Confira dicas de
como se preparar para aumentar o faturamento no período da folia
Planejamento, organização e criatividade são
ferramentas fundamentais para pequenos negócios que desejam aproveitar o
Carnaval deste ano para conquistar um faturamento maior e novos clientes. Entre
os segmentos mais aquecidos, estão as atividades relacionadas à Economia
Criativa, como Cultura, Moda, Design, Música, Artesanato, Audiovisual, além das
áreas de Alimentação e Bebidas, Beleza e Turismo.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que a
celebração mostra todo o potencial dos empreendedores brasileiros que atuam na
música, no artesanato, na moda, na gastronomia. "O Carnaval movimenta toda
a economia brasileira e isso permite oportunidades na geração de emprego e mais
inclusão. O Brasil inteiro se envolve com o período, seja o Maracatu e o Frevo,
em Pernambuco, sejam as escolas de samba no Rio de Janeiro ou São Paulo. O
Carnaval aquece o turismo, o comércio e os empreendedores conhecem o potencial
econômico dessa data", ressalta.
A coordenadora de Economia Criativa do Sebrae,
Denise Marques, afirma que a festa desperta os empreendedores criativos que são
movidos à paixão pelo que fazem. “É o momento ideal para validar e testar seu
negócio, a fim de gerar um engajamento com seu público-alvo. Depois é seguir o
fluxo de qualquer empreendimento, que é ter de fato um CNPJ e alcançar novas
oportunidades”, complementa.
O setor de beleza, que segue em alta no Brasil, com
a formalização de 180.831 microempreendedores individuais (MEI) em 2023, o
equivalente a quase 500 por dia, é um dos segmentos impulsionadas no Carnaval.
Localizada em Salvador, a Carmem Perucaria está há 15 anos no mercado de
beleza. Por lá, a especialidade é a fabricação e restauração de perucas, laces wig (semelhante
ao cabelo natural), rabos de cavalo e apliques. Para o Carnaval de 2024, a
expectativa é aumentar em 60% as vendas com os laces wig e
cabelos orgânicos.
“No Carnaval, em especial, investimos em cabelos
orgânicos que imitam muito o cabelo humano e são feitos da mesma matéria-prima
do sintético, mas com textura e aparência de cabelos naturais e com preço bem
acessível”, comenta a empresária Leona Santana. “Após o período da folia,
iremos focar em divulgação no meio digital sobre os cabelos de apliques e rabos
de cavalo, pois são práticos e rápidos, sem a necessidade de salão de beleza.
São cabelos procurados o ano todo”, explica Leona.
A Agência Sebrae de Notícias preparou
dicas práticas para atrair os clientes que vão curtir a folia. Confira:
• Criatividade: atualize sua marca nas redes
sociais com uma identidade visual para o Carnaval, com elementos visuais
característicos da festa. Capacite sua empresa no marketing digital para
melhorar as vendas on-line e a presença digital nas redes sociais;
• Espaço físico: A loja física também requer
atenção e uma decoração especial - crie um ambiente que gere uma boa
experiência para o seu cliente. O consumidor quer ser bem atendido e alguns
detalhes como som ambiente e brindes podem ser um diferencial;
• Estoque: É importante estar atento para não
perder vendas. Fique atento às novidades. O fornecedor é parte fundamental
nesta etapa. Se possível, faça uma reposição completa, considerando as
variedades do produto (cor, tamanho, modelos). Além disso, diversifique os
fornecedores e cheque as melhores condições de prazo, qualidade, preço e
prontidão de estoque;
• Combo interno: Ofereça descontos e aproveite para
vender itens parados no estoque, com pouca demanda ou que possam sofrer alguma
redução nas vendas após o período do Carnaval, como produtos específicos de
verão, estampas coloridas, entre outros;
• Parcerias: É também uma boa oportunidade para
fechar combos com parcerias externas com lojas, pousadas, bares e restaurantes
que recebem o mesmo público de interesse do seu negócio (combo externo).
Meu Negócio é Carnaval
Aproveite uma a seleção de conteúdos do Sebrae voltados para queles que
empreendem ou querem empreender na folia. Vamos ver o seu negócio decolar!
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