Executivas do
Grupo Simão explicam o que o empreendedor tem que considerar
Empreender na área de alimentação é bastante
desafiador, mas também gera muitas oportunidades para quem consegue satisfazer
os clientes. Alguns fatores podem influenciar o sucesso na área, o que vai
desde a qualidade do que é oferecido até um atendimento de excelência.
De acordo com Mislene Lima, especialista em
encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas
e mais de 100 funcionários, um dos primeiros pontos necessários para ser bem
sucedido em um negócio na área é realizar uma pesquisa de mercado eficiente. “É
preciso entender bem o mercado local, o público-alvo e a concorrência, assim
como as tendências no segmento”, afirmam.
Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, é
importante haver uma gestão financeira sólida desde o início, com controles de
orçamento, estoque, fluxo de caixa e outros pontos. “A maioria dos negócios não
gera lucro de imediato, por isso o empreendedor precisa estar ciente de que
poderá ter que arcar com uma série de custos no começo, até finalmente começar
a obter retorno”, diz ele.
Confira outras questões importantes mencionadas
pelas executivas para quem quer ser bem sucedido em um negócio na área de
alimentação:
- Entenda
o seu diferencial: Há muitos negócios na área de alimentação, mas sempre é
possível se diferenciar dos concorrentes oferecendo algo melhor, seja no
sabor da comida, no atendimento ou na localização.
- Qualidade
faz diferença: Quando se trata de alimentação, as executivas do Grupo
Simão explicam que a qualidade dos produtos é um diferencial. “Se o
cliente pedir uma pizza esperando que venha catupiry, por exemplo, e o que
vem é uma imitação de sabor diferente, provavelmente ele pensará duas
vezes antes de pedir de novo”, exemplifica Lidiane.
- Encante
seu cliente: Oferecer um bom atendimento é algo essencial, por isso a
equipe deve ser treinada para ser ágil e prestativa sempre. “Procure
oferecer um atendimento tão bom que o cliente vai querer voltar e
recomendar o seu estabelecimento. Esteja atento a feedbacks também”, diz
Mislene.
- Invista
em estratégias de marketing: Quem não é visto, não é reconhecido, por isso
é importante divulgar o negócio tanto com promoções locais quanto em redes
sociais.
- Ofereça
um lugar agradável: Música ambiente, mesas limpas, cheiro agradável,
acessórios bonitos. Tudo conta pontos para o cliente gostar de frequentar
o estabelecimento.
- Mantenha
regularidade no funcionamento: Obedeça aos horários de início e fim de
expediente e seja consistente na entrega dos produtos e serviços.
- Tenha paciência e esteja aberto para melhorar a cada dia: “O sucesso não acontece de um dia para o outro. Ele é resultado de um trabalho regular e bem feito, por isso tenha paciência e trabalhe duro para ser bem sucedido”, conclui Mislene.
Mislene Lima - especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.
Lidiane Bastos - administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.
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