Trabalhar remotamente envolve disciplina e organização; empresas querem entender habilidades dos profissionais a distância
O que antes era
limitado a certos tipos de profissionais popularizou-se no mundo todo há cinco
anos; o trabalho remoto ganhou força, e quem tinha uma carreira no presencial
precisou adaptar a rotina. Mesmo havendo um atual embate com o formato
híbrido, há uma forte demanda por talentos em trabalhos digitais remotos,
possibilitando oportunidades globais. As projeções indicam que essa modalidade
crescerá 25% (de 73 milhões para 92 milhões) até 2030, segundo estudo do Fórum
Econômico Mundial.
Com essa
tendência, recrutadores precisam avaliar, já nas entrevistas primárias, como os
profissionais se adaptam à cultura remota. Saber responder tais perguntas pode
colocá-los mais perto de conquistar a tão sonhada vaga na gringa.
“Entrevistas são a oportunidade perfeita para exibir seu conhecimento,
habilidades e expertise na área. Em oportunidades remotas, é crucial saber se
posicionar como um profissional flexível, responsável, organizado e que sabe
dialogar, apesar das limitações da distância”, comenta Samyra Ramos, gerente de
marketing da Higlobe,
fintech de pagamentos cross-border entre EUA e profissionais brasileiros.
Assim, a executiva
elenca algumas perguntas frequentes e mostra um jeito interessante de responder
a cada uma delas. Confira:
“O que
te motiva a trabalhar remotamente?”
Esta pergunta pode
ser comum para identificar quais são os pontos mais importantes para o
funcionário que opta por uma rotina de trabalho remoto. Ao responder, é
importante evidenciar como a modalidade traz benefícios que estão ajustados às
suas metas profissionais e pessoais, seja flexibilidade, equilíbrio na rotina
ou a possibilidade de se conectar com culturas corporativas diversas.
“Você
sabe lidar com distrações? Como?”
Manter a produtividade pode ser um desafio em meio às distrações do home office e os recrutadores querem entender o que você faz para manter o rendimento. Por isso, é importante explicar quais limites você estabeleceu em casa, consigo mesmo e com outros moradores, e se possível, salientar se você possui um escritório em casa para o trabalho.
Outra pergunta importante que pode surgir é como o profissional equilibra a vida profissional e pessoal no remoto. Eles querem descobrir se o entrevistado sabe separar os momentos para cada área, priorizando o autocuidado, evitando estresse e aumentando o engajamento. É interessante responder que você sabe se desconectar do trabalho, destacando a importância de ter intervalos e da comunicação com líderes em momentos de imprevisibilidade.
“No
trabalho remoto, como você estabelece as prioridades e cumpre prazos?”
Assim como no
presencial, saber se organizar e manter os prazos em dia é fundamental. O
trabalho remoto demanda bastante autonomia e responsabilidade, e com essa
pergunta, recrutadores querem ouvir quais seus critérios ao escolher
prioridades, e o que você faz para alcançar as metas a partir delas.
Nessa hora, pode
ser relevante compartilhar alguma estratégia usada para priorizar tarefas, ou
ferramentas que dão suporte para isso, como Toggl, Notion e Monday. Um ponto
importante é sempre enfatizar sua habilidade de comunicação e alinhamento tanto
com líderes, quanto com o time.
“Como
você cria laços com outros colaboradores?”
É claro que
trabalhar remotamente exige mais do profissional para interagir com outros,
então é um ponto positivo quanto esse relacionamento se dá com facilidade, e as
companhias valorizam muito esse engajamento. Os recrutadores querem conhecer
mais do entrevistado e essa pergunta mostrará mais do seu lado pessoal.
Para responder,
basta comentar o que você faz para interagir mais com as pessoas e quais
habilidades você coloca em prática nesses momentos. Reforce, também, sua opinião
sobre a importância de criar laços com os colaboradores.
“Qual
o maior desafio de trabalhar remotamente e como você lida com isso?”
Com essa pergunta,
sobretudo, recrutadores querem ver sua capacidade de estar atento aos desafios
da empresa e do time, e o que você faz para superá-los. Demonstre que você sabe
de alguns empecilhos comuns, como falta de comunicação ou falta de agilidade.
Ao apontar esses
desafios, mostre quais estratégias você usa para solucioná-los. Ressalte seu
comprometimento em alinhar demandas urgentes por videochamada, em vez de
mensagem de texto, por exemplo, reservando-as para demandas mais corriqueiras.
Para falta de comunicação, uma opção pode ser dizer que você prefere formalizar
por e-mail tudo o que for alinhado fora dele.
Higlobe, Inc.
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