Colaboradores virtuais criados por startup
goiana vão além dos tradicionais chatbots, fornecendo respostas complexas,
sugestões e até detecção do humor do cliente
O
mercado de trabalho vem passando por uma transformação em diferentes âmbitos.
Enquanto o Brasil discute o futuro da jornada de trabalho humana, a tecnologia
está disponibilizando alternativas para otimizar o desempenho das pessoas no
mundo do trabalho.
Já
existe tecnologia para que as empresas mantenham um atendimento digital ativo
sem interrupção, folga ou férias, oferecendo uma experiência aos consumidores
modernos, sem tempo e paciência para esperar um retorno de um profissional que
esteja de folga.
“A
inteligência artificial vai possibilitar que as pessoas trabalhem menos.
Certamente, alguns empregos deixarão de existir, aqueles ligados a rotinas
repetitivas, mas certamente surgirão outras funções mais analíticas”, avalia
Marcus Ferreira, founder da startup goiana Acelérion Hub de Inovação. Um
recente estudo do Goldman Sachs projeta que a ascensão da IA poderá afetar
diretamente cerca de 300 milhões de empregos ao redor do mundo.
Ele
exemplifica com os colaboradores virtuais criados pela sua startup, focados em
venda ou agendamento de reuniões de negócios, que já estão rodando em todo país
e que estão diminuindo a necessidade de contratação e treinamento constantes de
mão-de-obra.
A
startup se consolidou como uma das mais promissoras do Brasil ao desenvolver
soluções baseadas em IA para otimizar o atendimento com foco na venda ou no
agendamento de reuniões ou visitas de negócios.
Foco na criatividade
Apesar
dos temores quanto ao nível de empregos que podem ser perdidos nos próximos
anos, a especialista em IA Loryane Lanne, sócia e CEO da Acelérion, avalia que
a tecnologia surge para fazer com que as pessoas se esgotem menos nos
seus trabalhos operacionais repetitivos. “O ser humano foi feito para ser
criativo. A IA está aí justamente para fazer o processo repetitivo e deixar com
que as pessoas, os trabalhadores, não se esgotem mentalmente, gerando como
consequência um burnout ou algum tipo de depressão por ficarem fazendo algo que
não é tão prazeroso”, diz.
A
especialista destaca que mesmo as IAs precisam de um especialista para
conduzi-las, o que se reflete na necessidade de profissionais cada vez mais
especializados e preparados para o mercado de trabalho que vem se desenhando.
“No caso do atendimento, a IA precisa de um excelente vendedor do lado dela,
observando o comportamento humano e melhorando o seu atendimento para que ela
também seja excelente na sua função. Esse vendedor vai dominar a sua área cada
vez mais e vai passar a não se desgastar tanto com processos e respostas
repetitivos, focando no que é realmente importante”, afirma.
Dois funcionários a menos
Renato
Soriani Vieira, proprietário da LR Imóveis, em São Paulo, começou a utilizar o
Corretora.AI há cerca de dois meses e descreve a ferramenta como uma verdadeira
"secretária de vendas". Entre suas funções, ele destaca a
qualificação de leads e o agendamento de visitas, o que permitiu à empresa
eliminar a necessidade de dois funcionários que antes realizavam essas tarefas.
"Com
o Corretora.AI, já conseguimos atender 413 clientes de forma contínua, 24 horas
por dia, e estou muito próximo de fechar vendas graças ao agendamento rápido e
assertivo", compartilha Renato.
Entusiasta
das tecnologias digitais, Renato não hesitou em adotar a IA em sua empresa e vê
a inovação como essencial para escalar seu negócio. "Zero processos
trabalhistas e mais agilidade nos atendimentos", resume ele.
Segundo
Renato, a Corretora.AI permitiu uma melhor distribuição dos recursos humanos,
deixando a equipe livre para focar em aspectos mais estratégicos da venda e no
relacionamento com o cliente.
Atendimento 24h com humanização e agilidade
Pabline
Mello Nogueira, proprietária da SOU Imobiliária, de Florianópolis, também
relata grandes avanços desde a implementação da Corretora.AI. Com dois meses de
uso, a IA está encarregada do primeiro atendimento aos clientes, filtrando
informações e agendando visitas antes de encaminhá-los para o corretor
responsável.
"O
atendimento é ágil e 24 horas por dia, mas sem parecer um robô. A IA da
Acelérion nos trouxe liberdade e uma personalização que antes só era possível
com uma equipe completa", comenta Pabline.
Ela
também reforça a importância da inovação para a sobrevivência no mercado.
"A inovação é 100% essencial para o nosso crescimento. O cliente busca
cada vez mais rapidez e eficiência, e a tecnologia nos permite oferecer
exatamente isso", diz Pabline.
Além
de aumentar a quantidade de agendamentos e centralizar as informações, a
ferramenta também padroniza o atendimento, permitindo que a SOU Imobiliária
atenda um maior número de clientes sem comprometer a qualidade do serviço.
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