– Clubes e fãs vão se reunir por todo o Brasil para celebrar a história do mais tradicional modelo da Volkswagen; saiba detalhes;
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Líder no Brasil por 23 anos, o Fusca teve mais de 3,1 milhões de unidades
comercializadas no País; até hoje estima-se que 1,7 milhão de unidades do
modelo circulem nacionalmente;
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A Volkswagen do Brasil iniciou a montagem do Sedã VW-1200 em 1953, aperfeiçoado
e diferenciado em relação ao modelo importado, em um armazém alugado na rua do
Manifesto, no bairro do Ipiranga (SP). Já em 1959, modelo teve produção
começada na fábrica São Bernardo do Campo (SP). O primeiro Fusca brasileiro
tinha motor 1200, com 54% de peças e componentes nacionais. Fabricação no
Brasil foi encerrada em 1996;
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Certificado de Veículos Clássicos para o seu Fusca: saiba valor e condições;
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Garagem VW: no acervo da Volkswagen do Brasil, três exemplares raros possuem o
Certificado, que reconhece e exalta as características de produção de modelos
clássicos fabricados em território nacional
O carro mais carismático do mundo tem um dia para chamar de seu no Brasil. O próximo 20 de janeiro é dedicado ao Dia Nacional do Fusca, data que celebra a história do mais tradicional modelo da Volkswagen. Pelo Brasil, clubes e fãs, sempre apaixonados, comemoram o legado do ‘Besouro’ com encontros, ‘fusqueatas’ e muita festa.
Veja galeria de fotos
do Volkswagen Fusca aqui.
Veja as celebrações do Dia Nacional do Fusca em 2025:
Fusca Clube do Brasil
Data: 19 de janeiro de 2025, das 9h às 14h
Local: Av. Rotary, 624 (Shopping São Bernardo Plaza), São
Bernardo do Campo, São Paulo
Atrações e
informações: Exposição de
carros, barracas de vendas de miniaturas, antiguidades, roupas e acessórios,
praça de alimentação e sorteio de prêmios. Entrada gratuita. Estacionamento
liberado mediante doação de 2 kg de alimentos.
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informações.
Fusca Clube de Pedreira
Data: 18 de janeiro de 2025, a partir das 8h
Local: Av. Dr. Jorge Duprat Figueiredo, 137 (Nagoya Outlet
Pedreira), Pedreira, São Paulo.
Atrações e
informações: Exposição de
carros, praça de alimentação, mercado de pulgas e shows. Entrega de kit de
boas-vindas para os 300 primeiros veículos participantes. Entrada: um pacote de
fralda geriátrica tamanho G (por veículo participante).
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informações.
California Volks
Data: 19 de janeiro de 2025, a partir das 10h
Local: Rua Marcos Marcarian, 377 (VAT Rock Bar), Nova
Aliança, Ribeirão Preto, São Paulo
Atrações e
informações: Exposição de
carros. Entrada gratuita.
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informações.
Volkswagen Clube do Rio de Janeiro
Data: 20 de janeiro de 2025, às 9h30
Local: Rua Professor Eurico Rabelo (Saída do Maracanã, em
frente ao Museu do Índio), Maracanã, Rio de Janeiro
Atrações e
informações: ‘Fusqueata’
passará pelo Túnel Rebouças, Estrada Lagoa-Barra, Avenida das Américas e terá
dispersão na Linha Amarela.
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Clube CAF (Clube de Amigos Fusqueiros - Belo Horizonte)
Data: 18 de janeiro de 2025, às 8h30
Local: Rod. BR 356, Km 4, s/n (Copasa Cercadinho/BH
Shopping), Belo Horizonte, Minas Gerais
Atrações e
informações: ‘Fusqueata’ em
direção ao Milhão (Florestal). Em caso de chuva forte, o evento será cancelado.
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Clube do Fusca de Poços de Caldas
Data: 19 de janeiro de 2025, às 9h
Local: Praça José Affonso Junqueira (atrás do Palace
Hotel), Poços de Caldas, Minas Gerais
Atrações e
informações: Exposição de
carros.
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DNF Curitiba
Data: 18 e 19 de janeiro de 2025, das 10h às 18h (sábado)
e das 9h às 17h (domingo)
Local: R. Monsenhor Boleslau Falarz, 200 (Colégio
Arquidiocesano), Curitiba, Paraná
Atrações e
informações: Exposição de
carros. Entrada de pedestres R$ 10/ Entrada para modelos em exposição R$ 80
(sábado) e R$ 60 (domingo)
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Clube Antigos do Farol
Data: 19 de janeiro de 2025, concentração às 14h
Local: Praça da Bandeira, Aracajú, Sergipe
Atrações e
informações: ‘Fusqueata’ em
direção ao Kartódromo Emerson Fittipaldi (Orla do Atalaia).
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informações.
Fusca: uma história que não tem fim
O
Fusca iniciou as operações da Volkswagen no Brasil, em 1953, montado em um
galpão no bairro do Ipiranga. Seu motor tinha 1.200 cm³. A partir de 1959
começou a ser fabricado no País, já na unidade Anchieta, até 1986. Durante todo
esse período, o Volkswagen Sedan foi sempre equipado com diferentes versões do
motor quatro-cilindros, refrigerado a ar – o câmbio foi sempre manual de quatro
marchas e a tração, traseira. Primeiro, o motor passou de 1.200 cm³ para 1.300
cm³, a partir de 1967, com 45 cv brutos. Em seguida, ganhou a versão de 1.500
cm³, introduzida em 1970, com 52 cv brutos. A potência veio associada à bitola
traseira 62 mm maior, o que alterou o porte do modelo e lhe rendeu o apelido de
“Fuscão”. A versão de 1.600 cm³ viria em 1974, com dupla carburação, que rendia
65 cv brutos. Essa mudança veio acompanhada de aumento também na bitola
dianteira, além de para-brisa maior, sistema de ventilação interna e
pisca-alerta. Ao longo dos anos foram sendo introduzidas melhorias como a
coluna de direção bipartida, duplo circuito de freios independentes e comando
do limpador de para-brisa na coluna de direção (1977), volante de polipropileno
texturizado e as lanternas traseiras grandes e arredondadas apelidadas de
“Fafá” (1979), aquecimento interno e ignição eletrônica (1983), entre outras. O
modelo teve também várias reestilizações e séries especiais, como a Prata, de
1979. Do original Volkswagen Sedan, o nome foi oficialmente substituído por
Fusca em 1983. Em 1984, o modelo ganhou freios a disco na dianteira e passou a
ser produzido apenas na versão 1.600 – no ano seguinte receberia versão 1.600
movida a etanol.
Sua
produção foi retomada em 1993 e durou até 1996. Ao longo de toda a sua
história, o Fusca teve mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil. E,
até hoje, estima-se que 1,7 milhão de unidades do modelo circulem no País.
Garagem VW e Certificado de Veículos Clássicos
A
Volkswagen do Brasil preserva o legado do Fusca e orgulha-se de manter três
preciosas unidades em sua Garagem VW. A unidade mais antiga do acervo da marca
alemã no Brasil é datada de 1986: o simpático Fusca na cor vermelho Fênix
Metálico é equipado com motor 1.600 cm³ a álcool e transmissão de quatro
marchas. A unidade tem número de chassi HP000001. O segundo modelo é um 1993,
chamado popularmente de Fusca Itamar. O exemplar tem chassi número PP00001, é o
primeiro produzido na segunda fase de manufatura, e o mesmo veículo apresentado
a Itamar Franco na celebração do retorno da produção. Pintado na cor Prata
Lunar, ele possui algumas particularidades, como lanternas traseiras “fumê”,
que atualmente poderiam ser facilmente chamadas de lanternas com máscara negra.
Do lado de dentro, os bancos são os mesmos das unidades Gol da época, assim
como seu volante. A unidade tem motor 1.600 cm³ a álcool e conta com tanquinho
de gasolina. O hodômetro marca míseros 352 km percorridos. A última unidade da
Garagem é um Fusca 1996. O conversível tem chassi número TP006623 e é pintado
na cor Branco Geada. Com capota preta, traz o 1600 cm³ a gasolina, com motor
injetado para o mercado mexicano. Foi convertido a conversível pela Sulam,
tradicional transformadora de veículos, fundada em 1973.
As
três preciosidades ostentam o Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen. O
documento oficial, com número serial único, reconhece e exalta as
características de produção de modelos clássicos fabricados em território
nacional, e fornece dados originais de produção, que podem ser úteis para
preservar e restaurar os veículos da marca.
A
‘Certidão de Nascimento’ é emitida através do VW Collection para veículos que
tenham pelo menos 20 anos. A solicitação pode ser feita de maneira online no
site oficial, com o custo de R$ 500 e frete. Saiba mais em: www.vwcollection.com.br/institucional/certificado-classico-vw
O
valor arrecadado com as vendas do Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen
suporta financeiramente a Garagem VW na preservação e no restauro dos veículos
do acervo histórico.
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