Reconhecer
uma lacuna não solucionada no mercado pode ser o início de um empreendimento de
sucesso
Abrir
o próprio negócio, nos próximos três anos, é o sonho de 51 milhões de
brasileiros, segundo dados da edição de 2022 da Global Entrepreneurship
Monitor, realizada pelo Sebrae e pela Anegepe (Associação Nacional de Estudos
em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas).
O
primeiro passo para tornar este sonho em realidade consiste no reconhecimento
de boas oportunidades de negócios, o que exige atenção a diversos aspectos que,
à primeira vista, são desafiadores. Com o objetivo de auxiliar potenciais
empreendedores a identificarem essas chances, Fernanda Konradt de Campos,
especialista da Fundação CERTI e consultora do Programa Centelha - um dos
maiores programas do Governo Federal de fomento ao empreendedorismo inovador no
Brasil - lista as principais dicas para nortear o início desta trajetória.
Fique
de olho nas oportunidades
O
primeiro passo é estar ciente das possibilidades que a área de interesse
envolve, sejam elas necessidades não solucionadas no mercado, tendências emergentes,
mudanças comportamentais, sociais e tecnológicas. Acompanhar notícias
especializadas, em diferentes formatos, além de insights de especialistas do
setor, auxiliam neste processo.
Identifique
problemas sem solução
Reconhecer
uma lacuna não solucionada no mercado pode ser uma ótima oportunidade
de começar um negócio. E essa brecha não necessariamente precisa ser
grandiosa e muito desafiadora. Mesmo sendo algo simples, é importante que a
solução resolva ou proponha uma nova forma para lidar com essa dor do mercado.
Observe
quem já está no mercado
Acompanhar
empreendimentos da área em que você deseja começar um negócio é muito
importante, pois permite o reconhecimento de possibilidades não exploradas.
Identifique essas chances nos produtos e serviços oferecidos, sempre tendo em
mente como a sua solução pode aprimorar o que já está no mercado.
Escute
seus potenciais clientes
Seja
por meio de pesquisas de mercado ou solicitação de feedback sobre as ideias,
mantenha sempre um canal de comunicação com os potenciais clientes do seu
negócio. Assim, você terá uma visão mais ampla do que o
mercado necessita, demandas de ajustes, além de descobrir
possíveis novas áreas de entrada para a sua empresa.
Invista
em networking e colaborações
Participar
de eventos, conferências e grupos de networking da área de interesse também
pode ser muito útil na trajetória empreendedora. Por meio desses canais
é possível encontrar sócios, investidores e parceiros de negócio, que
estarão dispostos a colaborar com a ideia junto com você.
Identificar
boas oportunidades exige curiosidade, pesquisa e muita dedicação, além de um
olhar crítico e adaptável, aberto a novas possibilidades. Estar ciente dessas
dicas é o primeiro passo para descobrir boas chances de empreender.
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