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As
empresas estão cada vez mais voltadas à transformação digital, investindo em
tecnologias que otimizam operações, melhoram a experiência do cliente e
permitem decisões mais informadas. Este processo, de acordo com Bruno Lacerda,
diretor de tecnologia da eBox Digital, empresa especializada em gestão e
proteção de documentos físicos e digitais, inclui a digitalização de processos,
uso intensivo de dados para personalizar ofertas e adoção de ferramentas como a
Inteligência Artificial (IA) para automação.
“Entre os setores que mais devem se beneficiar dessas tecnologias
no futuro estão Saúde, Finanças, Agronegócio e Logística”, destaca o
especialista. Na saúde, por exemplo, a IA está transformando diagnósticos e
tratamentos personalizados, além de tornar as operações hospitalares mais
eficientes. “Com o avanço da IoT, dispositivos médicos conectados permitem o
monitoramento remoto, melhorando a gestão de pacientes e reduzindo custos”,
explica Lacerda.
Ele menciona uma pesquisa realizada pela a Healthcare Information
and Management Systems Society (HIMSS) ressaltando que o mercado global de
tecnologia da informação em saúde deve crescer 15% em 2025.
O especialista destaca também como o setor financeiro será
altamente impactado. Para ele, a IA já vem permitindo personalizar produtos
financeiros e identificar fraudes com maior rapidez, enquanto a Blockchain garante
segurança e transparência em transações e contratos digitais, o que é crucial
em mercados globais.
Já no agronegócio, o uso de IoT e IA para monitoramento de solo,
clima e produção agrícola vai possibilitar uma agricultura de precisão,
aumentando a produtividade e reduzindo desperdícios. E na logística, a IoT
permite rastreamento em tempo real, enquanto a Blockchain assegura a
autenticidade das operações, tornando a cadeia de suprimentos mais confiável e
eficiente.
Lacerda explica que a IA está impulsionando avanços por conta das
análises preditivas avançadas, personalização e automação de processos. “Esses
recursos ajudam as empresas a tomarem decisões mais inteligentes e a melhorar a
eficiência operacional de seus negócios”.
Além disso, outras tendências ganharam ainda mais notoriedade,
como tecnologia sustentável, segurança cibernética e computação em nuvem.
Segundo ele, o processo de automação robótica e a internet das coisas (IoT)
também chegaram com destaque, otimizando cadeias produtivas e logísticas.
Outra tendência que o especialista faz questão de abordar é a
tecnologia Blockchain, que vai além das criptomoedas e oferece maior
transparência, segurança e eficiência em transações de contratos. “Esta será,
sem dúvidas, outra tecnologia relevante para o mercado nos próximos anos”.
O executivo esclarece que o primeiro desafio para a adoção destas
tecnologias é cultural, já que a transformação digital exige uma mentalidade
ágil e adaptável, e muitos negócios precisam realinhar equipes para incorporar
essa visão.
“Outro ponto crítico é a capacitação: a falta de profissionais
qualificados em áreas como IA, cibersegurança e análise de dados limita o ritmo
de adaptação de muitas empresas”, acredita Lacerda.
Há também a questão da segurança. O diretor da eBox afirma que,
com o aumento da digitalização, crescem os riscos de ataques cibernéticos, e
garantir a proteção de dados torna-se essencial, especialmente em setores que
lidam com informações sensíveis. Além disso, segundo ele, o custo de implementar
novas tecnologias pode ser um entrave, principalmente para pequenas e médias
empresas, que precisam equilibrar investimentos em tecnologia com outras
prioridades de negócios.
“Superar esses desafios é fundamental para que as empresas não só se adaptem à transformação digital, mas também aproveitem o seu potencial competitivo a longo prazo”, conclui Bruno.
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