Pesquisar no Blog

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Vacinas: médico imunologista recomenda 3 cuidados antes de se vacinar

9 de Junho é o Dia Mundial da Imunização

 

Vacinas protegem, salvam vidas e seguir o calendário vacinal recomendado em cada faixa etária é fundamental para se viver com mais saúde”, comenta Dr. José Roberto Pegler, alergista e imunologista pela USP.

 

O médico que também faz parte da equipe técnica da Clínica Croce, centro de vacinação e infusão de imunobiológicos com especialistas das áreas de Alergia, Imunologia Clínica (doenças autoimunes, autoinflamatórias e imunodeficiências) e Endocrinologia ainda recomenda três cuidados para seguir antes de se vacinar:

 

Mantenha-se informado(a): Procure fontes confiáveis de informação sobre vacinas, como autoridades de saúde locais e organizações de renome, como as Sociedades Brasileiras de Pediatria ou de Imunizações. Fique atento a boatos e informações falsas que possam circular nas redes sociais, pois elas podem gerar confusão e desinformação sobre as vacinas. Muitas das campanhas de vacinações não atingem sua meta por falta de procura da população, mas é essencial manter nosso calendário vacinal atualizado. Vacinar é um ato de autocuidado e consciência coletiva.

 

Converse com um profissional de saúde: Antes de receber a vacina, é sempre recomendável conversar com um profissional de saúde para esclarecer suas dúvidas, receber informações sobre os benefícios e possíveis efeitos colaterais da vacina, além de avaliar qualquer contraindicação específica que você possa ter. É imprescindível informar suas condições de saúde (como imunossupressão, alergia e outras doenças crônicas), tanto para se ter acessos a vacinas que estão disponíveis apenas para alguns casos especiais, quanto para saber se há necessidade de um cuidado especial para ocasionalmente evitar alguma vacina. Somente o profissional de saúde estará apto para dar informações com base na ciência.

 

Siga as orientações pós-vacinação: Após receber a vacina, é importante seguir as orientações pós-vacinação fornecidas pelo profissional de saúde ou autoridades de saúde. Isso pode incluir o monitoramento de possíveis efeitos colaterais, o agendamento da próxima dose (quando necessário) e medidas de prevenção, como uso de máscara e distanciamento social, até que um número suficiente de pessoas esteja vacinado.

 

“Vale lembrar que tais recomendações podem variar de acordo com as diretrizes específicas de cada país ou região. Portanto, é sempre importante consultar as orientações locais para obter informações atualizadas e precisas”.

 

Clínica Croce
www.clinicacroce.com.br
https://www.facebook.com/clinicacroce/
https://www.instagram.com/croceclinica/
https://www.youtube.com/clinicacroce


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados