Contratos sem registro legal podem ser mais rápidos, mas trazem insegurança jurídica para a empresa
O chamado
“contrato de gaveta”, é muito comum no Brasil, usado por empresas de médio e
pequeno porte como uma forma de tentar facilitar e otimizar a prática diária,
mas que acaba gerando problemas e insegurança jurídica ao longo do tempo.
O que são “contratos
de gaveta”?:
Esse tipo de contrato é usado
normalmente para registrar não oficialmente um acordo entre duas pessoas que
pode variar desde compra de bens imóveis a parcerias comerciais. Apesar de ser
bastante usado no Brasil, tanto entre pessoas físicas quanto jurídicas, o
“contrato de gaveta” não traz segurança jurídica para o acordo firmado.
Um contrato que
não é um contrato
De acordo com o advogado e Sócio Diretor da Nelson Wilians Advogados, Sérgio Vieira, esse tipo de acordo tem reconhecimento limitado e pode trazer diversos ônus para a empresa.
“Os contratos de gaveta normalmente são usados por médias e pequenas empresas para ter economia, agilidade, etc., mas com o tempo acaba trazendo insegurança jurídica pois ele não tem reconhecimento legal amplo e, em caso de conflitos, podem ser feitas contestações sobre o seu conteúdo, gerando prejuízos financeiros à empresa”.
“Sem um registro oficial, uma
empresa pode enfrentar vários desafios para comprovar a propriedade de um bem
ou os termos de um acordo. Da mesma forma, um indivíduo pode encontrar
obstáculos ao fazer valer seus direitos em relação a um acordo prévio”,
explica.
A importância do
advogado empresarial
Ter um advogado empresarial ajuda a desenvolver acordos válidos e abrangentes, que ajudam a evitar problemas futuros à empresa, destaca Sérgio Vieira.
“O advogado empresarial é uma figura importante para qualquer empresa, principalmente quando se fala em segurança jurídica, o que é fundamental até mesmo para médias e pequenas empresas, ajudando a elaborar contratos sólidos, legais e abrangentes que evitam problemas jurídicos futuros à empresa”.
“Quando uma empresa acha que está ganhando em deixar de lado a importância de um advogado e tomar as rédeas jurídicas da empresa, quase invariavelmente ela terá problemas com esses contratos sem registro legal”, ressalta Sérgio Vieira.
Sérgio Vieira - Formado em Direito em 2006 na
Universidade Salvador, ingressou na Nelson Wilians em 06/2009 e em 10/2010
assumiu o cargo de Sócio Diretor do escritório Nelson Wilians Advogados em Manaus,
que é atualmente o maior escritório do país e conta com filiais em todos os
Estados da Federação, contando com cerca de 2.000 colaboradores e com 450.000
processos ativos em sua base.
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