Pesquisar no Blog

sexta-feira, 21 de março de 2025

Loja de Inconveniência na Avenida Paulista chama atenção para o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

  

Divulgação
Vibra

Vibra, uma das apoiadoras do Movimento Violência Sexual Zero, cria experiência impactante para mostrar a realidade desse crime silencioso 

A cada hora, oito crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual no Brasil, mas apenas 8,5% dos casos são denunciados (IPEA, 2023). Para jogar luz sobre essa realidade alarmante e mobilizar a sociedade, a Vibra inaugura, entre os dias 20 e 23 de março, a Loja de Inconveniência, uma instalação impactante na Avenida Paulista, aberta ao público, na área externa do Shopping Cidade São Paulo. 

Ao entrar na loja, em vez de encontrar produtos que facilitam a rotina, o público será confrontado com um circuito visual e sensorial que expõe dados reais sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. "A violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema invisível e inaceitável. Precisamos falar sobre isso de forma clara e direta. Essa ação é um chamado à sociedade: olhe para essa realidade e se engaje na luta contra ela", afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra. 

Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal identificou mais de 17 mil pontos vulneráveis à exploração sexual infantil ao longo das estradas brasileiras. A Vibra, licenciada da marca dos Postos Petrobras, está presente em rodovias e diferentes regiões do país, conectando milhares de pessoas todos os dias. Além disso, os postos são locais de grande circulação, o que reforça a importância de ampliar a conscientização e incentivar denúncias. “Sabemos da nossa responsabilidade como empresa que atua nesse setor e, por isso, estamos comprometidos em usar nossa capilaridade para combater esse crime e proteger crianças e adolescentes”, destaca Pousada. 

Prateleiras, embalagens, mostruários e até funcionários foram pensados para mostrar o impacto devastador do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Na seção de mercearia, por exemplo, um pacote de pano de chão traz a mensagem: “Não passe pano para parentes. 71,5% dos casos de violência sexual são cometidos por pessoas próximas” (Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública e Ministério da Saúde, 2023). 

A experiência se desenrola em um percurso que leva os visitantes dos números chocantes ao incentivo à denúncia. No caixa, em vez de uma compra, o público recebe um "recibo" com a conta dessa realidade: os efeitos psicológicos e sociais da violência sexual, como depressão, ansiedade e transtornos alimentares. 

A ação foi criada pela agência PROS, em colaboração com a dupla criativa Wado Gonçalves e Diego Ognibenie, e é uma iniciativa da Vibra, uma das apoiadoras do Movimento Violência Sexual Zero.
 

📅 Quando: 22 e 23 de março

📍 Onde: Shopping Cidade São Paulo, Avenida Paulista

Horário: De 11h às 19h. No dia 20 só a partir das 14h30, após o lançamento.

A entrada é gratuita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados