![]() |
Divulgação Vibra |
Vibra, uma das apoiadoras do Movimento Violência Sexual Zero, cria experiência impactante para mostrar a realidade desse crime silencioso
A cada hora, oito crianças ou
adolescentes são vítimas de violência sexual no Brasil, mas apenas 8,5% dos
casos são denunciados (IPEA, 2023). Para jogar luz sobre essa realidade
alarmante e mobilizar a sociedade, a Vibra inaugura, entre os dias 20 e 23 de
março, a Loja de Inconveniência, uma instalação impactante na
Avenida Paulista, aberta ao público, na área externa do Shopping Cidade São
Paulo.
Ao entrar na loja, em vez de encontrar
produtos que facilitam a rotina, o público será confrontado com um circuito
visual e sensorial que expõe dados reais sobre a violência sexual contra
crianças e adolescentes. "A violência sexual contra crianças e
adolescentes é um problema invisível e inaceitável. Precisamos falar sobre isso
de forma clara e direta. Essa ação é um chamado à sociedade: olhe para essa
realidade e se engaje na luta contra ela", afirma Ernesto Pousada, CEO da
Vibra.
Um levantamento da Polícia Rodoviária
Federal identificou mais de 17 mil pontos vulneráveis à exploração sexual
infantil ao longo das estradas brasileiras. A Vibra, licenciada da marca dos
Postos Petrobras, está presente em rodovias e diferentes regiões do país,
conectando milhares de pessoas todos os dias. Além disso, os postos são locais
de grande circulação, o que reforça a importância de ampliar a conscientização
e incentivar denúncias. “Sabemos da nossa responsabilidade como empresa que
atua nesse setor e, por isso, estamos comprometidos em usar nossa capilaridade
para combater esse crime e proteger crianças e adolescentes”, destaca Pousada.
Prateleiras, embalagens, mostruários e
até funcionários foram pensados para mostrar o impacto devastador do abuso e
exploração sexual de crianças e adolescentes. Na seção de mercearia, por
exemplo, um pacote de pano de chão traz a mensagem: “Não passe pano para
parentes. 71,5% dos casos de violência sexual são cometidos por pessoas
próximas” (Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública e Ministério da
Saúde, 2023).
A experiência se desenrola em um
percurso que leva os visitantes dos números chocantes ao incentivo à denúncia.
No caixa, em vez de uma compra, o público recebe um "recibo" com a
conta dessa realidade: os efeitos psicológicos e sociais da violência sexual,
como depressão, ansiedade e transtornos alimentares.
A ação foi criada pela agência PROS, em
colaboração com a dupla criativa Wado Gonçalves e Diego Ognibenie, e é uma
iniciativa da Vibra, uma das apoiadoras do Movimento Violência Sexual Zero.
📅 Quando: 22 e 23 de março
📍 Onde: Shopping Cidade São Paulo,
Avenida Paulista
⏰ Horário: De 11h às 19h. No dia 20 só a
partir das 14h30, após o lançamento.
A entrada é
gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário