Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Como impulsionar o e-commerce em 2025?

Se você deseja expandir seu negócio em 2025, saiba que o e-commerce pode trazer resultados excelentes para isso. Em dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio eletrônico deve crescer ainda mais este ano, chegando a trazer um total de R$ 224,7 bilhões em faturamento. Caso a perspectiva se torne realidade, o Brasil estará em seu oitavo ano consecutivo de crescimento do setor – demonstrando um panorama muito positivo e um amplo espaço para estabelecimento e prosperidade dos negócios. Isso, desde que se atentem a estratégias e tendências importantes para atingir essa meta.

Nos últimos anos, muitas ações vêm se destacando no país e sendo fortemente investidas pelas empresas em suas plataformas online, se tornando essenciais para não ficar para trás nesta grande maratona que está à frente de todos os e-commerces. Conhecê-las a fundo é primordial para compreender qual faz mais sentido para sua realidade e objetivos, de forma que consigam explorar esse mar de oportunidades que o ambiente digital proporciona.

Para aquelas que não possuem amplo conhecimento sobre estratégias mais avançadas neste universo, inserir-se nos marketplaces é uma excelente forma de começar essa jornada. Eles são ótimos espaços para exibir seus produtos para um público que, geralmente, busca por itens mais comuns, quase podendo ser chamados de “commodities” nos dias de hoje; além de já possuírem a intenção de compra. Nesses canais, é importante colocar esforços para ter uma boa comunicação dentro das plataformas, responder perguntas dos possíveis clientes e manter uma boa avaliação, para que tenham um grande número de vendas e confiabilidade.

Outro movimento bastante interessante já consolidado em outros países, mas ainda nem tanto explorado por aqui, é o live-commerce, que nada mais é do que a utilização de ferramentas de transmissão audiovisual ao vivo com o intuito de vender produtos. Essa modalidade já era muito vista antigamente em outros moldes, como o famoso caso da Shoptime, que sempre estava ao ar com vendedores apresentando diversos produtos e promoções.

Dentro do âmbito digital, contudo, ainda não vemos essa estratégia sendo utilizada de modo generalizado, algo que poderia ser mais explorada por diversas marcas e estabelecimentos – cuja chave de sucesso que fará com que funcione e traga resultados excepcionais estará no tripé da humanização, conexão e transparência que serão transmitidos ao consumidor.

Formar parcerias com influenciadores também tende a ser uma ótima ação para impulsionar as vendas no e-commerce este ano, direcionando uma comunicação mais assertiva e focada em um público-alvo específico e “seguidor fiel” daquela figura pública. Caso não haja um grande orçamento para investir nessas pessoas mais famosas, um ponto deve ser reforçado é cogitar a contratação de micro influenciadores, a qual pode ser um movimento dentro desse grande “jogo” que é capaz de impulsionar pessoas que são, definitivamente, seu público, por preços relativamente mais baixos.

A partir das estratégias apresentadas acima, é importante ter o discernimento sobre os prós e contras de cada uma para entender qual mais conversa com seu modelo de negócio e se mostra viável dentro do seu atual cenário econômico e de estruturação. Ao invés de elaborar planos de marketing em massa, optar pela segmentação das campanhas em um público que tenha grande interesse nos produtos ofertados em sua loja pode aumentar a taxa de conversões, ao mesmo tempo em que facilita a utilização de influencers e reduz os gastos com mídias pagas.

Por fim, é de extrema importância entender que, de nada adianta aumentar seus pedidos e clientes, se a empresa ainda não possui uma base de infraestrutura que suporte um aumento agressivo da quantidade de pedidos e o serviço pós-venda para eventuais necessidades dos consumidores em casos especiais. Então, para escalar seu negócio no e-commerce, considere os pontos e dicas destacados acima que, certamente, poderão nortear um caminho bastante promissor para conquistar resultados maravilhosos neste universo online.

 

Renan Cardarello - CEO da iOBEE - Assessoria de Marketing Digital e Tecnologia.



iOBEE
https://iobee.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados