Comemorado em março, o período é conhecido como uma espécie de segunda Black Friday no ano com ofertas imperdíveis; mas de que forma empresas podem se destacar da concorrência?
O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março no Brasil, foi criado com o intuito de destacar os direitos dos cidadãos no consumo e reforçar a importância da segurança nesse meio. Durante todo o mês acontecem promoções e ofertas variadas utilizadas por marcas como trampolim para conquistar ainda mais clientes, fidelizá-los e turbinar o faturamento, como consequência.
Pensando
em auxiliar marcas e empresas a se destacarem e serem cada vez mais assertivas
nas estratégias de negócio, conheça 9 soluções inovadoras que podem ser
implementadas para potencializar vendas para a data.
- O uso da neurociência e
tecnologia em pesquisas comportamentais
Pouco se fala da análise constante que deve ser feita do comportamento do consumidor para ser cada vez mais certeiro nas estratégias de negócio. De acordo com a Forrester Research, companhias que conseguem antecipar tendências têm uma probabilidade 33% maior de superar seus concorrentes em termos de lucratividade. E é nesse sentido que a Neura, consultoria de estudos comportamentais e porquês, entra no mercado.
“Sentimos
a necessidade dos consumidores e das empresas em encontrar instituições que
façam análises aliadas ao comportamento humano, e que transforme isso em um
planejamento efetivo. Ao investir no ramo de pesquisas, as organizações
conseguem ter análises comportamentais de públicos específicos e, assim,
aumentar a satisfação do cliente final e a produtividade da equipe”, afirma
Andre Cruz, Fundador e CEO da Neura, além de Expert em Neurociência e
Comportamento e pioneiro em aplicar a tecnologia da neurociência na estratégia
e na pesquisa comportamental.
2.
Prevenção de fraudes
digitais em e-commerces e marketplaces
Quando
bem realizada, a prevenção de fraudes digitais é fundamental para o sucesso da
experiência do cliente e consequentemente para garantir o sucesso das vendas no
Dia do Consumidor e em outras datas. Para enfrentar as ameaças de fraude,
algumas estratégias tecnológicas utilizadas pela Nethone, solução de prevenção a fraudes digitais da Mangopay. são
implementação de modelos de IA preditiva, para antecipar padrões de
comportamento anômalos; tokenização e criptografia avançada, para proteger
dados em trânsito e armazenados; segurança centrada em APIs, garantindo o
monitoramento e teste contínuo para evitar vulnerabilidades, e zero Trust
Architecture (ZTA), um modelo que assume a inexistência de confiança dentro e
fora da rede, exigindo verificação rigorosa de cada solicitação de acesso.
3.
Logística
eficiente e integrada para o sucesso do consumidor
No Dia
do Consumidor, entregar valor vai além de boas ofertas. É a eficiência
logística que garante uma experiência de compra ágil e sem fricções. A nstech, maior ecossistema de tecnologia para supply chain da
América Latina, conecta embarcadores, operadores logísticos e transportadoras
em uma jornada integrada. São mais de 100 soluções que unem inteligência
artificial, rastreamento em tempo real e automação para reduzir falhas,
acelerar processos e garantir visibilidade de ponta a ponta. No ecossistema
nstech, a logística se transforma em uma vantagem competitiva. E o sucesso do
consumidor também passa por aqui.
4.
Autenticação
inteligente e segura com IA
A
experiência do consumidor deixou de ser um diferencial e se tornou essencial.
Segundo a Salesforce, 80% dos consumidores a consideram tão importante quanto
produtos e serviços, e 89% das empresas reconhecem seu impacto nos negócios. Para
garantir segurança e agilidade no atendimento, a autenticação de identidade com
IA é indispensável. Com o aumento das ameaças cibernéticas, empresas adotam
tecnologias que validam identidades de forma rápida e sem fricção. Dentre essas
tecnologias destaca-se o MindsID, uma solução desenvolvida pela Minds Digital, primeira VoiceIDTech do Brasil, que utiliza
biometria de voz e análise comportamental para autenticação em diversos setores
do mercado e canais de atendimento por voz. Combinando IA, biometria de voz e
análise de dados comportamentais, o MindsID pode reduzir em até 30% o tempo
médio de atendimento, trazendo eficiência e benefícios para as empresas.
5.
Marketplace de
Afiliados
A
Cartpanda é uma solução completa para empreendedores digitais, oferecendo
ferramentas para a criação de lojas virtuais e a otimização da experiência de
compra. Recentemente, a plataforma lançou seu Marketplace de Afiliados,
conectando marcas a influenciadores de nicho para impulsionar as conversões de
vendas. Em datas comerciais como o Dia do Consumidor (15), essa ferramenta é
especialmente eficaz para a promoção de produtos e serviços, gerando tráfego
qualificado e potencializando as vendas. Afinal, quem hoje não compra por
indicação? Com essa estratégia, a Cartpanda proporciona uma forma poderosa de
aumentar a visibilidade das marcas e alcançar melhores resultados em períodos
de alta demanda.
6.
Uso de CRM
segmentado
Em
diversos setores, como o automotivo, a experiência do cliente tornou-se um
diferencial competitivo, impulsionando as concessionárias a modernizarem seus
processos para atender as expectativas do consumidor digital. Desde a busca por
um veículo até o pós-venda, a personalização e a agilidade no atendimento são
fatores decisivos para fidelização e satisfação dos clientes. Nesse cenário, a Syonet se destaca como referência em soluções tecnológicas para
concessionárias de veículos, oferecendo um CRM desenvolvido
exclusivamente para o setor, a empresa automatiza e integra todas as etapas do
circuito de vendas e pós-vendas, permitindo que concessionárias gerenciem desde
o marketing digital até o atendimento ao cliente em uma única plataforma. Essa
digitalização não só melhora a eficiência operacional, como também impulsiona
as vendas, oferecendo uma experiência mais fluida e personalizada para os
consumidores.
7.
Uso de pesquisas
estratégicas para impulsionar negócios
Empresas
que investem em inteligência de mercado conseguem aprimorar suas estratégias,
antecipar demandas e oferecer experiências mais alinhadas às expectativas do
cliente. Nesse sentido, o PiniOn, empresa de pesquisa de mercado
especializada em dados competitivos e comportamentais, transforma dados em
decisões inteligentes para conectar marcas ao seu público-alvo de forma
inovadora.
Utilizando metodologia única, suas soluções são baseadas em tecnologia e engajamento, tornando a experiência de pesquisa uma jornada dinâmica e interativa, com tarefas gamificadas e adaptadas às necessidades de cada empresa e cliente. “O PiniOn é o primeiro aplicativo do Brasil que une uma comunidade de pessoas que executam missões para ajudar as marcas a entender seu posicionamento. Qualquer empresa que queira conhecer melhor e engajar-se com seu público-alvo pode se beneficiar das soluções, oferecendo uma visão estratégica sobre consumidores e concorrentes, permitindo decisões bem fundamentadas”, explica Talita Castro, CEO do PiniOn.
8.
Utilização
de dados, estratégias de mercado e tendências para análises aprofundadas
A Nubimetrics
é uma plataforma que auxilia
grandes marcas a se posicionarem no e-commerce por meio de análises avançadas
de dados de mercado e tendências. Com presença em 18 países, a empresa oferece
um modelo de software como serviço (SaaS) que processa e fornece informações
relevantes sobre as necessidades e preferências dos consumidores.
“A estratégia de mercado é fundamental para o sucesso das empresas nos marketplaces. As mesmas precisam entender o ecossistema das plataformas envolvidas e agir proativamente para otimizar seu mix de produtos, planejar lançamentos eficientes e melhorar continuamente títulos, características e preços. Investir no fortalecimento da marca com vendedores e lojas oficiais é crucial para aumentar a visibilidade, garantir que os produtos sejam apresentados de forma consistente e estratégica e acima de tudo aprimorar a experiência do consumidor”, afirma Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics.
9.
Fidelização de
clientes
No mês
do consumidor, contar com estratégias que impulsionam o relacionamento com os
clientes é essencial. Os clubes de benefícios se destacam como uma solução
eficaz nesse cenário, pois criam conexões duradouras entre marcas e consumidores
por meio de vantagens estratégicas. A Loyalme, startup que nasceu dentro da Cuponeria para oferecer
soluções de fidelização, utiliza Inteligência Artificial Preditiva para
personalizar a experiência do cliente.
Com essa tecnologia, a empresa consegue antecipar comportamentos e preferências, permitindo que os negócios ofereçam benefícios competitivos, como cashbacks exclusivos e vantagens personalizadas. Isso aumenta o engajamento do consumidor, estimula a recorrência de compras e fortalece a relação entre cliente e marca. “Quando o cliente recebe benefícios que atendam às suas necessidades, ele tende a se engajar mais, aumentando o uso do app ou site, tornando-se uma forma eficaz e rentável de fidelizar o consumidor, além de impulsionar as estratégias empresariais”, destaca Nara Iachan, CMO da Loyalme.
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