Podendo ser vista como uma aliada das organizações, a Inteligência Artificial pode impulsionar a produtividade, agilizar os processos internos e ainda otimizar o tempo das equipes
A
Inteligência Artificial já é uma realidade nas nossas vidas e tem sido cada vez
mais implementada nas empresas. Acredita-se que a IA, como também é chamada,
está destinada a criar um jeito completamente novo de trabalhar.
A
substituição da mão de obra é uma questão delicada que a implementação desse
tipo de tecnologia traz há muitos anos para a discussão. Porém, embora esse
ponto mereça atenção, diversos estudos têm mostrado que a Inteligência
Artificial pode contribuir com inúmeras melhorias no dia a dia de trabalho –
tanto para as empresas quanto para os colaboradores.
Aderindo
a esse tipo de recurso, organizações ganham produtividade e colaboradores
ganham tempo, por exemplo. Esse combo permite o desenvolvimento de estratégias
cada vez mais efetivas e, consequentemente, a conquista de resultados cada vez
mais promissores.
Um
levantamento feito pela Microsoft indicou que 64% das pessoas afirmam não ter tempo ou energia
para trabalhar. Nesse sentido, a IA vem para agilizar esse processo, permitindo
que o profissional dedique mais tempo para as tarefas criativas. Nessa mesma
linha, a pesquisa mostra que 82% dos líderes afirmam que os colaboradores
precisam desenvolver novas habilidades para acompanhar a Inteligência
Artificial. Isso prova que tão importante quanto ter boas ferramentas é contar
com equipes preparadas para fazer um bom uso delas.
Para
Hugo Godinho, CEO da Dialog, startup que lidera o setor de Comunicação Interna no
Brasil, essa junção entre tecnologia e estratégia pode ser bastante positiva
para as empresas. “A Inteligência Artificial permite que os esforços destinados
a atividades operacionais sejam reduzidos, pois ela é capaz de conduzir essas
tarefas. Isso pode funcionar de diferentes formas, tudo depende da área em que
a IA for implementada e dos recursos que ela oferecerá”, explica.
Na
Comunicação Interna, por exemplo, a Inteligência Artificial tem ocupado cada
vez mais espaço. A Dialog foi a HRTech pioneira no país a realizar a integração
desse recurso à plataforma multicanal de CI que oferece a grandes empresas. O
CEO ressalta que essa tecnologia precisa ajudar as organizações a solucionar
alguma dor latente nos processos das áreas.
“Entendemos
que, muitas vezes, as equipes de Comunicação Interna nas empresas são pequenas.
Com isso, os poucos profissionais que atuam no setor costumam ter a agenda
apertada diante da necessidade de executar tantas atividades. Dessa forma, a
Inteligência Artificial pode ser uma importante aliada. Com a Dialog, esse
recurso visa otimizar o tempo dessas equipes e ajudá-las a produzir o conteúdo
que será publicado na plataforma, garantindo uma experiência de comunicação
ágil, intuitiva e personalizada”, explica Hugo.
Além
da produção de conteúdo em si, outra novidade tecnológica que a startup incluiu
na plataforma foi a possibilidade de analisar o sentimento dos colaboradores
por meio de um termômetro. Assim, as empresas conseguem identificar como a
comunicação está sendo absorvida na jornada do colaborador. “É como existir uma
pesquisa de satisfação ou de clima em tempo real”, comenta o CEO.
Ao que
tudo indica, a Inteligência Artificial promete impulsionar o desenvolvimento
das pessoas, estimulando a criatividade e dando ferramentas que apoiam a
execução de tarefas cotidianas. “Entendemos que a Inteligência Artificial pode
absorver a realização de atividades que minam a nossa criatividade e dinamizar
os processos, independente do tipo de empresa, permitindo que os profissionais
se dediquem – efetivamente – ao crescimento do negócio”, finaliza Hugo Godinho.
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