Nesta época do ano, alguns sites são colocados no
ar com ofertas aparentemente irrecusáveis, envolvendo produtos muito cobiçados
– como smartphones, notebooks e eletrônicos em geral, por exemplo. Muitas
destas lojas se assemelham muito a importantes e-commerces brasileiros, e a
princípio não levantam suspeita. A princípio.
Entretanto, um consumidor que se sinta tentado por
esta promoção imperdível corre o risco de realizar o pagamento do pedido –
normalmente por transferência ou boleto bancário – e jamais receber o produto
desejado. Nos últimos anos, inclusive, foram noticiados casos de clientes que
recebiam tijolos pelos correios em vez de um smartphone. E não haviam como denunciar
o golpe – no momento da entrega, o site falso inclusive já havia sido retirado
do ar.
Por outro lado, basta seguir algumas orientações
muito simples para saber se um site é de fato confiável para a realização de
uma compra importante ou se apenas uma armadilha criada por criminosos.
A primeira – e mais básica – é consultar a
reputação deste e-commerce sites como o Reclame Aqui ou procurar comentários
sobre ele nas redes sociais – principalmente Facebook. E-commerces que não
tenham uma boa reputação no Reclame Aqui devem ser evitados – ou aqueles também
que tenham anúncios em redes sociais recheados de erros de português.
Outro fator importantíssimo para checar a
fiabilidade de um e-commerce é conferir quais são as formas de pagamento que
aquele site aceita. Se uma página não aceita pagamentos por cartão de crédito,
atenção: o risco aumenta muito!
O cliente não precisa necessariamente escolher
pagar por cartão de crédito, mas o fato de esta forma de pagamento não estar
disponível conta muito contra a loja. Isso porque o empreendedor deve
apresentar uma extensa documentação para receber o aval de receber pagamentos
por cartão – algo que não acontece com o boleto, por exemplo.
Ainda há outro fator importantíssimo para o cliente
a respeito do cartão de crédito, que, por contrato, sempre protege o portador
em pagamentos realizados on-line. No caso de uma loja de fachada ou na
utilização indevida do plástico para compras fraudulentas, o cliente tem o
direito de realizar o cancelamento daquela transação e solicitar o estorno.
O mesmo não acontece com o boleto: bancos e
instituições financeiras não costumam se responsabilizar no caso de pagamentos
de títulos, sejam eles fraudulentos ou direcionados a contas de laranjas. Se,
mesmo assim, o consumidor preferir esta foram de pagamento, é necessário checar
atentamente todos os dados que constam naquele carnê.
Comprar pela internet tem se tornado cada vez mais seguro e vantajoso
para o consumidor brasileiro. O cliente não pode perder a oportunidade de
aproveitar as promoções da Black Friday, mas é preciso ter o mínimo de atenção
para não cair em ciladas e enfrentar uma forte dor de cabeça nas semanas
seguintes.
Tom Canabarro - co-fundador da Konduto, sistema
antifraude inovador e inteligente para barrar fraudes na internet sem
prejudicar a performance das lojas virtuais.