Pesquisar no Blog

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

No Dia do Dermatologista SBD divulga dados da Campanha do Câncer de Pele e reforça a importância da prevenção

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Carcinoma Basocelular (CBC) foi diagnosticado clinicamente em 14,84% dos pacientes durante a campanha Dezembro Laranja
 

O Dia do Dermatologista é celebrado nesta quarta-feira (5), e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aproveitou a data para dar luz aos dados coletados durante a campanha Dezembro Laranja, de prevenção ao câncer de pele, que atendeu 18 mil pessoas para a detecção e diagnóstico precoce da doença. A iniciativa, que aconteceu em 103 postos de atendimento espalhados pelo Brasil, ofereceu consultas gratuitas à população, com orientação sobre medidas de prevenção. 

Vale lembrar que, nesta terça-feira (4), foi o Dia de Combate ao Câncer, o que torna este um momento oportuno para reforçar a importância da conscientização sobre a doença e dos cuidados com a saúde da pele. O dermatologista, como especialista na área, é o profissional indicado para orientar e tratar as questões relacionadas ao câncer de pele. 

Os resultados coletados revelaram dados preocupantes. O Carcinoma Basocelular (CBC) foi diagnosticado clinicamente em 14,84% dos pacientes, enquanto outras pré-neoplasias representaram 11,51%. O Carcinoma Epidermóide (CEC) foi identificado em 4,68% dos casos, o Melanoma em 2,31% e outros tipos de tumores malignos em 1,21%. O restante dos atendimentos revelou 41,22% de dermatoses diversas, e 24,23% dos pacientes não apresentaram qualquer tipo de doença dermatológica. 

Outro dado significativo é o comportamento da população em relação à exposição solar, já que 62,51% dos atendidos, ou 11.014 pessoas, relataram se expor ao sol sem proteção adequada, enquanto apenas 31,63% (5.574) usaram proteção solar e 5,86% (1.032) dos entrevistados afirmaram não se expor ao sol. 

A pesquisa também revelou que 61,29% dos atendimentos (10.800) foram realizados com o público feminino, enquanto 38,71% (6.820) ocorreram com homens. “A diferença de atendimento entre os sexos reflete a preocupação maior das mulheres com a saúde, por isso é fundamental fortalecer que a prevenção é para todos. Os homens também precisam prestar atenção no seu autocuidado”, explicou o coordenador da campanha e atual presidente da SBD, Dr. Carlos Barcaui. 

Em relação ao histórico de câncer de pele, 16,87% dos atendidos (2.972 pessoas) relataram ter tido a doença anteriormente, enquanto 83,13% (14.648) não tinham histórico da doença.

“A iniciativa ressaltou, mais uma vez, a relevância das ações preventivas e do diagnóstico precoce para o tratamento eficaz do câncer de pele e de outras condições dermatológicas, portanto, neste Dia do Dermatologista, a SBD continua a reforçar a importância de um acompanhamento regular com dermatologistas e de medidas preventivas, como o uso diário de protetor solar e a busca por orientação médica em caso de qualquer alteração na pele, cabelos e unhas, afinal, nós também somos responsáveis por esses cuidados”, ressalta Dr. Barcaui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados