Mesmo com muitas conquistas ao longo dos anos, pessoas negras, com deficiência, LGBT+, entre outros grupos representativos ainda enfrentam desafios diários no trabalho
Em
tempos globalizados, muito se fala sobre a importância de uma equipe diversa
para garantir sucesso nos resultados de uma empresa. A diversidade, hoje, é
sinônimo de empatia, segurança, inclusão, igualdade e produtividade. Um estudo
feito pelo Instituto Identidades do Brasil (IDBR) evidenciou os impactos da
diversidade no mercado de trabalho. Os dados apontam que para cada 10% de
aumento na diversidade étnico-racial, acontece um salto de quase 4% na
produtividade das empresas. Além disso, para cada 10% de elevação da
diversidade de gênero, verificou-se o acréscimo de aproximadamente 5% na
produtividade dessas organizações.
Para
a coach de líderes e empresas, Leila Santos, as empresas ainda têm muito que
trabalhar no tema. “Acredito que ainda temos um longo caminho pela frente, mas
o movimento atual é muito positivo e necessário para consolidarmos a
responsabilidade social em todas as esferas. É importante intensificar esse
diálogo nas empresas, nas escolas e na sociedade como um todo. Precisamos dar
voz e vez para todos, e vencer os preconceitos culturais a que estamos
condicionados. Vejo empresas empreendendo um caminho sério e consistente
nessa direção através de iniciativas que não visam apenas aumentar a
representatividade de algumas minorias, mas que promovam mudanças culturais
significativas para que essas pessoas se sintam verdadeiramente acolhidas
e inclusas. Por outro lado, vejo outras empresas que estão mais preocupadas em
levantar a bandeira da diversidade para promover uma imagem politicamente correta”.
Construir
um ambiente inclusivo e pautado na diversidade deixou de ser apenas uma ação de
responsabilidade social e passou a ser uma estratégia de posicionamento de
marca que pode definir o sucesso ou fracasso de muitas companhias. Uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT)
revelou que a maior parte das empresas brasileiras está preocupada em ampliar a
diversidade entre seus colaboradores. “Acredito que esse número reforça um
discurso politicamente correto, porque não existe espaço no mercado para se
posicionar contra a diversidade. No entanto, o caminho entre o discurso e a
prática é bem longo. Quantas dessas empresas têm clareza da representatividade
de cada um dos grupos dentro do seu quadro? Quantas sabem qual o % de inclusão
na visão desses indivíduos? Já vi empresas abrindo vagas específicas para
pessoas trans apenas com o objetivo de cumprir tabela. Será que apenas isso a
posiciona como empresa que apoia a diversidade?”, sinaliza, Leila.
Para
a coach, é preciso criar um ambiente propício para abordar a diversidade
e inclusão como parte da cultura. “ A criação de comitês internos de
diversidade e inclusão tem se mostrado bem eficiente, porque promove diálogos internos
trazendo clareza para todos sobre o assunto. É preciso desconstruir os
estereótipos e dar voz às minorias para que nos ensinem o que significa
inclusão na prática. A falta de convívio com pessoas que tem visão de
mundo diferente, nos isola, nos torna arrogantes, o que só fortalece o nosso
preconceito e discriminação. Para evoluirmos, precisamos desconstruir os
estereótipos que nos impedem de nos conectarmos e darmos oportunidades para as
minorias”.
Apostar na estruturação de um ambiente de trabalho verdadeiramente pautado na diversidade e na inclusão tende a gerar valor para a empresa por sinalizar uma preocupação com questões sociais relevantes. “O momento pede mais responsabilidade ambiental e social. Cada vez mais as decisões dos consumidores serão tomadas com base nos valores da empresa e as que não se adequarem a isso, terão problemas para se manter no mercado”, reforça a coach.
Leila Santos - Coach de líderes e empresas há mais de 20 anos, atende clientes com renome no mercado como Grupo WLM, L’Occitane, Grupo Boticário, Sephora, Itaú, Biolab, Pfizer, Roche, Astellas, Ache, AstraZeneca, Farmoquímica, Fitec, Pierre Fabre, Uni2, Gencos, dentre outras. Atua com foco no cliente corporativo, sempre valorizando e investindo em profissionais e empresas que já estão preparados para essa mudança de cultura e mindset.
https://leilasantos.com.br/
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