Pesquisa destaca a digitalização bancária e a segurança como fatores decisivos para os consumidores
A ClearSale, referência em soluções antifraude,
lança a primeira edição do Radar do Mercado Financeiro Brasileiro,
um estudo inédito que analisa as expectativas e comportamentos dos consumidores
em meio à crescente digitalização dos serviços bancários. O levantamento
combina dados exclusivos da ClearSale com insights de uma pesquisa conduzida em
âmbito nacional pela Dynata, maior plataforma de dados primários do mundo, em
dezembro de 2024.
O estudo aponta que o PIX é a funcionalidade
bancária considerada mais útil por 95% dos brasileiros, reforçando a
consolidação do pagamento instantâneo no cotidiano dos consumidores. Além
disso, 47% dos entrevistados escolhem seu banco principal com base no
recebimento de salário ou benefícios governamentais, seguidos por benefícios
atrativos, como pontuação no cartão de crédito (41%) e taxas mais baixas (34%).
“O Radar do Mercado Financeiro não
apenas revela as principais tendências do setor, mas também evidencia
transformações no perfil do consumidor, trazendo desafios relevantes para o
mercado financeiro”, afirma Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale. Ele destaca
ainda que “a digitalização acelerada e o avanço das fintechs impõem novas
demandas de inovação e segurança. Com este estudo, reforçamos nosso compromisso
de apoiar as instituições financeiras na construção de um ambiente mais seguro
e confiável para os clientes”.
Fraude financeira: um desafio
crescente
Ao todo, 33% dos participantes da pesquisa
relataram ter sido vítimas de fraude financeira. Os golpes mais comuns,
registrados nos últimos 12 meses, incluem fraudes no cartão de crédito, como
clonagem e roubo de dados, mencionadas por 27% dos entrevistados. Também vale
destacar que 21% relataram golpes via PIX, enquanto a clonagem de WhatsApp
afetou 10% dos usuários e 14% mencionaram o golpe da falsa central telefônica.
“É importante reforçar estratégias robustas de
prevenção de golpes e investimentos em soluções antifraude para garantir um
ambiente financeiro mais seguro. Além disso, é fundamental que as instituições
financeiras ampliem seus esforços na educação dos clientes, ajudando-os a identificar
tentativas de golpe e a adotar boas práticas de segurança no dia a dia”, destaca
Mônaco.
Segurança e tecnologia são
fatores decisivos
A digitalização dos serviços financeiros trouxe
benefícios, mas também desafios. Segundo a pesquisa, 92% dos entrevistados
afirmam que priorizam segurança a rapidez em compras de cartão de crédito. Além
disso, a preferência por notificação via aplicativo bancário (50%), como método
de segurança, reforça a necessidade de investimentos contínuos na experiência
digital. Enquanto isso, o segundo colocado, o WhatsApp, foi mencionado por
apenas 16%. Outros canais ficaram bem atrás na preferência: 13% citaram
ligações telefônicas, 12% optaram por e-mail e apenas 9% consideram o SMS a
opção mais confiável.
“Esses dados destacam o papel central dos bancos na
proteção dos clientes e a necessidade de manter uma comunicação próxima e
didática, garantindo que os usuários tenham acesso às melhores ferramentas de
segurança disponíveis”, analisa o CEO da ClearSale.
Bancos tradicionais vs. bancos
digitais
O estudo também identificou um equilíbrio
entre bancos tradicionais e digitais (neobanks). Enquanto as instituições
financeiras tradicionais lideram em número de contas (55%) e preferência como
principal opção (62%), os bancos digitais seguem ganhando espaço,
representando 45% das contas e 38% da preferência dos consumidores. A
adesão crescente às plataformas digitais reflete a busca dos brasileiros por
soluções mais ágeis, convenientes e inovadoras.
Desafios e perspectivas para o
mercado financeiro
Com a digitalização do setor financeiro avançando
rapidamente, novos desafios e oportunidades surgem. De acordo com Eduardo
Mônaco, CEO da ClearSale, a adaptação das instituições às novas tecnologias,
especialmente em segurança e inovação, será essencial para manter a confiança
dos consumidores e enfrentar a crescente competitividade do mercado. “Este
levantamento não apenas destaca tendências emergentes, mas também oferece uma
visão estratégica para que as instituições financeiras se antecipem às mudanças
do setor”.
O Radar do Mercado Financeiro foi
elaborado com base em dados da ClearSale e na pesquisa nacional aplicada
a 600 pessoas pela Dynata. A amostra é predominantemente formada
por mulheres (53%), com idade entre 30 e 49 anos (52%), e tem maior
concentração na região Sudeste (34,2%).
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