Acolhimento,
carinho e atenção fazem parte desse processo e trazem segurança para estudantes
Todo processo de mudança pode provocar desconforto,
tristeza e até medo. Por isso que o início da vida escolar ou a transferência
de escola costuma provocar certa ansiedade em alunos e suas respectivas
famílias. Afinal, o aluno precisa aprender a lidar com a separação, quer seja
dos familiares mais próximos ou dos melhores amigos. Esse rompimento pode
causar sofrimento aos pequenos e até aos mais velhos.
Quando se trata de alunos da Educação Infantil,
essa adaptação requer ainda mais atenção. Por conta disso, algumas escolas
contam com equipes de docentes especializados e em constante formação, cujo
objetivo principal é atender os estudantes que estão passando por essa fase.
Segundo Andressa Henneberg, coordenadora pedagógica do Colégio Positivo -
Jardim Ambiental, para tornar o processo de adaptação mais empático e
receptivo, é importante entender as necessidades da faixa etária e, assim,
conduzir esse ritual com confiança e segurança. “É fundamental compreender que
antes de acolher o estudante, devemos acolher as famílias. As famílias que se
sentem seguras e acolhidas na escolha que fizeram acabam transmitindo esses
sentimentos aos alunos, o que é essencial para uma adaptação mais tranquila”,
afirma.
Apadrinhamento entre novos
amigos
Nos colégios do Grupo Positivo, há um projeto nos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental chamado Amigo Positivo, no qual os próprios
alunos desempenham o papel de padrinhos para acolher os colegas que estão
chegando. Isso é proporcionado tanto aos estudantes de outras escolas no
segundo semestre quanto no início do ano letivo. “Esses padrinhos acolhem os
novos colegas em grupos de brincadeiras, apresentam a escola para eles,
explicam o funcionamento prático da unidade, como a cantina, o recreio, a
biblioteca e as áreas onde podem se movimentar com mais liberdade dentro da
escola”, explica Andressa.
Já nos Anos Finais do Ensino Fundamental, há dois
representantes em cada turma que ajudam nos processos de adaptação, juntamente
com a coordenação e a orientação escolar. Além disso, a escola realiza um
processo de volta às aulas muito semelhante ao do início do ano, quando os
primeiros dias letivos são focados na revisão de aprendizagem e estabelecidos
novos acordos e regras. “Esses dias dedicados à revisão de conteúdos também são
de apoio ao aluno que está se integrando”, afirma. “Uma adaptação conduzida com
base no acolhimento da família e do estudante possibilita a construção da
segurança em relação ao novo ambiente que estão ingressando, estabelecendo
vínculos afetivos com os professores, para que o aluno possa sentir-se livre
para explorar e se desenvolver integralmente em termos sociais, emocionais,
cognitivos e físicos”, ressalta a educadora.
A adaptação é individual
É importante compreender também que cada estudante
é único, assim como o seu desenvolvimento, suas emoções e a sua rotina
familiar. Portanto, ocorre uma adaptação individual de acordo com a resposta
que o aluno transmite e suas necessidades. “O processo de acolhimento se
desenvolve por meio de um vínculo positivo entre a família e a escola.
Entendemos que somos uma extensão de casa e, desta forma, orientamos os
responsáveis com dicas e rituais sobre como agir em casa, durante a chegada e
saída da escola. Mantemos contato durante todo o período em que o aluno está na
escola, respeitando suas individualidades e preocupações, permitindo que a
família acompanhe de forma integral o tempo de permanência de seus filhos
conosco”, conclui.
Como deve ser na prática:
- Antes do início das aulas, a família deve ir à escola para conhecer
a rotina e, dessa forma, elaborar uma adaptação personalizada que faça sentido
para o aluno.
- É recomendado que a família tenha contato
direto com a professora para tirar dúvidas e aliviar possíveis inquietações.
- Para que o estudante se sinta seguro dentro
do ambiente escolar, sugere-se alguns rituais, como permitir que ela traga um
objeto de apego pessoal, fotos da família ou algum item que contenha uma
memória afetiva de sua casa.
- Se ele demonstrar não estar bem, é crucial
não quebrar o vínculo de confiança, e pedir que os pais ou responsáveis venham
buscá-la.
Colégio Positivo
compreende
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