Embora novas tendências estejam surgindo nas celebrações, o momento do buquê ainda lidera as tradições
As celebrações de casamento são eventos regados de rituais que mesclam clássicas tradições com a personalidade dos casais, e tendências que vão surgindo ao longo do tempo, principalmente em uma era conectada como a que vivemos hoje em dia. Embora novos ritos estejam aparecendo, como o “Primeiro olhar das madrinhas”, em que se reúnem para ver a amiga pronta para ir ao altar - e é claro que o momento emocionante rende cliques incríveis -, o tradicional rito de jogar o buquê ainda ocupa a primeira posição entre os rituais mais adotados, segundo um recente estudo realizado pelo Casar.com, plataforma de listas de casamento.
“É
muito interessante acompanhar as escolhas dos casais em cada detalhe durante a
celebração, o que inclui todos os rituais escolhidos para que o dia seja ainda
mais emocionante. Faz parte, também, a decisão do casal de adaptar tradições
para que expressem sua personalidade, tornando o evento inesquecível”, comenta Camila
Piccini, sócia do Casar.com.
A pesquisa desenvolvida pela empresa elencou as cinco tradições preferidas entre os casais brasileiros. Confira a lista a seguir:
- Jogar o buquê
Esse costume surgiu na Idade Média, quando as mulheres solteiras cortavam um pedaço do vestido da noiva para trazer sorte em encontrar o futuro marido. A tradição foi adaptada no século XVI, na França, quando passaram a utilizar o buquê com essa finalidade, jogando para as convidadas.
A prática é um momento aguardado nas
celebrações de casamento, pois a festa se mobiliza para acompanhar as amigas
reunidas, tornando-se algo divertido.
2.
Gravata do noivo
Assim como todos os rituais, a decisão de aderir à brincadeira da gravata fica à critério do casal. Após o momento da sobremesa, os amigos do noivo passam pelos convidados para arrecadar dinheiro para a Lua de Mel do casal. Caso o convidado contribua, é cortado um pedaço da gravata como forma de agradecimento.
“É
comum que muitos convidados já tenham contribuído com presentes e, por isso,
alguns casais optam por concentrar a arrecadação em cotas para Lua de Mel em
seu site de casamento, como disponibilizamos no Casar.com”, pontua a
especialista.
3.
Primeira dança
Após toda a espera e ansiedade para o grande dia, o casal tem a oportunidade de descontrair ao som de uma música escolhida por eles especialmente para primeira dança depois da cerimônia. Trata-se de um momento de muita conexão e que marca o início de uma linda festa que virá pela frente. Difícil não se emocionar!
4.
Corte do bolo com
brinde do casal
Com o auxílio da cerimonialista, todos se posicionam para a entrada do casal, enquanto sua família já está próxima à mesa do bolo para recebê-los. Após a distribuição das taças de espumante, o casal aproveita a atenção de todos para agradecer pela presença, brindar, e cortar o bolo, marcando o início da festa.
5.
Jogar a
garrafa
Um
pouco mais recente, o costume do noivo jogar a caixa da embalagem de uísque aos
convidados surgiu para ser um momento similar ao buquê da noiva, pois tem o
mesmo objetivo. Aquele que ficar com a caixa, também terá sorte em seu
casamento!
Casar.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário