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terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Brasil conseguiu evitar 2,5 mil mortes por aids entre os anos de 2014 e 2018



No programa desta semana, vamos conversar a respeito da nova campanha contra HIV/aids lançada pelo Ministério da Saúde e que estimula público jovem a realizar a testagem.

Olá você que vai acompanhar o nosso programa. A partir deste momento, vamos apresentar informações importantes sobre a saúde pública, então fiquem ligados nessa edição especial do Boletim da Saúde! Eu sou Paula Rosa e aqui no estúdio comigo, está o Fabrício Lázaro operando a mesa de som e a Amanda Mendes. O Brasil conseguiu evitar 2,5 mil mortes por aids entre os anos de 2014 e 2018. Nos últimos cinco anos, o número de mortes pela doença caiu 22,8%, de 12,5 mil em 2014 para 10,9 mil em 2018. Os dados são positivos, mas uma estimativa preocupa: 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem. 

É, Paula, isso é ainda mais grave quando sabemos que o Sistema Único de Saúde disponibiliza tratamento gratuito para todas as pessoas vivendo com HIV, independente do comprometimento imunológico. Ou seja, se você faz o teste e descobre, você já pode iniciar o tratamento imediatamente. Isso foi um dos responsáveis pelo aumento da tendência de queda na taxa de aids, como explica Gerson Pereira, diretor do Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

“De 2014 nós estamos o tratamento o atestado de outro tratamento para todos né então nós estamos diagnosticando muitos casos HIV, iniciamos o tratamento imediatamente e a gente tem evitado os casos de AIDS. Então esse é um dado que a gente considera bastante importante né. Outro dado que a gente considera bastante importante, tudo tem a ver com o ano de 2014 quando a gente inicia o tratamento para todos de 2014 para cá, a gente conseguiu evitar mais de 2.500 mortas né. Nós temos uma taxa de mortalidade 5.7 no ano de 2014 a gente passa por uma taxa de mortalidade 4.4, então, assim é um número importante né. A gente tem 2500 mortes evitadas nesse período também são bastante importantes por outro lado também que a gente considera bastante importante”

Em 2018, 43,9 mil casos novos de HIV foram registrados no país. Assim como registrado nos últimos anos, a infecção por HIV cresce mais entre os jovens. A maioria dos casos de infecção no país é registrada na faixa etária de 20 a 34 anos, com 18,2 mil notificações (57,5%). Por isso, o foco da campanha lançada pelo Ministério da Saúde é incentivar pessoas que não se preveniram em algum momento da vida a procurar uma unidade de saúde e realizar o teste rápido.

“Levar essa campanha com essa mensagem clara e não precisa ficar na dúvida. A partir do momento que você testou está negativo não tem o uso do preservativo mantém a prevenção, mantenha a atenção. Agora, estou positivo, a entrada do medicamento num curto espaço de tempo a pessoa já passa essa carga viral para números muito baixos e para de circular o vírus. Ela quebra transmissão coletiva, então a campanha é também no estúdio de entrar na Internet. Entrar nas redes sociais nesta faixa etária, que é a faixa etária que nós temos maior número de casos, mas também me aperta em televisão jornal e o que nós temos a terceira idade com aumento de casos e nós temos algumas questões regionais, mas é estar presente com essa agenda”

O maior número de gestantes infectadas com HIV (27,8%) está entre jovens de 20 a 24 anos. Tal fator foi resultado da ampliação do diagnóstico no pré-natal e, consequentemente, a prevenção da transmissão vertical do HIV, que passa de mãe para filho, se tornou mais eficaz. Três municípios brasileiros já receberam Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical de HIV: Curitiba e Umuarama, e mais recentemente, São Paulo. Também houve redução, de 26,9% na taxa de detecção de aids em menores de 5 anos. Passando de 2,6 em 2014 para 1,9 casos por 100 mil habitantes em 2018.

"Embora a gente tenha hoje essa boa notícia de certificar São Paulo como a maior cidade do mundo a eliminar a transmissão vertical e ela conquistou isso porque o SUS é um sistema extremamente presente nos medicamentos presentes as campanhas presentes, agora não se pode relaxar porque, se não você perde que você conquistou."

A campanha do Ministério da Saúde deste ano tem o conceito “HIV/aids. Se a dúvida acaba, a vida continua”, a ação tem objetivo de mudar, na população jovem brasileira, a atitude e a percepção da importância da prevenção, teste e tratamento do HIV para evitar a aids. 

“Você tem uma série de atitudes que você toma na sua vida que tem consequências. E essas práticas de risco, elas precisam ser muito bem dialogadas é até entre os jovens que é aonde esse diálogo melhor prospera para que eles entendam que olha isso daqui tem consequências. 

Mas a forma mais eficaz de prevenção do HIV é usando camisinha gente. Então, vá até uma unidade de saúde e pegue gratuitamente o preservativo. Até dezembro deste ano, o Ministério da Saúde vai distribuir 462 milhões de preservativos masculinos e 7,3 milhões de unidades de camisinhas femininas.  

E não fique na dúvida! Faça o teste! As unidades de saúde estão com mais de 12 milhões de testes rápidos de HIV, que são fundamentais para o diagnóstico e futuro tratamento das pessoas infectadas. Com essa última informação, o nosso boletim dessa semana fica por aqui. Se você gostou do nosso programa e quiser ouvir outras reportagens, acesse nossa playlist em SoundCloud.com/ministeriodasaude. E para continuar acompanhando outras notícias do Ministério da Saúde basta acessar o portal saúde.gov.br e as nossas redes sociais: facebook.com/minsaude e pelo twitter, @minsaude. Boa semana para todos e até o próximo programa!



Boletim do Ministério da Saúde. Reportagem Janary Damacena e Amanda Mendes. Trabalhos técnicos de Fabrício Lázaro e Rafael Santos. Realização Ministério da Saúde.



Saiba como proteger o comércio no final de ano


Executivo da Peter Graber lista 6 dicas para reforçar a segurança de lojas e estabelecimentos comerciais na época de mais movimento


O Natal, uma das datas mais movimentadas do varejo, se aproxima e, com ele, um aumento considerável no fluxo de consumidores. Esse também é momento ideal para reforçar a segurança dos estabelecimentos comerciais, já que essa alta demanda também pode causar distração dos funcionários que, sem querer facilitam ações criminosas e, consequentemente, faz crescer o número de roubos e furtos.

Para evitar esse tipo de situação, Leandro Martins, CEO da Peter Graber, empresas especializada em segurança eletrônica, dá algumas dicas:


1.    Monitoramento de alarmes com imagens

Um bom sistema de alarme com imagens é requisito básico para reforçar a segurança dos estabelecimentos comerciais. Com este recurso inúmeras atividades criminosas podem ser inibidas, frente a possibilidade de identificação ou intervenção de profissionais para evitar o crime. Segundo Martins, mesmo que o sistema não consiga inibir a ação, serve como prova e possibilita uma melhor investigação do ocorrido. “Na hora do posicionamento das câmeras, selecione pontos estratégicos e tente cobrir, o máximo possível, a área completa do local, evitando assim pontos cegos”, indica. Também é fundamental que o proprietário tenha controle sobre o arme e desarme do alarme. “Com um bom relatório, é possível identificar alguém que tenha esquecido de armar, por exemplo, ou saber, imediatamente, se ele foi desarmado em um horário incomum”, salienta.


2. Notificações de abertura e fechamento

Outro recurso que ajuda a reforçar a segurança de lojas é a notificação de abertura e fechamento do estabelecimento. Com ele, o proprietário controla em tempo real tais informações e pode questionar a equipe se notar movimentações suspeitas.


3.    Monitoramento de acesso

O monitoramento do acesso ao local também é necessário. “Esse sistema fornece ao lojista um maior controle de quem entra e, principalmente, se há outras fontes de acesso além da utilizada pelo público”, explica o especialista. A ferramenta ajuda a inibir pessoas com intenções criminosas e funciona como acervo de provas caso algo venha a acontecer.


4.    Botão do pânico

É um botão integrado aos sistemas anteriores. Eles são ideais para reforçar a segurança de lojas em pontos estratégicos como caixas ou estoque. O profissional responsável poderá, sem alarde, informar as  autoridades que algo de errado está ocorrendo. “Em alguns casos é possível ainda utilizar um botão móvel em smartphones, por exemplo”, completa o executivo.


5.    Controle biométrico

Apesar desta ser uma solução interna -que impacta somente os funcionários-, ela funciona como um reforço de segurança, pois também permite saber quem entra e sai dos espaços. Por ser altamente tecnológico, evita quase todos os tipos de fraudes e não libera a passagem de pessoas não autorizadas, garantindo a segurança da  loja e dos consumidores.


6.    Evite acumular dinheiro na loja

Outra dica importante é deixar grandes quantias disponíveis no interior do estabelecimento. “O ideal é que o banco recolha ou que o transporte desses valores seja feito com frequência e, preferencialmente, pelo proprietário sem uma rotina pré-estipulada, já que esse tipo de movimentação costuma chamar bastante a atenção de criminosos”, finaliza Martins.




Peter Graber


Cinco dicas para cuidar do seu veículo antes de pegar a estrada no fim de ano


Porto Seguro Auto ressalta os principais itens que os motoristas devem observar antes de viajar e convoca os segurados e não segurados a conhecerem as ofertas especiais no pacote de revisão de férias do Centro Automotivo Porto Seguro


Com a proximidade das festas de fim de ano e o período de férias, muitos motoristas pegam as estradas para viajar. Nesse período, em que o volume de carros aumenta nas rodovias, é importante maior atenção por parte dos condutores, até porque não é raro ver um carro parado no acostamento esperando por auxílio. Com o objetivo de ajudar quem vai viajar, a partir de dezembro, os Centros Automotivos Porto Seguro oferecem ofertas especiais no pacote de revisão de férias (com alinhamento e balanceamento, troca de 4 litros de óleo, troca do filtro de ar do motor, troca do filtro de óleo e troca do filtro do combustível). Para segurados do Porto Seguro Auto, o valor é R$ 399,00. Já para os da Azul Seguros a revisão é R$ 419,00 e para os demais clientes R$ 439,00, podendo ser pago em até seis vezes sem juros no cartão de crédito Porto Seguro. O serviço pode ser agendado pelo telefone ou diretamente nas mais de 300 unidades dos Centros Automotivos Porto Seguro em todo o Brasil.
Além do pacote de revisão, que já cobre boa parte dos itens a serem verificados antes de viajar, é essencial avaliar outros itens do veículo. O gerente dos Centros Automotivos Porto Seguro, Claudio Cardoso, e Jaime Soares, diretor do Porto Seguro Auto destacam algumas dicas para uma viagem segura.
“Em dezembro inicia-se o verão e vale a pena lembrar que, junto com o calor, a estação também é conhecida por fortes chuvas. Por isso, é importante avaliar também itens que podem fazer a diferença em um ambiente de água na pista e no vidro dianteiro, como pneus e limpadores de para-brisa. Inclusive, o cliente Porto Seguro Auto conta com serviços gratuitos como cristalização do para-brisa e vidro traseiro, troca de lâmpadas externas, regulagem do foco dos faróis, reparo de furo de pneus, diagnóstico do sistema de freios, bateria e alternador”, destaca Claudio. “Em relação à parte mecânica do automóvel, por exemplo, o ideal é sempre fazer uma revisão preventiva e seguir algumas dicas quando for pegar a estrada”, completa Jaime.
O Porto Seguro Auto e o Centro Automotivo Porto Seguro prepararam essas dicas para quem vai viajar.

Fique atento aos limpadores

Ter uma boa visibilidade é essencial para manter a segurança na época de chuvas, por isso, os limpadores de para-brisa devem estar em perfeito estado. Riscos de borracha no vidro e o som emitido pela peça são indícios de que está na hora de trocar.

Verifique os faróis e lanternas

Imagine falhar lanterna ou farol na estrada, à noite? Ou, mesmo de dia, em caso de chuva, quando o ambiente tende a ficar mais escuro, o farol precisa estar aceso. Por isso, e por uma questão de segurança, o motorista deve estar atento à revisão das luzes dos faróis e lanternas.

Observe os pneus

Andar com os pneus muito gastos é extremamente perigoso, pois além de gerar multas, a prática compromete a aderência à pista. Observe os sulcos do pneu. Dentro deles estão inseridas pequenas elevações na borracha que funcionam como marcações de segurança. Fique atento às pequenas avarias que podem facilitar rasgos, vazamentos e até desmantelamento da borracha.

Manutenção dos freios em dia

Manter o sistema de freios – que inclui discos, pastilhas, etc. – em boas condições é essencial para o bom funcionamento do veículo e para garantir a segurança do motorista. É importante que o motorista se atente a ruídos ou a demora ao frear, pois são alguns indícios da necessidade de manutenção.

Atenção com o óleo lubrificante

O óleo lubrificante é essencial para um bom desempenho do veículo com menos esforço, diminuindo assim o atrito das peças e ajudando a refrigerar o motor. Por isso, é importante conferir semanalmente seu nível por meio da verificação da vareta de óleo, bem como observar possíveis vazamentos. É preciso se atentar também a data de troca do lubrificante e a quilometragem do produto na etiqueta de óleo.



Compras de Natal: cuidados na hora de presentear os filhos


50% dos brasileiros afirmam em pesquisa que as crianças influenciam na decisão de compra; e 8% deixam de pagar alguma conta para presentear os filhos

Com o Natal próximo, cresce ainda mais a movimentação de compras de presentes para este fim de ano. Segundo pesquisa da realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), crianças e adolescentes têm um papel cada vez mais importante na decisão daquilo que ganharão, uma vez que 50% dos filhos participam da escolha do presente.

Outro dado destacado pela pesquisa revela que 8% dos pais deixam de pagar alguma conta para presentear o filho. Para a educadora parental Luiza Mendonça, que também é fundadora do AppGuardian - app de controle parental que conecta pais e filhos - é importante a participação do filho na hora da compra do presente, mas alerta que as contas da família precisam ser prioridade e a decisão final tem que ser sempre dos adultos. 

“Quem tem filhos sabe que aguentar o famoso ‘compra para mim, pai’ e ‘compra para mim, mãe’ é normal. Mas é fundamental que os pais fiquem atentos aos exageros, pois faz parte do amadurecimento da criança também ouvir ‘não’ para entender de forma clara quais são as regras e limites praticados dentro de casa e da família, ensinando-as dessa forma a lidarem com as suas frustrações ”, destaca Luiza.

A especialista listou algumas dicas na hora de presentear os filhos com itens comprados neste Natal:


                        Saber direcionar o dinheiro para as prioridades
Mesmo com os preços mais baixos, uma dica importante é: não comprar só por comprar. A família, quando está com algum tipo de crise financeira, precisa entender muito bem para onde o dinheiro deve ir prioritariamente, do contrário, a chance de começar o ano novo no vermelho é grande. 

                        Dizer não aos filhos
É essencial que as crianças aprendam a lidar com frustrações e os pais podem ajudá-las nisso ao posicionarem o "não" com firmeza e respeito. Caso a criança não entenda ou não concorde, diálogo é sempre a melhor opção: dizer para ela que entende que ela gostaria de comprar determinada coisa e não pode por causa de determinados motivos. E, claro, o mais importante, sustentar esse "não". Somente dessa forma elas estarão mais preparadas para lidar com expectativas com as quais irão se deparar na fase adulta.
 
                        Limitar acesso da criança às propagandas na TV e internet
Quanto mais as crianças ficam conectadas na internet ou TV, mais suscetíveis ficarão às propagandas que aumentam as vontades da criança para o consumo. É fundamental que os pais fiquem alertas ao conteúdo consumido pelo seus filhos na internet e ao tempo de tela que ficam expostos diariamente, estimulando atividades fora de casa e criando regras claras e limites diários de uso. Aplicativos de controle parental são uma boa opção de ferramenta para ajudar pais nessa rotina digital. 

                        Estimular que a criança doe os brinquedos antigos 

Mesmo com o limite de acesso às propagandas, as crianças estão cada vez mais ligadas com lançamento de novos brinquedos e equipamentos tecnológicos, como celulares, tablets, videogames, etc. Para evitar que se acumule produtos sem uso dentro de casa, vale incentivar dentro de casa ações de solidariedade, como doação dos brinquedos mais antigos. Pode ser para crianças menos favorecidas, para instituições ou bazares. O mais importante é praticar o desapego e abrir espaço para o novo, afinal, muitos itens estarão com descontos atrativos durante o dia mais esperado do ano no varejo.



Como a transformação digital influenciará a comunicação e a imprensa?


PRNewswire/ -- O título deste meu artigo é uma provocação. Afinal, é indiscutível: a transformação digital é o novo normal. Não é algo para o futuro. Já está acontecendo e a empresa que não se adaptar a essa nova realidade poderá ficar apenas na memória das pessoas. Hoje, toda companhia quer ser uma 'tech company', e os negócios de comunicação também fazem parte da lista.

Mas como exatamente a transformação digital está impactando e influenciando a atuação da imprensa em uma ponta e a da comunicação na outra? É o que vou detalhar a seguir. Acompanhe!


Adeus imprensa velha

Nos últimos anos, as mídias se modernizaram, migrando seus modelos de negócios para o digital. O papel, tão adorado pelas fontes, deu lugar gradativamente a sites e a presenças nas mais variadas mídias sociais. Com o tempo, um aliado surgiu nesse cenário, o analytics, que chegou para mudar a imprensa de patamar e fisgar a audiência. E isso não só na mídia on-line, mas também nas emissoras de rádio e de TV. Elas também estão na esteira da transformação. Nesse novo universo, os leitores e os telespectadores estão no comando e ignorá-los pode ser fatal.

Nesse contexto, um dos maiores desafios é entender melhor o público. Do que se alimentam? Onde vivem? Que tipo de conteúdo consomem e como? É quase filosófico e a resposta nem sempre é a soma de 1 + 1.

As empresas descobriram, no entanto, que os dados são chave nesse contexto, mas nem sempre eles estão nas mãos de quem oferece o conteúdo. É por isso que HBO e Disney, por exemplo, que amargavam até então a soberania da Netflix, estão criando suas próprias ofertas de streaming. Outras estão apostando forte no pay wall, sistema de assinatura que permite ao internauta o acesso a conteúdo restrito, para entender com mais profundidade sua audiência. Outras ainda estão quase que virando uma Edtech, usando conteúdo para mexer com os medos da audiência e fazê-las comprar assinaturas para saber como mergulhar e saber tudo sobre o tema X ou Y.


E a comunicação?

Normalmente, quando pensamos em transformação digital, tiramos da manga tecnologias da moda, como inteligência artificial (AI), machine learning e big data, que certamente ajudam negócios a rodar mais rápido. Mas essas tecnologias fazem muito mais do que aumentar a produtividade. Elas também mudam a forma como nos comunicamos. É por isso que a comunicação é altamente impactada.

Não faz muito tempo, a comunicação interna era praticamente um braço da área de recursos humanos ou de marketing. Ok, não tem nenhum problema nisso. Mas com o digital ela voou, passando por uma verdadeira metamorfose. Como a borboleta, que antes era apenas uma larva. O digital, então, permitiu uma comunicação mais fluída, clara e multicanal. É difícil encontrar uma empresa que não use a comunicação digital, que vai muito além do e-mail, para se conectar de forma mais efetiva com seus colaboradores.

O resultado? Fluxos de trabalho mais eficientes, quebra de silos e aumento da satisfação dos funcionários, acostumados em suas vidas pessoais com o digital. E o cenário ganhará ainda mais contornos nos próximos anos. Com estimativas de mercado indicando que nativos digitais representarão 75% da força de trabalho até 2025, as comunicações provavelmente serão mais rápidas e mais digitais.

A comunicação externa também ganhou novas fases. Afinal, as pessoas estão mais conectadas do que nunca. É a era da hiperconexão. A pesquisa Estado de Serviços Móveis, elaborada pela consultoria especializada em dados sobre aplicativos para dispositivos móveis App Annie, mostra que os brasileiros passaram mais de três horas por dia usando o celular em 2018. Essa média colocou o País em 5º lugar no ranking global de tempo dispendido com esse aparelho.

Para as empresas, isso significa que o ponto de contato inicial precisa ser essencialmente o digital e, de preferência, o smartphone. Trata-se de uma comunicação imediatista, conveniente e altamente personalizada, por meio de chatbots e outros recursos tecnológicos presentes no dispositivo móvel.

Assim como todo e qualquer negócio que está se transformando, para a comunicação e a imprensa ter ou não um legado é fator crucial na velocidade da mudança. Nenhuma companhia, no entanto, deve encarar esse fator como impeditivo para sua evolução. A jornada digital, apoiada em um propósito, é sempre a melhor forma de superar os desafios. Basta escolher a sua cereja do bolo.

E você já escolheu a sua? Se está do lado da comunicação ou da imprensa, agora é hora de mudar. Como você está lidando com essa provocante e invasiva transformação digital?





Thais Antoniolli - Presidente da PR Newswire América Latina


FONTE PR Newswire América Latina

Governo do Estado lança programa Alfabetização Ambiental


 Iniciativa das Secretarias Estaduais de Educação e Infraestrutura e Meio Ambiente conta com a parceria das administrações municipais; objetivo é conscientizar às crianças sobre os cuidados com o meio ambiente


Nesta terça-feira (3), o centro da capital paulista recebeu novas 1.400 mudas de espécies nativas que foram plantadas por crianças do 2º ano da rede pública. A iniciativa, em parceria com a subprefeitura Sé e com a sociedade civil, faz parte do programa Alfabetização Ambiental lançado pelas secretarias estaduais de Educação e de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Participaram do evento os secretários Rossieli Soares e Marcos Penido, o subsecretário Eduardo Trani, além do subprefeito da Sé Roberto Arantes.
“Neste ano até 50 mil crianças estarão no Estado inteiro plantando árvores., numa simbologia importante ligada à alfabetização, mas também à preservação do meio ambiente. É uma conquista para uma criança ser alfabetizada, mas também é uma conquista saber olhar para o meio ambiente com a importância que ele tem”, avaliou Rossieli Soares.

“Realizar este projeto me deixa muito feliz porque é o primeiro passo de um grande programa para o convívio pacífico entre o ser humano e a natureza. Criar conscientização de que nós precisamos preservar o meio ambiente é fundamental. Somente através de conscientização nós vamos conseguir manter e preservar o meio ambiente e já começar com as crianças desde cedo aprendendo, além de escrever, a cuidar do meio em que vive é muito importante. É o primeiro passo de um grande legado”, analisou Marcos Penido.

“Este evento é absolutamente marcante. Envolveu tantas áreas de tantas secretarias e do município. É uma conquista da sociedade. Para as crianças, é um momento que, ao ter o contato direto com a terra, ela se vê olhando para o futuro, para a árvore que vai crescer e dar frutos. Essa lembrança ela não vai esquecer. Para nós, o evento marca uma política de incentivar a biodiversidade, das espécies da flora que vão trazer a fauna de volta a que vão fazer de São Paulo um Estado muito mais sustentável”, acrescentou subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani.

Fornecidas pela secretaria estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, as mudas são predominantemente espécies frutíferas de pequeno porte dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. O plantio ocorreu em uma área total de 2.500 m² batizada de Bosque do Bem-Te-Vi e contou com a presença de 1.200 crianças da rede pública. O nome foi escolhido por alunos da rede estadual das escolas da Região Central por meio de um concurso. As crianças escolheram entre nomes de pássaros paulistanos como sábia laranjeira, quero-quero, rolinha, beija flor tesoura, João de barro, asa branca, pula pula e verão.

“É o segundo bosque de conversação urbana que plantamos aqui no Centro, o primeiro foi com a equipe da subprefeitura da Sé, mas este é muito especial. Nós tivemos hoje a participação 1.200 técnicos altamente capacitados e especializados, todos alunos da rede estadual aqui da região central. Nos teremos um novo espaço e essas crianças a consciência de fazer parte deste processo e levar isso para a casa e para a vida. É isso que a gente espera deixar a cidade mais verde, mais bonita e mais gostosa de se viver”, finalizou o subprefeito Roberto Arantes.

Além de contribuir com o reflorestamento, os plantios também têm o objetivo de simbolizar a fase de alfabetização dos alunos que concluem o 2º ano do ensino fundamental. O ano limite para alfabetização está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


O Programa

O programa Alfabetização Ambiental traz uma mudança de paradigma nas políticas públicas ao unir projetos de educação e meio ambiente. A meta é envolver, ao todo, cerca de 50 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede pública estadual, em 128 municípios e 71 Diretorias de Ensino, que ao concluírem o processo de alfabetização irão plantar uma muda nativa de sua região e escrever um novo capítulo na história de sua vida e da natureza.

Com apoio técnico do Instituto Botânico, da Fundação Florestal e do Projeto Nascentes, os alunos plantam árvores de diversas espécies, nos biomas corretos e aprendem mais sobre a função daquela árvore.


Áreas verdes

Desde o início de novembro, o programa já realizou o plantio de mais de 3,6 mil mudas em 18 municípios como Araraquara, Ibitinga, Itaberá e São Carlos.
Para esta semana de lançamento, estão programados plantios de mais 6,5 mil mudas em 35 municípios como Amparo, Cubatão, Diadema, Franca, José Bonifácio e São José dos Campos, Serra Negra.

Durante a primeira quinzena de dezembro, outras diretorias de ensino do Estado também irão realizar plantio nas escolas, em suas comunidades e até em terrários para marcar o ciclo de alfabetização dos alunos do 2º ano.


Bosques de Conservação Urbana

A Subprefeitura Sé é parceira do programa e trabalha para criar, em espaços urbanos, pequenas florestas heterogêneas com espécies arbóreas e herbáceas, nativas, endêmicas e atrativas para a fauna na região mais árida da Cidade.
A medida visa reflorestar espaços degradados com o objetivo de ampliar a permeabilidade, captar águas da chuva, reconstituir habitats naturais e recuperar ecossistemas.

Este é o segundo bosque de conservação na área central. O local recebeu  mudas das espécies cabeludinha, araçá amarelo, araçá roxo, açoita cavalo, jerivá, tápia, tamanqueiro, pata de vaca, pau viola, ingá banana, sangra d´água e cereja do Rio Grande. Também estão previstos dois jardins de chuva onde serão transplantados 20 jerivás de 3 metros de altura.

A Igreja Pentecostal Deus É Amor doou 475 metros lineares de gradil de ferro perfilado, tipo parque com acabamento galvanizado e pintura em esmalte sintético na cor verde que permitirá o fechamento total do bosque.

O acesso às áreas será inicialmente restrito e cercado por gradis no padrão dos parques municipais. As visitas aos bosques serão autorizadas (via agendamento) para fins científicos, pedagógicos e culturais.

O solo será sempre permeável, devendo receber descompactação, correção, adubação (composto orgânico municipal) e camada de proteção (mulching) feita a partir de restos de podas de árvores e outros resíduos vegetais, com a intenção de permitir o melhor desenvolvimento das mudas plantadas.

A manutenção e manejo dos Bosques será responsabilidade da Subprefeitura Sé.


segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Loja Vazia recebe doações de roupas e sapatos usados


Divulgação

Projeto promovido pelo Estação da Moda Shopping destina arrecadações para famílias, crianças e adolescentes carentes de Goiás. Em sua 4ª edição, donativos podem ser entregues até 15 de dezembro


Numa época em que as palavras sustentabilidade e compartilhamento estão em alta, alguns projetos sociais surgem para tornar as tendências de comportamento, excepcionais. É o caso da Loja Vazia, um espaço dentro de um shopping que foi pensado para servir a comunidade, e no lugar de vender qualquer produto, ele recebe doações de roupas e sapatos em condições de uso. Com prateleira e araras dispostas em todo seu interior e fachada de vidro, o estabelecimento é facilmente reconhecido pelo visitante. Os itens doados são recolhidos e todos os dias a loja amanhece vazia para receber mais donativos que serão destinados a famílias, crianças e adolescentes carentes da Capital. 

Em sua 4ª edição, a ação segue até 15 de dezembro quando deve acontecer também, eventos diversos e encontros de influenciadoras e presença de artistas locais. "A proposta é estimular a população a exercitar a solidariedade por meio da inversão do consumo. Ao invés de chegar no centro de compras ‘com as sacolas vazias’, as pessoas já chegam carregando bolsas repletas de donativos”, explica Marco Antônio Ferreira, superintendente do Estação da Moda Shopping, complexo de compras localizado na Região da 44 em Goiânia, que sedia o projeto.   

Para receber os donativos, serão escolhidas três organizações sociais sem fins lucrativos, que ainda estão sendo selecionadas. A Loja Vazia fica aberta de segunda a sábado, das 8h às 15h e está instalada na Rua A-16, loja 6, próximo ao estacionamento norte, de frente para a Avenida Goiás. 

O superintendente ressalta também a importância dessas doações estarem em bom estado de conservação, sem manchas ou rasgadas. “É uma oportunidade de fazer a troca daquelas peças que já não são mais usadas, ou que não servem mais, por novas e simultaneamente, fazer o natal de alguém mais feliz”, diz Marcos. 




SERVIÇO

Projeto Loja Vazia
Data: Até 15 de dezembro, domingo
Local: Estação da Moda Shopping - Av. Goiás, Nº 2151 - Centro, Goiânia - GO 


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