Tema
muito presente no noticiário brasileiro dos últimos meses, o aumento do desemprego
é um dos principais indicadores de que um país está em crise. No mês
passado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que
o país atingiu 9,1 milhões de desempregados no trimestre entre setembro e
novembro de 2015. Isso quer dizer que 9% da população está sem trabalho, é o
maior índice desde 2012, para o período.
A
primeira atitude é não ficar lamentando e utilizar a conjuntura atual como
desculpa, afinal o que o profissional faz com a sua
demissão é decisivo para o sucesso ou o fracasso.
Pensando nisso, preparei algumas dicas para ajudar quem foi
demitido a sacudir a poeira
e tentar novos desafios em um cenário de crise econômica:
1 – Não duvide de seu talento: Jamais duvide do seu profissionalismo e de
sua capacidade de ser útil numa organização. Se nesta última empresa essas
características positivas não foram reconhecidas e utilizadas, esteja certo de
que em outra terá a oportunidade de mostrar suas competências.
2 – O que passou, passou e “bola pra frente”: Não há como mudar o
passado. Ficar se questionando porque não agiu de outra forma ou ficar
lamentando porque as coisas não correram como você esperava é improdutivo e não
mudará a realidade.
3 - Não culpe o mundo corporativo pelo que lhe aconteceu: Isso seria uma lamentável
generalização. Não se despreza a música porque um cantor desafinou. Não se
deixa de admirar o cinema porque alguns filmes não agradaram. Há ótimas
empresas e ótimos empregos. Além disso, convenhamos que não foi o trabalho que
o prejudicou.
4 – Agilize o envio de seu currículo para toda sua rede de
contatos:
Porém, não espere decisões rápidas, seja paciente. Procure participar de vários
processos seletivos, essa é uma prática comum no mercado e não fique ansioso,
pois a resposta pode demorar. Enquanto você aguarda o retorno de um contato
feito, continue incansavelmente com sua campanha de recolocação, fazendo aquilo
que chamamos de network.
5 - Não abuse das “Fugas”: Algumas pessoas têm uma tendência irresistível
de compensarem suas preocupações com “fugas”, ou seja, atividades que lhes dão
enorme prazer e que supostamente ajudam-nas a esquecer ou suportar melhor
problemas reais, como dormir o dia todo ou até mesmo abusar da bebida.
Como tudo na vida, a moderação e o bom senso devem nortear o seu
contato com a realidade: às vezes, em certas circunstâncias, pode até ser
divertido fugir. Outras vezes, o remédio é enfrentar mesmo a realidade.
Recomendo que mesmo que permaneça em casa, seu dia deve ser encarado
como um dia normal de expediente profissional. Você deve agir, portanto, como
se estivesse trabalhando. Além disso, a qualquer momento, você precisará falar
com alguém interessado na sua contratação, seja por telefone, seja
pessoalmente. Nesses momentos, sua prontidão será decisiva.
6 - Nem tudo está bem, mas também não é o fim do mundo: As situações devem ser
tratadas conforme sua natureza e vivenciadas com a intensidade que lhes for
adequada. Nem mais, nem menos. Não estou dizendo para simplificar o que é
sério, muito menos dramatizar o que é simples. Encare a realidade com a devida
responsabilidade e seja espontâneo com seus sentimentos.
Quando estiver num processo seletivo, de nada vai adiantar
tentar artificializar suas atitudes para mostrar ao entrevistador que está tudo
bem e que não está preocupado com sua situação, pode passar a imagem de um
irresponsável, bem como demonstrar um ar dramático de vítima despertará
compaixão e venderá a imagem de “um pobre coitado”.
Mostre-se você mesmo, adequando seu comportamento ao momento. Se
for a uma festa, divirta-se. Se for a uma entrevista, encare-a com seriedade e
profissionalismo.
Tenho certeza de que você conseguirá dar a volta por cima num
curto espaço de tempo.
Daniela
do Lago - coach
de carreira,
palestrante, professora dos cursos de MBA da
Fundação Getúlio Vargas nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Comunicação e Relacionamento Interpessoal e
escritora. Em 2014 lançou o livro “Despertar Profissional”,
pela Editora Integrare, que contém dicas práticas de comportamento no
trabalho.