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quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Como ter sucesso no seu empreendimento na área de alimentação

Executivas do Grupo Simão explicam o que o empreendedor tem que considerar 

 

Empreender na área de alimentação é bastante desafiador, mas também gera muitas oportunidades para quem consegue satisfazer os clientes. Alguns fatores podem influenciar o sucesso na área, o que vai desde a qualidade do que é oferecido até um atendimento de excelência. 

De acordo com Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, um dos primeiros pontos necessários para ser bem sucedido em um negócio na área é realizar uma pesquisa de mercado eficiente. “É preciso entender bem o mercado local, o público-alvo e a concorrência, assim como as tendências no segmento”, afirmam. 

Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, é importante haver uma gestão financeira sólida desde o início, com controles de orçamento, estoque, fluxo de caixa e outros pontos. “A maioria dos negócios não gera lucro de imediato, por isso o empreendedor precisa estar ciente de que poderá ter que arcar com uma série de custos no começo, até finalmente começar a obter retorno”, diz ele. 

Confira outras questões importantes mencionadas pelas executivas para quem quer ser bem sucedido em um negócio na área de alimentação:

  • Entenda o seu diferencial: Há muitos negócios na área de alimentação, mas sempre é possível se diferenciar dos concorrentes oferecendo algo melhor, seja no sabor da comida, no atendimento ou na localização.
  • Qualidade faz diferença: Quando se trata de alimentação, as executivas do Grupo Simão explicam que a qualidade dos produtos é um diferencial. “Se o cliente pedir uma pizza esperando que venha catupiry, por exemplo, e o que vem é uma imitação de sabor diferente, provavelmente ele pensará duas vezes antes de pedir de novo”, exemplifica Lidiane.
  • Encante seu cliente: Oferecer um bom atendimento é algo essencial, por isso a equipe deve ser treinada para ser ágil e prestativa sempre. “Procure oferecer um atendimento tão bom que o cliente vai querer voltar e recomendar o seu estabelecimento. Esteja atento a feedbacks também”, diz Mislene. 
  • Invista em estratégias de marketing: Quem não é visto, não é reconhecido, por isso é importante divulgar o negócio tanto com promoções locais quanto em redes sociais. 
  • Ofereça um lugar agradável: Música ambiente, mesas limpas, cheiro agradável, acessórios bonitos. Tudo conta pontos para o cliente gostar de frequentar o estabelecimento.
  • Mantenha regularidade no funcionamento: Obedeça aos horários de início e fim de expediente e seja consistente na entrega dos produtos e serviços. 
  • Tenha paciência e esteja aberto para melhorar a cada dia: “O sucesso não acontece de um dia para o outro. Ele é resultado de um trabalho regular e bem feito, por isso tenha paciência e trabalhe duro para ser bem sucedido”, conclui Mislene.  


Mislene Lima - especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.

Lidiane Bastos - administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.

Grupo Simão
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