Alguns itens dos veículos podem ser prejudicados com essa onda de calor que atinge grande parte do Brasil
A primavera mal começou e o país está enfrentando uma das piores ondas de calor de sua história, na qual as temperaturas vem superando os 40°C em diversos estados brasileiros. O motivo dessa verdadeira ‘sauna’ é uma massa de ar quente e seco que bloqueia a chegada de frentes frias e a formação de nuvens, e nessas altas temperaturas, os carros também precisam de cuidados especiais.
Em dias de calor extremo, é essencial que as manutenções preventivas do veículo estejam em dia, a fim de mantê-lo funcionando perfeitamente nestas condições de temperatura, pois assim é possível garantir a segurança do condutor e dos pedestres no trânsito. Os motores a combustão são projetados para trabalharem em uma ampla faixa de temperatura ambiente e como a maioria deles são projetos globais, geralmente os limites de especificação para o regime de trabalho dos motores gira em torno de -40ºC a 50ºC para a maioria das montadoras (frio extremo ou calor intenso).
Ao utilizar o carro durante as ondas de calor desta magnitude, fenômenos meteorológicos que se caracterizam por aumento anormal das temperaturas em uma determinada região, os motores trabalham muito perto dos seus limites de especificação, ou seja muito perto dos 50ºC, onde é indicado que a manutenção preventiva do veículo esteja em dia a fim de evitar falhas nos sistemas.
Algumas dicas podem ajudar a manter o bom funcionamento do veículo e a segurança de todos:
- Líquido de
arrefecimento: O líquido de arrefecimento é composto por uma
mistura de água desmineralizada e fluido refrigerante, e tem a função de
controlar a temperatura do motor, evitando o superaquecimento e protegendo
o sistema contra a corrosão. O ideal é verificar o nível de líquido de
arrefecimento do motor regularmente. No reservatório do líquido de
arrefecimento, posicionado na parte superior do motor, há as indicações de
nível máximo e mínimo para preenchimento do fluido. As altas temperaturas
podem sobrecarregar o sistema de resfriamento do motor, por isso é de
extrema importância certificar-se de que o nível de líquido esteja correto
e de que não haja vazamentos. Recomenda-se nunca abastecer o reservatório
com água da torneira e sem a adição do fluido de arrefecimento, pois isto
certamente irá danificar a bomba de água do veículo (selo de vedação), o
que posteriormente ocasionará vazamentos na bomba a água e
consequentemente aquecimento das partes internas do motor, devido a perda
do fluido de arrefecimento. Seguir a recomendação dos fabricantes de
motores e de autopeças é uma forma de prevenir problemas, portanto é
imprescindível adicionar água desmineralizada e o fluído de arrefecimento
na proporção correta, conforme especificado.
- Sistema de
refrigeração: Além dos vazamentos ocasionados pela bomba
d’água, outra principal causa relacionada a vazamentos nos sistemas de
refrigeração é o ressecamento das mangueiras e afrouxamento das presilhas
de fixação. Ao perder o fluido de arrefecimento, o sistema também trabalha
com deficiência e, portanto, não consegue manter o controle adequado das
temperaturas internas do motor. Recomenda-se examinar se o radiador e as
mangueiras do sistema de refrigeração estão em boas condições,
certificando-se de que não haja vazamentos e que tudo esteja bem apertado.
- Válvula
Termostática: Outro ponto também muito importante, é
verificar se a válvula termostática está funcionando corretamente. A
função principal da válvula termostática é controlar o fluxo do líquido de
arrefecimento através do motor. Quando a válvula termostática falha em uma
posição fechada, ela não permite que o líquido de arrefecimento flua adequadamente
pelo motor, ocasionando, portanto, o aumento da temperatura interna do
motor devido a deficiência no sistema de refrigeração.
- Filtro de ar
do motor: Sua principal função é filtrar o ar que entra
no sistema de admissão do motor, desempenhando várias funções importantes
para o funcionamento adequado e a longevidade do motor. Um filtro de ar
sujo pode reduzir a eficiência do motor, por isso é importante verificar o
filtro de ar do motor e substituí-lo se estiver sujo ou danificado.
- Óleo do
motor: Certificar-se de que o óleo do motor esteja no
nível correto e em boas condições deve ser feito regularmente, pois quanto
mais quente estiver a temperatura, menor será a viscosidade do
lubrificante, prejudicando assim sua eficácia.
- Pneus: As altas temperaturas afetam a pressão dos pneus. O mais indicado é
verificar a pressão dos pneus pela manhã, e ajustá-la de acordo com as
recomendações do fabricante. Pneus com pressão inadequada podem
superaquecer, acelerando seu desgaste e, principalmente, colocando a
segurança em risco.
- Sistema de
freios: As temperaturas elevadas são grandes inimigas
dos freios. Ao frear um veículo, há o atrito entre os componentes do
sistema de freio, e este atrito por natureza gera calor (aumento de
temperatura). Em alguns modelos de discos de freios encontramos furos nas
pistas a fim de melhorar a dissipação do calor gerado (discos de freio
ventilados), mas a grande maioria dos veículos possuem apenas o disco
sólido (sem furos). O calor gerado pelo sistema de freio, aliado ao calor
extremo ocasionado pelas elevadas temperaturas do meio ambiente, podem
ocasionar danificações dos componentes (exemplo: vitrificação das
pastilhas) e perda parcial da função do sistema de frenagem. Verificar o
fluido de freio, a estanqueidade do sistema (ausência de vazamentos) além
da verificação da vida útil e das superfícies de contato das pastilhas são
ações essenciais para garantir que estejam em boas condições de segurança.
- Sistema de ar
condicionado: Verificar se o sistema de ar-condicionado do
carro está funcionando corretamente é de extrema importância. Se ele não
estiver em funcionamento adequado, o indicado é procurar um
estabelecimento ou um profissional de confiança, para diagnóstico e
reparo. Em dias quentes, um ar-condicionado eficiente é fundamental para o
conforto e para a segurança.
- Local de
estacionamento: Para quem estaciona o veículo debaixo do sol
forte, o indicado é a aplicação de uma espécie de protetor solar de
para-brisa, para evitar que os raios UV incidam diretamente no painel, ou
então a utilização de um pára-sol ou proteção de painel, para evitar que o
interior do carro superaqueça e para proteger os componentes de plástico
sensíveis às altas temperaturas.
- Borrachas: Ondulações e ressecamento de borrachas são situações comuns a
veículos que sofrem muita exposição ao sol. Com isso, a durabilidade
dessas peças pode ser reduzida, pois um limpador de para-brisa com a
borracha danificada atrapalha na visibilidade. Por isso, nesses períodos,
faça revisões constantes dessas peças, evitando a aplicação de solventes e
substâncias agressivas, na tentativa de manter o brilho.
- Bancos: Os bancos ficam muito expostos ao calor. Quando são de tecido,
sinais de amarelamento podem surgir. Resíduos de comida, suor e
derramamento de bebidas intensificam esse processo. O ideal é limpar os
bancos de tecido com frequência, e o uso de aspirador de pó pode facilitar
essa higienização. Já os bancos de couro são os que sofrem com o calor
excessivo e devem passar por hidratação periódica, por isso o indicado é a
utilização de produtos específicos.
A manutenção preventiva ainda é a principal aliada do motorista para manter o carro funcionando bem. Realizar revisões periódicas, em estabelecimentos e profissionais de confiança, e seguir as recomendações do fabricante para garantir a segurança e o desempenho, especialmente em dias de altas temperaturas, ainda são as melhores saídas para não ‘esquentar ainda mais a cabeça’.
Segundo
Emerson Salles, Gerente de Engenharia da DPaschoal, pequenos cuidados no dia a
dia e a manutenção preventiva ainda são as principais atitudes do motorista
para não ter problema com seus carros nos dias de altas temperaturas. “Estamos
enfrentando dias de intenso calor e os veículos também sofrem com isso.
Pequenos cuidados e verificações, e a manutenção regular são essenciais para
manter o automóvel em boas condições em qualquer clima, incluindo dias de altas
temperaturas. Quando algo anormal estiver acontecendo, o mais aconselhável é
procurar um estabelecimento ou um profissional de confiança para realizar
verificações regulares e a manutenção preventiva. Isso ajudará a evitar
problemas graves e garantir a segurança no trânsito”, aconselha Salles.
DPaschoal
https://www.dpaschoal.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário