Estudo feito pela
8D Hubify mostra que as ferramentas podem gerar 4 vezes mais leads e 3 vezes
mais leads qualificadosiStock
O avanço da tecnologia tem mudado o cenário do
marketing nos últimos anos, o que tornou algumas ferramentas de geração e
qualificação de oportunidades de negócio (leads) indispensáveis para as
empresas aumentarem suas vendas e melhorarem o retorno sobre investimento em
marketing.
Duas delas são Landing Pages (mais antiga,
utilizada e otimizada) e o são o WhatsApp (mais recente e ainda pouco utilizado
no marketing). Nesse contexto, a 8D
Hubify, maior agência do segmento no Brasil especializada
em Revenue Operations testou o desempenho destas 2 ferramentas em momentos
distintos da jornada do cliente. No primeiro teste, ofereceram um material rico
(ebook) para pessoas no início da jornada de decisão de compra, no segundo
teste ofertaram um teste gratuito de uma plataforma de gestão, portanto mais ao
final da jornada do cliente.
Ambos os testes ocorreram exclusivamente em
dispositivos móveis, por 14 dias, com tráfego pago (por meio de anúncio
digital) e com a mesma verba de mídia em cada canal (landing page ou whatsapp).
O primeiro teste (início da jornada de compra)
recebeu mais de 9.548 cliques, que se dividiram em um tráfego de 4.940 usuários
para um chatbot do WhatsApp e 4.608 usuários para as Landing Pages. Na primeira
plataforma, foram convertidos 66 leads (indicou uma forma de contato como
e-mail ou telefone) e nenhum MQL (Marketing Qualified Leads), que são leads
qualificados porque forneceram mais informações como "número de
colaboradores na empresa" e "segmento da empresa", indicando ao
marketing quem tem perfil mais próximo de virar cliente.
Já na segunda plataforma (Landing Page), os
resultados foram de, respectivamente, 16 e 10; ou seja, enquanto o WhatsApp
gerou mais de 4 vezes o volume de leads que a Landing Page, ele não foi capaz
de gerar MQLs e a Landing Page gerou 10.
O segundo teste (final da jornada de compra)
recebeu mais de 4.816 cliques, que se dividiram em um tráfego de 2.550 usuários
para um chatbot do WhatsApp e 2.266 usuários para as Landing Pages. Na primeira
plataforma, foram convertidos 72 leads e 30 MQLs. Já na segunda plataforma
(Landing Page), os resultados foram de, respectivamente, 122 e 10; ou seja,
enquanto o WhatsApp gerou 3 vezes o volume de MQLs que a Landing Page, ele
gerou 59% dos leads gerados pela Landing Page.
Segundo Fábio Duran, CEO da 8D Hubify, os estudos
mostram o enorme potencial do marketing conversacional e principalmente do
WhatsApp como ferramenta de geração de leads.
“É um ambiente que ainda gera alguma desconfiança,
na medida em que vemos uma variedade de golpes digitais acontecendo. Porém, não
podemos ignorar que com o amplo acesso à smartphones, o WhatsApp o torna mais
conveniente e mais fácil de interagir do que com a Landing Page”, explica o
executivo.
Para Duran, conversar com os clientes em canais
como o WhatsApp pode ser mais assertivo e, portanto, é mais complexo otimizar a
comunicação, por isso ainda é preciso mais testes, aprendizados e otimizações
para se colher resultados ainda melhores. “O marketing conversacional e a
digitalização de processos não são modas passageiras, porém, antes de
massificar recursos, as empresas precisam dedicar um tempo de estudo para saber
como aproveitar cada função da melhor forma”, conclui.
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