Convidamos
C-levels de empresas para recomendar títulos que podem ajudar nos desafios de
ter o próprio negócio
Empreender requer a construção de uma mentalidade voltada para solucionar problemas
a partir de novas ideias. Uma das melhores formas de construir repertório é a
partir de boas leituras, que podem ser uma excelente fonte de inspiração para
formação de lideranças sólidas.
Seja para enfrentar os desafios e tomar decisões estratégicas, desenvolver visão de longo prazo ou criar habilidades interpessoais afinadas, o mergulho em bons livros são um caminho para criar novas perspectivas e aprender lições valiosas.
Dentro
disso, fundadores e executivos C-Level indicam uma leitura que os tenha ajudado
a desenvolver uma mentalidade capaz de lidar com as adversidades para
empreender e liderar empresas.
Confira!
1. As 3 leis do desempenho, de Steve Zaffron e Dave Logan
Francisco Ferreira, CTO/CPO da Open Co, maior fintech de crédito sem garantia do Brasil, recomenda
a leitura de "As 3 leis do desempenho: Reescrevendo o futuro de seu
negócio e de sua vida", de Steve Zaffron e Dave Logan. “É
interessante como os autores apresentam a ideia de que o desempenho no trabalho
está interligado ao que cada um vivencia e consegue enxergar no dia a dia de
uma empresa. No entanto, eles explicam que a visão de cada indivíduo é apenas
um pedaço do todo. Eles também falam muito sobre o impacto do ‘não dito’, destacando
que quando algo fica oculto, pode reverberar de forma negativa, comprometendo a
performance”, analisa.
2.
Psicologia Financeira, de Morgan Housel
Phillip Trauer, Managing Director da Wayra Brasil e Vivo Ventures recomenda a
leitura de A Psicologia Financeira, de Morgan Housel. “Esta obra é uma
leitura essencial para quem deseja empreender, justamente porque vai além dos
números. Em vez de focar apenas em gráficos e balanços, o autor explora como
nossas emoções, decisões e comportamentos influenciam diretamente os resultados
financeiros ao longo do tempo. Empreender exige mais do que planejamento: exige
disciplina, visão de longo prazo e, acima de tudo, resiliência diante da
incerteza. O livro entrega essas lições com clareza, sensibilidade e
profundidade. É um lembrete valioso de que são nossas atitudes que constroem
riqueza, significado e um legado duradouro”, afirma o executivo.
3. Hit
Makers, do Derek Thompson:
Rogerio Melfi, cofundador e CPO do PilotIn, fintech que ajuda os brasileiros a se tornarem pilotos das
suas vidas financeiras, recomenda a leitura de “Hit Makers”, do Derek Thompson.
“No PilotIn, temos um hábito: toda sexta-feira compartilhar com o time uma
recomendação de livro com um pequeno resumo. Só neste ano já foram 14
indicações de temas que vão de inovação a comportamento, sempre com foco em
inspirar novas ideias e provocar boas conversas. Hit Makers é uma das obras que
mais gosto. Indico especialmente para empreendedores porque o livro discorre
sobre o que faz algo se tornar popular. O autor mostra como a familiaridade e a
novidade se combinam para criar impacto, o que tem tudo a ver com criar o que
realmente engaje as pessoas e que tenha um propósito por trás”, completa.
4. Os
7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey
André
Cruz, CEO e cofundador da Digital Manager Guru, plataforma completa de checkout e gestão de vendas online,
recomenda o livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Segundo ele,
"é um clássico que todo empreendedor deveria ter em sua estante. Oferece
princípios atemporais sobre liderança, gestão do tempo e desenvolvimento
pessoal, que são fundamentais para o sucesso em qualquer negócio. Aborda temas
como priorização, ensinando a identificar o que é realmente importante e a
focar seus esforços nessas áreas; relacionamentos, enfatizando a importância de
construir relacionamentos sólidos e duradouros, tanto com clientes quanto com
parceiros; e proatividade, incentivando a agir de forma proativa e a assumir
responsabilidade pelos resultados. É uma base para qualquer empreendedor que
busca alcançar o sucesso a longo prazo, e ao desenvolver hábitos eficazes e
construir relacionamentos sólidos, você estará mais bem preparado para
enfrentar os desafios do mundo dos negócios e alcançar seus objetivos".
5. 21
Lições para o Século 21, de Yuval Harari
Para
Ana Julia Kiss, CEO e fundadora da Humora, startup que combina produtos à base de cannabis e
fitoterápicos para bem-estar, o livro “21 lições para o século 21” é uma
leitura essencial para preparar o empreendedor para um mundo em transformação,
onde precisamos entender o impacto da tecnologia, das redes sociais e das
influências políticas e culturais. “Ele oferece uma reflexão ampla e essencial
sobre os desafios únicos deste século, um período marcado por questionamentos
sobre ancestralidade e futuro. O livro é tão impactante que comprei 21 cópias –
sete em espanhol, sete em inglês e sete em português – para presentear mentores
e pessoas que têm grande importância na minha vida. O autor aborda temas
fundamentais, como a ascensão da extrema-direita, saúde mental, o impacto das
mídias sociais e das telas em nossas vidas – todos cruciais para quem quer se
adaptar e prosperar em meio às mudanças. E, sem dar muitos spoilers, preciso
destacar a última lição como a mais impactante: ela me levou a repensar
profundamente minha integridade como ser humano, meu compromisso com meus
valores e meu propósito, sem ser influenciada por pressões externas”
compartilha a executiva.
6.
Líderes que Curam, de Antonella Satyro
Fabiana
Ramos, CEO da PinePR, agência de PR especializada no atendimento a scale-ups,
empresas inovadoras e grandes players de tecnologia, indica o livro “Líderes
que Curam”. Para ela, a obra oferece uma visão sobre a liderança do futuro, que
valoriza a vulnerabilidade e empatia como elementos essenciais para o
engajamento autêntico e eficaz de equipes. “Me identifiquei com o capítulo
sobre Liderança Servidora, que está associado a resultados positivos, como
maior satisfação no trabalho, comprometimento dos colaboradores e
desenvolvimento de novos líderes. E me marcou muito a definição das principais
características dos líderes servidores: empatia, humildade, altruísmo, o foco
em desenvolver pessoas, e a construção de comunidade”, destaca Fabiana.
7.
Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks
Run the World, de Marco Iansiti e Karim R. Lakhani
Já
André Abreu, CEO e cofundador da BossaBox, startup que aloca e gere profissionais de tecnologia para
empresas e scale ups, indica a obra “Competing in the Age of AI: Strategy and
Leadership When Algorithms and Networks Run the World”, dos autores Marco
Iansiti, Karim R. Lakhani. Segundo ele, principalmente para os empreendedores
da área de inovação e tecnologia, esse é um conteúdo que entrega valor. “No
contexto atual, os autores demonstram como a reestruturação empresarial em
torno de dados, análises e IA elimina as barreiras tradicionais de escala,
alcance e aprendizado que restringiram o crescimento dos negócios por centenas
de anos. Os casos reais citados ilustram a forma que esses processos alcançam
escalabilidade muito superior aos métodos tradicionais, permitindo uma
ampliação significativa do escopo, enquanto criam oportunidades valiosas de
aprendizado e resultados cada vez mais precisos”, enaltece.
8. Mulheres
que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés
Eduarda
Gouvêa, vice-presidente do Conselho Deliberativo da Droom
Investimentos — ecossistema de aplicações
financeiras em ativos judiciais —, indica "Mulheres que Correm com os
Lobos", da psicanalista Clarissa Pinkola Estés. Lançada em 1995, a obra
faz parte da categoria long-seller, destinada a clássicos que continuam fazendo
sucesso décadas após seu lançamento. "Poderia escrever páginas sobre o
impacto deste livro na minha vida. A autora utiliza mitos e contos para
explorar, de forma sensível e poderosa, o arquétipo da Mulher Selvagem. A
narrativa incentiva mulheres à liberdade e à autenticidade, encorajando líderes
femininas a confiarem em seus instintos e abraçarem sua própria força. É uma
obra que promove uma jornada de autoconhecimento e de muitas reflexões”,
avalia.
9.
Apaixone-se pelo problema, e não pela solução, de Uri Levine
André Pimenta, CEO da Motz, transportadora digital que conecta cargas e destinos
facilitando a jornada da cadeia logística, indica a leitura do livro
“Apaixone-se pelo problema, e não pela solução”, de Uri Levine, cofundador do
Waze. “Levine traz insights muito interessantes sobre como encarar os desafios.
Gosto muito do pensamento do autor que reforça sobre o investimento do tempo em
compreender profundamente o problema antes de corrermos para encontrar uma
solução. Ele diz que ao entender o núcleo da questão e olhar efetivamente para
as dores, a solução vai surgir de uma forma mais fácil. Normalmente, quando
algum desafio aparece, temos a tendência de já querer resolver logo, e Levine
traz essa reflexão de enxergarmos no problema também uma oportunidade.
Eventualmente, é graças a ele que surge uma ideia boa que pode até mesmo
otimizar alguma questão do negócio”, completa.
10.
A Lógica do Consumo, de Martin Lindstrom
André Seibel, CEO do Circuito de Compras – Feira da Madrugada, o maior shopping popular da América Latina, apresenta a
obra de Martin Lindstrom essencial para quem deseja empreender em 2025, com
foco na construção de negócios e gestão de lojas. A recomendação “A Lógica do
Consumo” explora como os elementos psicológicos e emocionais influenciam as
decisões de compra. Com base em estudos de neuromarketing, o autor revela as estratégias
utilizadas pelas marcas para criar desejo e fidelidade dos consumidores.
11. O jeito Disney de Encantar
Clientes, Theodore Kinni
Felipe Gomes, diretor de marketing da Cartpanda, plataforma especializada em e-commerce, apresenta a obra
que aborda a importância do e-commerce para o crescimento das empresas, junto a
uma jornada de cliente eficiente: "O Jeito Disney de Encantar
Clientes", de Theodore Kinni, é um guia prático que explora os bastidores
de um dos maiores exemplos de excelência no atendimento ao cliente, oferecendo
insights valiosos para quem deseja criar uma jornada do cliente inesquecível.
Mostra como a companhia se tornou uma referência global em experiência do
cliente, oferecendo insights valiosos para empresas que desejam aplicar esses
princípios em seus próprios negócios.
12. Da ideia ao bilhão: Estratégias,
conflitos e aprendizados das primeiras startups unicórnio do Brasil, Daniel Bergamasco
Carolina Fernandes, CEO
da Cubo Comunicação, recomenda a leitura de "Da ideia ao bilhão:
Estratégias, conflitos e aprendizados das primeiras startups unicórnio do
Brasil", do jornalista Daniel Bergamasco. “É um livro que não é recente,
mas gostei muito. Na época, estávamos começando a atender startups, e a leitura
foi tão inspiradora que me motivou a me tornar investidora anjo em venture capital”,
conta. A obra explora os bastidores das dez primeiras startups unicórnio do
Brasil, como 99, Nubank, iFood e QuintoAndar, reunindo histórias reais,
aprendizados e estratégias que mostram, na prática, como grandes negócios são
construídos no ecossistema brasileiro.
13. A
Marca da Vitória: a autobiografia do criador da Nike, Philip H. Knight
Lisandra Branco, fundadora e CEO da S8 Capital, ecossistema de soluções financeiras de alto impacto,
indica "A Marca da Vitória: a autobiografia do criador da Nike”, de Philip
H. Knight - como sugere o título da obra, o executivo responsável pela
construção da gigante do vestuário esportivo. “Esse livro é uma verdadeira aula
de empreendedorismo na prática. Ao contrário do que muita gente imagina, a Nike
não iniciou suas operações com uma estrutura robusta. Ela começou sem capital
de giro, dependente de crédito privado, não tinha fábrica própria e superou
inúmeros desafios financeiros e logísticos, a realidade de muitos
empreendedores. O que fica de lição é a atitude do Philip, que buscava se
desvincular de qualquer limite imposto pela sua mente. A resiliência e
persistência em atravessar as incertezas, firmando parcerias estratégicas, foi
seu trunfo. É uma leitura obrigatória para quem está começando ou recomeçando
um projeto profissional. E, claro, para quem acredita que grandes sonhos podem
nascer pequenos”, pontua
14. A
regra é não ter regras: A Netflix e a cultura da reinvenção, do cofundador e
CEO da Netflix, Reed Hastings
Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk, indica "A regra é não ter regras", de Reed
Hastings. Para Tenório, a leitura é essencial para quem quer entender como a
cultura de inovação pode impulsionar o crescimento de uma empresa. “O livro
mostra de forma prática a importância da liberdade com responsabilidade para
criar times mais criativos e eficientes”, comenta. A obra explora os bastidores
da Netflix e revela como a quebra de padrões tradicionais ajudou a companhia a
se consolidar como referência mundial em inovação.
15.
Good Services, de Lou Downe
Bruno Strassburger, Head
de Pesquisa e cofundador da Neura, além de Especialista em comportamento
de consumo, recomenda a leitura do ‘Good Services’, de Lou Downe. “Esse é um
guia prático e acessível para quem quer desenhar ou melhorar serviços com foco
real nas necessidades das pessoas. Com exemplos claros e princípios sólidos, o
livro ajuda a transformar experiências confusas em jornadas simples e
funcionais. Leitura essencial para designers, estrategistas e quem trabalha com
construção de valor através de serviços”, reforça.
16. Os
anos, de Annie Ernaux
Talita Castro, CEO do PiniOn, empresa de pesquisa de mercado
especializada em dados competitivos e comportamentais, indica a leitura do
livro “Os Anos", da Annie Ernaux. “O livro é sobre a passagem do tempo e a
memória coletiva, e ressoa na minha trajetória pessoal, desde minhas raízes até
as conquistas que alcancei com o trabalho. A autora me faz refletir sobre as
transformações sociais e culturais que moldam nosso, e me instigam a considerar
como meu passado e as experiências de outras mulheres influenciam nossas
decisões no presente. Este livro não é apenas uma autobiografia; é um convite à
introspecção e me faz pensar sobre como histórias pessoais se entrelaçam com
nossas carreiras o tempo todo, com as lutas que a gente decide lutar todos os
dias”, destaca.
17.
Sedução Algorítmica, de Julio de Ló
Laís Macedo, Presidente do Future
Is Now, grupo de networking voltado para
líderes que protagonizam a nova economia, indica a leitura do livro
"Sedução Algorítmica”, do escritor brasileiro, Julio de Ló, que, segundo
ela, é essencial para compreender melhor o papel da população na construção de
relações reais e significativas. “Vivemos em tempos em que algoritmos definem
nossas interações sociais, sugerindo contatos e conteúdos que nem sempre
refletem reais interesses ou conexões profundas. Meu trabalho, há anos dedicado
à construção estratégica de networking, me ensinou que as relações mais
valiosas são aquelas construídas com presença genuína, atenção focada e tempo
de qualidade dedicado às pessoas. Esse livro nos provoca a pensar sobre como os
algoritmos, apesar de facilitarem a comunicação em larga escala, muitas vezes
promovem interações abundantes, porém superficiais, que não fortalecem
verdadeiramente nosso círculo de influência e colaboração. A indicação é um
convite à reflexão sobre como podemos resistir à superficialidade digital e
priorizar conexões humanas reais, presentes e significativas, fundamentais para
construir redes estratégicas que fazem diferença tanto nos negócios quanto na
vida pessoal”, completa.
18. Os
segredos da Disney para encantar e fidelizar seus clientes, de Dan Cockerell.
Cláudia Schulz, recém
nomeada CEO da Associação
Brasileira de Startups (Abstartups),
destaca “Os segredos da Disney para encantar e fidelizar seus clientes",
de Dan Cockerell. Para ela, o livro foi crucial em sua jornada como gestora,
pois a ensinou a importância de colocar as pessoas no centro do negócio e criar
experiências memoráveis que transformam clientes em verdadeiros embaixadores da
marca. “Assumir a liderança da Abstartups me fez revisitar esse livro com um
novo olhar. Ele me lembra todos os dias que, antes de qualquer estratégia, é
preciso colocar as pessoas — colaboradores, parceiros e comunidade — no centro
das decisões. A Disney me ensinou que excelência e empatia andam juntas”. O
livro reforça a importância de criar experiências consistentes e encantadoras,
que fazem com que clientes e colaboradores se tornem defensores da marca. Uma
leitura essencial para quem busca liderar com propósito e deixar uma marca
duradoura.
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