Especialistas compartilham dicas valiosas que aprenderam em seus negócios, indo do uso estratégico da tecnologia à importância do networking e do potencial dos colaboradores
No dinâmico mundo
dos negócios, manter-se atualizado e adotar boas práticas são diferenciais que
impactam diretamente o sucesso de uma empresa. Grandes empreendedores
reconhecem que aprender com experiências alheias e trocar insights com
especialistas pode encurtar o caminho para soluções eficazes e inovadoras.
Uma pesquisa do
relatório “Tendências de Comportamento de Consumo 2024”, realizada pelo Sebrae,
destaca que os consumidores brasileiros estão cada vez mais cautelosos em suas
decisões de compra, buscando informações detalhadas e confiáveis antes de
adquirir produtos ou serviços. Essa tendência ressalta a importância das
recomendações e do compartilhamento de experiências entre consumidores e
profissionais, reforçando o valor das indicações pessoais no processo de
decisão.
Pensando nisso,
reunimos cinco conselhos valiosos de especialistas em diferentes áreas para
ajudar empreendedores a aprimorar sua gestão e impulsionar seus resultados:
1.
Saiba em qual setor aplicar a tecnologia. “É preciso analisar e entender que nem todos os setores de
uma empresa precisam de tecnologia. Aqueles que mais se beneficiam das
inovações trazidas por essa ferramenta estão relacionados ao cerne do negócio,
como operações, atendimento ao cliente e desenvolvimento de produtos e
serviços”, pontua Eduardo Freire, CEO e estrategista de inovação corporativa
da FWK Innovation Design.
2. Evite a dependência de inteligência artificial. “Combine
o uso da IA com outros métodos, principalmente em se tratando de aprendizagem.
Por exemplo, dedique um tempo para leitura e reflexão sem auxílio tecnológico,
e depois use a IA para expandir seus insights e conectar algumas ideias.
Experimentar e abordar a IA de forma equilibrada mantém suas habilidades
cognitivas afiadas enquanto aproveita os benefícios da tecnologia”, instrui
Raphael Santos Marques, cofundador da Tech do Bem.
3.
Priorize o engajamento dos colaboradores. “O segredo para conquistar o engajamento dos colaboradores é
ter uma Comunicação Interna forte e um alinhamento entre todas as áreas da
empresa. Não é porque a CI é o setor responsável pelo compartilhamento de
informações que deve conduzir, sozinha, a jornada de engajamento. Isso,
inclusive, é algo muito difícil de acontecer”, defende Hugo Godinho, CEO
da Dialog, HR Tech
líder em Comunicação Interna no Brasil.
4.
Aperfeiçoamento na experiência do cliente. “Ferramentas ajudam a criar uma experiência de cliente
contínua e de alta qualidade em todos os canais de comunicação, especialmente
para empresas que usam aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram.
Enquanto os ‘robozinhos’ fazem triagem dos problemas e redirecionam o cliente
para a área específica, os atendentes humanos têm mais tempo para praticar
escuta ativa, algo importantíssimo ao lidar com pessoas. Além disso, um
atendimento mais rápido, às vezes até instantâneo, gera uma visão muito
positiva da marca”, esclarece Luiz Felipe, Gerente de Atendimento da Leste Telecom.
5.
Confie no potencial da Geração Z. “Ignorar
o potencial que eles possuem não é o ideal para nenhuma empresa - em alguns
anos, eles serão maioria no ambiente corporativo, ultrapassando até mesmo os
millennials em números. Investir na Gen Z vai além dos benefícios para as
empresas; ele é o fator principal para que tenhamos, hoje e cada vez mais, um
mercado de trabalho mais inclusivo, dinâmico e resiliente”, ressalta Mari
Galindo, fundadora e CEO da Nice House.
Obter orientações
de especialistas e compartilhar experiências são atitudes que fazem toda a
diferença no crescimento profissional. Independentemente do momento da
carreira, aprender com quem já trilhou caminhos semelhantes pode ser a chave
para evitar armadilhas e potencializar resultados.
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