Iniciativa visa alertar a população sobre a existência da obesidade como condição e dos riscos à saúde, além de sensibilizar sobre a importância de um tratamento integral
Segundo dados da Vigitel,
publicados em 2021, a frequência de excesso de peso na população brasileira é
de 57%, sendo maior entre homens (59,9) do que em mulheres (55%). Nos últimos
treze anos, houve aumento de mais de 72% no diagnóstico no país.
As projeções são desastrosas no país. Em 2030, 68% da população
deverá estar com excesso de peso e 26% com obesidade. E os gastos são
astronômicos, pois a obesidade está associada ao desenvolvimento de outras
doenças crônicas não transmissíveis, como exemplo, diabetes tipo 2, 13 tipos de
câncer, hipertensão arterial, problemas de respiração,
apneia do sono, doenças cardiovasculares e até mesmo depressão.
Com o intuito de promover mais conscientização da
população de que obesidade tem diversos fatores, que não se restringem ao
sedentarismo e ao consumo de alimentação não saudável, e da importância de que
a pessoa com obesidade precisa de um tratamento multidisciplinar, a Coalizão
Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade promove a campanha: Saúde é um direito e a obesidade precisa de tratamento
integral.
Além disso, a Campanha quer
chamar a atenção das pessoas de que a obesidade pode levar ao desenvolvimento de outras doenças, provocadas
pelas alterações no perfil metabólico, ocasionando uma variedade de adaptações
e alterações na sua estrutura e função cardíaca.
Por isso, é muito importante
agir rápido quando há um diagnóstico e iniciar o tratamento. Ele é fundamental
e traz uma boa qualidade de vida, hábitos saudáveis e apoio psicológico.
Segundo o Manual de Atenção às Pessoa com Sobrepeso e Obesidade no Âmbito de Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde, a obesidade é influenciada por fatores biológicos e contextuais, e por isso são necessárias ações estruturantes e políticas públicas para promoção da saúde, implementação de medidas de prevenção do ganho de peso excessivo, diagnóstico precoce e cuidado adequado às pessoas com excesso de peso, bem como o estabelecimento de políticas intersetoriais e outras, que promovam ambientes e cidades saudáveis*.
Uma outra nuance que a
Campanha traz é a questão da gordofobia, forma de discriminação que atinge
muitas pessoas com obesidade no mundo todo. Essa situação pode afetar
negativamente a saúde mental e física das pessoas com obesidade, tornando mais
difícil para elas controlar seu peso e manter hábitos saudáveis. Esse
preconceito pode ser configurado como crime em algumas circunstâncias, como
injúria e difamação.
“Para ajudar no reconhecimento
dos direitos da pessoa com obesidade e combater a gordofobia, a Campanha apoia
a atualização do Projeto e Lei que cria o Estatuto da Obesidade. Este promove
inclusão, proteção à saúde e a direitos, tratamento adequado, combate ao
preconceito, assistência social e trabalho”, explica Vanessa Pirolo,
coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy.
A campanha está disponível no site institucional
da Coalizão Vozes do Advocacy com conteúdos sobre diabetes, obesidade e suas
complicações, bem como o contato das organizações de todo o país, que fazem
parte dessa iniciativa.
Para que a mensagem da campanha
possa chegar até a população, foram solicitados espaços de mídia calhau para
diferentes veículos de comunicação do Brasil. A campanha será integralmente
veiculada nas redes sociais da Coalizão Vozes do Advocacy, com conteúdos
veiculados também nas redes sociais das 24 organizações que a compõem e de
instituições apoiadoras como sociedades médicas, organizações de pacientes
parceiros, influenciadores digitais, deputados federais ligados à causa e
personalidades de destaque no panorama nacional.
Com estratégia, planejamento,
roteiro e conteúdo desenvolvidos pela Relações Públicas e mestra em Políticas
Públicas, Mely Paredes, a campanha teve identidade visual e peças desenvolvidas
pelo designer Pedro Heinen e textos construídos por Blanca Paredes,
especialista em marketing. A captação e direção do mini documentário, VT e SPOT
e vídeos para redes sociais são assinados pela Catraca Filmes, sob comando de
Binho Ferronatto e Gustavo Mittelmann.
A iniciativa tem o apoio de:
Libbs, Merck e Novo Nordisk.
Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em
Obesidade
Com a participação de 22 associações e de 2 institutos de
diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade,
para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de
sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento
precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas as doenças, além
de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas
doenças no país.
Mais informações podem ser
acessadas no site: www.vozesdoadvocacy.com.br, nas
redes sociais: Instagram: vozesdoadvocacy
e no Facebook: vozesdoadvocacy.
Referências:
* Manual de Atenção às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade no Âmbito de
Atenção Primária https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_atencao_pessoas_sobrepeso_obesidade.pdf
**https://www.camara.leg.br/noticias/484190-projeto-cria-o-estatuto-da-pessoa-com-obesidade/
Nenhum comentário:
Postar um comentário