seguiu carreira de modelo internacional durante alguns meses no Chile. Em cenário nacional e internacional, ele já foi modelo de grandes marcas como: Diadora Chile, Editorial da Revista Issue Chile, Camargo Alfaiataria, Cartier, Redley, Chili Beans, Blueman, Sumemo, Colcci, Calvin Klein, entre outras. 

 

 

Fotos de Valmor Becker / arquivo pessoal 

Demais imagens / Pixabay | Divulgação 

 

Do menta ao esmeralda: verde será a cor da primavera/verão 2022

Tendência acompanha desejo de um período de mais conforto e tranquilidade devido à pandemia, diz consultora de imagem

 

O verde menta, um tom pastel calmo, que foi visto tanto na moda como na decoração ao longo de 2020 e 2021, é uma das cores que continuará em destaque nas lojas e nas ruas da primavera e do verão que se aproximam. E não para por aí! A tonalidade vai receber a companhia de outras nuances da mesma cartela, como os tons de verde grama, mais vibrante, e lima, que traz mais amarelo em sua pigmentação e pode ser até mesmo neon.

Segundo a consultora de imagem Camile Stefano, a permanência do verde na moda em um período relativamente longo reflete o momento social pelo qual passamos nos últimos meses, em consequência da pandemia de COVID-19. "Esse período trouxe mudanças nos nossos hábitos e costumes, e estamos em busca de novos começos, de esperança e tranquilidade. E o verde simboliza isso", diz Camile, que é especialista em coloração e realiza cursos, palestras e workshops sobre imagem pessoal e corporativa.

A consultora lembra ainda que, na psicologia das cores, o verde tem a capacidade de acalmar e aliviar o estresse, pois remete diretamente à natureza. "É por isso que vimos uma explosão de outras tendências envolvendo o verde, como as pessoas cada vez mais interessadas em ter plantas em casa. Isso aproxima as pessoas de um estado maior de conforto e relaxamento", exemplifica.


Além dos neutros: como combinar os tons de verde

Quando inserimos cores no nosso armário, o primeiro impulso é combinar aquelas mais marcantes, como o verde, com as mais neutras, como branco, azul marinho, preto ou nude. Mas dá para ir além e fazer composições mais ousadas e criativas, explica a consultora de imagem. Segundo ela, combinar o verde com laranja, azul, roxo e amarelo não tem erro para transmitir uma imagem ousada e criativa.

Looks monocromáticos ou em um tom sobre tom (quando combinamos saturações diferentes) são sempre elegantes e mais fáceis de usar, salienta Camile. Quem fica na dúvida sobre as combinações pode escolher uma peça única em algum dos tons de verde que são tendência, como um vestido ou macacão.

 

Comece pelos acessórios

Acha que é demais para você apostar em uma blusa verde, ou em uma peça única, mas quer adotar a tendência para a primavera e o verão que se aproximam? A especialista indica começar pelos acessórios. "Uma bolsa, um sapato ou até mesmo colares trazem um ponto de cor ao look, de forma discreta", ensina.

 

Quem usa

Influenciadoras como Camila Coutinho e Thassia Naves usam as tonalidades de forma recorrente, assim como Gabriela Sales e Fluvia Lacerda também seguem a tendência em seus feeds nas redes sociais. A apresentadora Sabrina Sato também aderiu à moda para a estreia de seu novo programa na Record. Com a chegada das coleções primavera-verão, cada vez mais essas peças estarão nas vitrines e nas fast fashion, de acordo com a especialista. Ou seja: não vai ser difícil encontrar uma peça nesses tons para chamar de sua. ''A moda está bem colorida e o verão é uma época de cores fortes. Então, arrisque sem medo", orienta Camile.

 


Onde comprar

ByNV

Zara

Sorella Store

C&A

Amissima


CRIS BARROS SS 2022 | Escapismo

‘’Aprendi que em todos os momentos que estamos vivendo precisamos de um certo otimismo. Eu gosto de imaginar as coisas sempre indo para um caminho melhor. O verão SS22 me transporta para um lugar de escapismo que me permitiu criar esta coleção com paz, leveza e felicidade. ‘’ - Cris Barros


Para desenvolver a coleção de verão SS22 Cris Barros relata que seus escapismos vieram de formas diferentes; o escapismo estético por exemplo remete a nostalgia de interiores das décadas 1950-1970 explorando a arquitetura dessas épocas em suas formas e cores vibrantes que inspiraram a construção dos tecidos e de uma cartela de cores cheia de vida. Já o escapismo interno traz o esporte e a sensação de liberdade que ele proporciona. No alpinismo, a conquista do topo do mundo traduz-se em um escapismo mais minimalista de se encontrar com si mesmo. No mundo náutico, em completa harmonia com os elementos naturais, revela-se um escapismo quase terapêutico sem deixar de ser lúdico e leve inspirado no grafismo eterno e atemporal dos barcos à vela.

 

‘’Calma, placidez e profusão de alegria na procura do equilíbrio que tanto precisamos. É sobre cada um achar o seu escapismo, o seu próprio lugar de felicidade.’’ conclui Cris Barros sobre o tema da coleção.


BOOK 1 - PREVIEW

CRIS BARROS apresenta o seu "preview" em formato de teaser divulgando as primeiras criações do verão SS22 que está por vir. Peças com ar minimalista de corte fluidos, com surpresas lúdicas como mini bordados de tubarão ou mosquetões com cordas multicoloridas nos detalhes e aviamentos das roupas trazendo o mood do esporte, seja o surf ou o alpinismo, e uma cartela de cores alegre remetendo a endorfina da sensação de liberdade que eles proporcionam: tons de azul, laranja pôr do sol, e o clássico preto e branco.

Vestido statement turquesa monocromático, tricot, camisetas de linho, saias e peças de couro com desenhos gráficos atemporais, sandália desejo com mini ondas do mar, permeiam esse preview solar chic e despretensioso. Destaque para as peças sustentáveis como por exemplo o conjunto top cropped e calça feito em um tecido amigo do meio ambiente que usa água tratada antes de ser devolvida à natureza e fios de trama extraídos de fibras provenientes de madeira de reflorestamento.

O Preview SS22 chegou às lojas físicas da marca, com exclusividade online em seu e-commerce próprio e nas principais multimarcas do país, desde o dia 4 de agosto.


  
  


CRÉDITOS:
Fotos: Bruna Castanheira
Fotos Carla Salle por Alex Batista
Direção Criativa: Cris Barros
Direção de Arte: Renata Corrêa e Roberta Cardoso
Styling: Renata Corrêa
Beauty: Guilherme Casagrande
Direção executiva: Dani Barros Verdi
Marketing e produção executiva: Lisa Debatty e Leticia Engel

 

CRIS BARROS
www.crisbarros.com.br
@crisbarrosofficial

10 LOOKS QUE SÃO A CARA DAS LEONINAS

Produções ousadas, sofisticadas e alegres marcam o visual das nativas mais autoconfiantes do zodíaco


 

Dificilmente uma leonina vai passar despercebida. O signo, regido pelo sol, confere às nativas brilho pessoal, muita confiança e as beneficia com uma boa dose de vaidade, expansividade e assertividade. Donas de um carisma natural, elas ficam ótimas com cores chamativas e alegres, que as ajudam a expressar a sua personalidade exuberante e a se destacarem nos ambientes.

 

Leoninas também são essencialmente exigentes e elegantes. Na hora de escolherem suas produções, não abrem mão de tecidos de qualidade, cortes e modelagens imponentes e sempre dão especial atenção a visuais que saiam do comum. Confira alguns looks que combinam o perfil animado da leonina e vão potencializar seus principais atributos de forma marcante, sensual e sofisticada.

 

1) Lore (por Álvaro Fráguas); 2) Amarante do Brasil (Divulgação); 3) Lore (por Álvaro Fráguas)

 

 

Expressividade e alegria

 

As leoninas combinam com cores quentes e chamativas, especialmente amarelo, que é considerada a cor do signo. Essa cor expressa bom humor, extroversão e otimismo. Optar por tons fortes e intensos é uma boa forma das nativas “chegarem chegando” e ressaltarem a sua personalidade alegre e vívida. Nesta temporada, o amarelo está bastante em alta e aparece em várias propostas, incluindo alternativas em neon. Vale se jogar nessas propostas, pois elas têm tudo a ver com o jeito expansivo das nativas do signo.  

 

1) Tufi Duek (por Renan Oliveira); 2) Amarante do Brasil (crédito: Divulgação); e Tufi Duek (por Renan Oliveira)

 

Elegantemente ousadas  

 

Brincar com diferentes modelagens e designs também é uma ótima opção para a personalidade criativa das leoninas. Ligadas às tendências, as nativas ditam a moda e são foco das atenções pela coragem na hora de mesclar sofisticação e ousadia, seja em looks com peças em alfaiataria ou casuais. A sensualidade também é outro ponto importante para as nativas do signo, que sabem usá-la como poucos. Apostam em decotes e fendas estratégicos para sempre garantir um look marcante e imponente e marcante, combinando com a sua personalidade forte e intensa.

 

1) e 2) Lore (Álvaro fráguas); 3) Amarante do Brasil (Divulgação)


 

Jogê (por Thais Vandanezi) 



Coleção Primavera/Verão 2021 da Intimissi


Uma viagem íntima ao redor do mundo para a coleção Primavera/Verão 2021 da Intimissimi, seguindo uma rota claramente planejada e diversificada com parada em três locais, cada um com uma atmosfera completamente diferente, para iluminar uma linha de lingerie que é especial e única até o menor detalhe.

Primeira parada: la Ville Lumière. De Paris, com amor, vagando pelos muitos bistrôs que circundam o histórico bairro do Le Marais e passeando pela Rue du Faubourg-Saint-Honoré, mergulhando na agitação deste lugar vibrante e animado e na atmosfera romântica da cidade do amor por excelência. O resultado é uma parte sedutora e intrigante da coleção, projetada para fazer você se sentir e parecer bem, onde a autoconfiança é a palavra-chave. Detalhes sensuais e elásticos cruzados criam interações envolventes de luz na pele. Uma infinidade de pequenas e requintadas fitas francesas e ramificações atraentes escalam bralettes de tule e culotes, realçando as curvas em delicados desdobramentos de puro efeito transparente. A coleção é toda sobre o preto – a cor quintessencial do mistério – emparelhada com o branco, para um contraste misterioso de nuances e texturas.

 


A viagem continua, em direção ao norte, através do Canal da Mancha e em direção ao Reino Unido. Aqui, ela se transforma em um tour abrangente pelo interior britânico, explorando a beleza do Jardim Secreto Britânico, o tradicional jardim inglês. Esta parte da coleção naturalmente se inclina para as estampas florais e temas clássicos da primavera. As flores tornam-se as estrelas indiscutíveis da coleção, apresentadas em sutis sutiãs e calcinhas triangulares: pequenos e delicados brotos animam românticos conjuntos de algodão super macios; estampados ou habilmente bordados, eles embelezam, com suas finas combinações de texturas e superfícies, sutiãs e cuecas feitos de uma variedade de tecidos, como o tule, para um visual delicado que nunca é demais. Sempre presente, a renda Sangallo faz um enorme retorno, adornando o algodão branco com seus detalhes etéreos artesanais.

     


Deixando a Europa, agora nos dirigimos para a costa do Pacífico e aterrissamos na lendária Cidade dos Anjos. Los Angeles – um caldeirão de influências boho, sotaques cosmopolitas e um estilo de vida saudável – sugere uma maneira fácil de se vestir com a medida certa de descontração. Assim, sutiãs esportivos de algodão superconfortáveis e calcinhas culotte entram em cena juntamente com conjuntos versáteis, porém chiques e femininos iluminados por matizes joviais que lembram o icônico pôr-do-sol de LA. Contudo, não esqueçamos que, para a Intimissimi, a praticidade anda de mãos dadas com a feminilidade: a renda, portanto, toma o centro do palco, mas é apresentada em novas versões gráficas e geométricas, enquanto os pequenos babados emprestam uma nota lúdica e 100% urbana aos sutiãs e calcinhas.



 

INTIMISSIMI

@intimissimibrasiloficial

www.intimissimi.com.br   


Via Marte traz scarpins para todos os estilos

De salto e bico fino, os scarpins da Via Marte são os queridinhos da estação e das apaixonadas pelo clássico. São vários modelos que valorizam a personalidade feminina e opções de cor para combinar com looks ousados, casuais e básicos. A tendência desse ano são cores vibrantes e estão conquistando cada vez mais as passarelas das Garotas do Brasil.

As novidades dos scarpins em rosa, amarelo, verde, violeta e vermelho, em tons mais vigorosos, seguem a moda internacional desse ano e estão sendo muito disputados pelas digitais influencers que inspiram opções. Descontruindo o clássico, mas com elegância, é possível ousar e combinar os scarpins com macacões, vestidos longo ou curtos, na mesma cor do sapato ou com outfits das cores atuais da moda.

Já quem procura por um look mais charmoso, os scarpins de tiras longas são opções glamourosas que alongam a canela e conferem personalidade dando um toque mais sensual ao modelito. E os sapatos com tiras curtas em preto ou nude, com pedrinhas em detalhe, compõe um visual mais sofisticado para ocasiões especiais.


Os scarpins em preto, marrom ou nude trazem a versatilidade em cores lisas, estampas de animal print ou verniz. Esses modelos tradicionais são mais procurados para compor um visual básico e despojado, com calça jeans e blazer. Mas para quem gosta de ousar, o preto básico, coringa em muitos closets, pode muito bem ser usado com um vestido longo preto que garante personalidade, charme e elegância.

 

Via Marte

loja.viamarte.com.br


Já escolheu se irá se vestir real ou digital hoje

Jaqueta Digital do Designer Lucas Leão para a Shop2gether

As dimensões de expressões se expandem além do corpo físico e as roupas digitais podem fazer parte da sua vida muito em breve


Já se imaginou usando uma roupa virtual? Pois bem, é muito estranho para os não nativos digitais, mas não poderá ser a roupa digital o wearable teste para a roupa que eu quero ter fisicamente? Pensem quantas vezes você viu uma peça que amou, mas não levou pensando onde e quando eu vou usar isso? Isso vale também para aquela que você levou para casa e se fez a mesma pergunta.

A moda do século XXI se redefine, desenhando novos formas e formatos que podem ser mais experimentais, liberto de padrões, medidas e restrições de corpo para um patamar fantasioso.

Com isso surge uma nova geração de designer de moda e o mais impressionante é que de fato não sabemos se são pessoas ou inteligência artificial criando em resposta aos milhões de estímulos e dados que nós usuários entregamos de bandeja aos desenvolvedores.

Na pandemia vimos o comércio virtual acelerar 10 anos em 10 semanas e hoje mais de 50% das transações comerciais no Brasil são feitas via mobile. Em cinco anos houve um aumento de 15% no tempo conectado, pelos celulares de 38% para 53%, em 2020. Esses são dados que confirmam que vivemos no modo phygital (physical + digital), onde tudo isso converge para um novo modo de expressão via digital e as roupas são a nosso meio de comunicar.

O ano de 2020 nos permitiu avançar nesta experiência, a começar pelo simples fundo telas ou cenários das recorrentes meetings digitais e lives. No começo chamavam atenção, já hoje, ativar a tela de fundo tornou-se até um meio de comunicação institucional e muitas vezes ela é tão real que até perguntam, “onde você está?”.

No Brasil, a Amaro lançou em 2020 uma coleção cápsula para o game Animal Crossing, que utilizou o avatar Mara para identificar os desejos e expectativas de consumidoras. Já em 2021, o estilista carioca Lucas Leão, que tem como foco a manipulação têxtil e inovação tecnológica, lançou a coleção com roupas 100% virtuais para o inverno com o Shop2gether. Leão busca questionar os padrões de vestir entre masculino e feminino e esse questionamento com certeza se estenderá do digital para o corpo físico.

Há outras lojas que disponibilizam moda digital como a DressX. Nela o usuário pode comprar um item, selecionar a foto que deseja "utilizar" e, após a compra, recebê-la com a montagem. Ou ainda a Happy99.online, criada por Nathalie Nguyen, que aposta que roupas digitais serão commodities em breve entre a geração Z.

Parece irreal, mas não é. Para se ter uma ideia, a bolsa Gucci Dionysus da coleção digital limitada para a Roblox, uma plataforma de videogame, foi vendida por mais de quatro mil dólares, um valor superior que a sua versão física e não pode ser usada fora da plataforma da Roblox.

No mundo dos games, esse tipo de produto existe há décadas, são as skins, que atraem jogadores que personalizam seus avatares e com isso aumentam significativamente o faturamento das desenvolvedoras. Em jogos, como "CS: Go", skins armas raras e facas podem ser arrematadas por colecionadores por valores acima dos 600 mil reais. Tudo isso é sustentado por uma cultura de ostentação e um mercado estruturado com enormes comunidades para negociação de skins e influenciadores que atuam para promovê-las.

Mas calma, nem tudo vai – ao infinito e além – a itens inacessíveis. Veja a  Gucci, que lançou o Virtual 25, um tênis desenhado por Alessandro Michele, diretor criativo da marca, especialmente para ambientes virtuais por 12 dólares, ou seja  65 reais. Ele pode ser adquirido no aplicativo da grife em parceria com a Wanna, empresa de moda especializada em marketing de realidade aumentada, que permite visualizar o item diretamente no corpo por meio do aplicativo ou em outros ambientes virtuais parceiros após a compra do item.

Outro caso é o da Nike, que em 2019 se aliou a Epic Games e lançou uma coleção dentro do jogo   "Fortnite", um dos jogos mais populares do mundo, para produzir skins inspiradas em Michael Jordan. A diferença entre as marcas é que as peças da Gucci (roupas e tênis) são acessíveis e disponíveis para qualquer jogador.

A realidade aumentada está em tudo, até em clips da banda Coldplay. À medida que o vocalista Chris Martins anda, a paisagem muda e as mensagens e cores em sua camiseta se alteram. Veja, este pode ser um ótimo recurso para apresentações de impacto. Lembra do show da Katy Perry durante o Rock in Rio? Faz tão pouco tempo, mas parece que foi há tanto tempo e se fosse hoje todos teriam achado que era efeito das skins digital ou no mínimo achariam um recurso retrô todas aquelas trocas de roupas.

Lembro bem das aulas básicas de marketing sinalizando que empresas que se definem de forma muito fechada com foco no produto por exemplo:  máquina de escrever, telefone e não atuação final, no caso comunicar e conectar, desapareceram ou tendem a isso. Será breve o momento em que acharemos o conceito de vestir limitado ao palpável algo do passado, vestir é uma forma de expressão, uma experiência que desnuda nossos conceitos para vestir (conceitos, valores e experiências) mais abertos.

Encontraremos muitos argumentos em defesa desta moda digital como solução de problemas de espaço, redução de consumo, já que se estima que 40 bilhões de itens gerados pela indústria da moda são despejados em lixões todos os anos e, como proposta, seu modelo de negócio seria o "mais sustentável" já criado, sem contar as possibilidades de novas experiências.

Por outro lado, convenhamos, se a vida se passa cada vez mais no on-line e as experiências também, qual é o lugar do corpo? O vestuário terá o desafio não só de encantar como trazer para o varejo e para a roupa a maximização dos sentidos, tudo para aguçar os sentidos do indivíduo paralisado diante das telas – que demandam cada vez menos toque.

E qual o lugar do eu real? Quando acreditamos que podemos comprar o que na real não poderíamos? Ou conceito de real é aquilo que eu aspiro livre de barreiras e conceitos pré-estabelecidos? Estamos realmente diante na era de ser plural no lugar do ter, ou será está mais um escape de consumo que nos liberta da culpa?  Você está pronto ou aberto para viver no modo phygital? Te lanço o desafio e volto a minha pergunta inicial: conseguiu resolver se hoje se vestirá real ou virtual?

 


Sueli Pereira - tem mais de 20 anos de experiência no setor têxtil e formada em jornalismo, história da moda e gestão empresarial, e um estudiosa do comportamento humano.


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