Plataforma bloqueia números de celular e telefone fixo para não receber chamadas de telemarketing de telecom e de oferta de crédito consignado
A plataforma Não Me Perturbe, em operação desde julho de
2019, fechou o ano de 2023 com mais de 12 milhões de números de telefone
cadastrados para não receber chamadas de telemarketing de empresas de telecom e
de oferta de crédito consignado. A iniciativa, criada pelas operadoras de
telecom, faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a
relação com os consumidores.
Durante o ano de 2023, 974.902 novos números foram adicionados à base de telefones da Não Me Perturbe, um aumento de 8,8% em relação à 2022. Em média, foram 81.242 novos cadastros por mês.
Quem quiser bloquear seus números de celular e telefone fixo para não receber
ligações de telemarketing desses dois setores deve fazer o cadastro diretamente
no site, pelo aplicativo da Não Me Perturbe ou por meio dos
Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no
site.
“A Não Me Perturbe foi uma das medidas adotadas pelas operadoras para reduzir a
prática de telemarketing abusivo, que em 2023 avançou com o lançamento do
aplicativo, tornando ainda mais simples o cadastro de números na plataforma”,
afirmou o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
Ferrari reforçou ainda que a Não Me Perturbe só funciona para ligações de
empresas de telecomunicações e para oferta de crédito consignado. “Não é
possível, pela plataforma, bloquear ligações, por exemplo, de planos de saúde
ou redes varejistas”.
O Distrito Federal tem a maior proporção entre número de bloqueios e quantidade
de telefones fixos e móveis, 8,2% da base de telefones do DF está registrada na
Não Me Perturbe. Em números absolutos, São Paulo tem o maior número de
telefones cadastrados na Não Me Perturbe. São 5,52 milhões de telefones
registrados, totalizando 6,5% dos 85 milhões de números que compõe a base de
telefonia fixa e móvel do estado.
Autorregulação
A autorregulação atua dentro de procedimentos mais modernos de regulação
responsiva com o objetivo de melhorar a relação com os consumidores. Desde
março de 2020, além do telemarketing, o Sistema de Autorregulação das
Telecomunicações (SART) vem atuando em outras frentes de autorregulação, com a
implantação dos normativos de Atendimento, Cobrança e Oferta. Os normativos
trazem orientações para as prestadoras no relacionamento com os usuários e
contaram com a participação próxima da Anatel e dos conselheiros independentes
que compõem o SART.
Mesmo com o aumento da demanda por serviços de telecom, que se intensificou a partir de 2020, as reclamações de usuários de serviços de telecomunicações registradas na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) têm apresentado sucessivas quedas. Em outubro de 2023, por exemplo, o número de reclamações de usuários de telecom registradas na agência caiu 15,2%% em relação a outubro de 2022.
Conexis
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