Pesquisar no Blog

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Risco de doenças urológicas aumenta no inverno

Urologista de Santos mostra medidas que podem ser adotadas para evitar complicações


Entramos na estação mais fria do ano e com ela é comum o aumento de algumas doenças. As mais conhecidas são aquelas do trato respiratório, como as gripes e resfriados. Entretanto, alguns problemas do aparelho urinário também ficam mais frequentes quando a temperatura cai. 

 

O médico urologista Heleno Diegues Paes afirma que é comum a piora dos sintomas urinários daquelas pessoas que sofrem de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e de Síndrome da Bexiga Hiperativa. A HPB proporciona uma obstrução urinária em alguns homens, que passam a urinar com maior dificuldade. Eles apresentam sintomas como jato urinário fraco e intermitente, esforço miccional e aumento no número de vezes que precisam urinar. Há a tendência que esses sintomas fiquem mais intensos no frio. Já no caso da Síndrome da Bexiga Hiperativa, a pessoa apresenta vontade urgente de urinar e, por vezes, não consegue segurar a urina. Estas pessoas também tendem a sofrer mais nas épocas mais frias.

 

Outras pessoas, que sofrem de infecção urinária recorrente, podem ter suas crises de cistite mais frequentes devido a mudanças nos hábitos diários. É comum as pessoas diminuírem a ingestão de líquidos nesta época do ano e, consequentemente, ficarem longos períodos sem urinar.

 

“Aumentar a hidratação de forma a manter a urina na coloração clara e evitar ficar segurando a urina por muitas horas, são algumas precauções que devemos tomar para evitar as infecções neste período”, orienta o especialista.

 

Outras medidas que podem ser adotadas são urinar após a relação sexual e usar roupas íntimas de algodão. Esta última, inclusive, para evitar o surgimento de micoses no genital e nas virilhas, que podem ser precipitadas pelo uso de roupas quentes e apertadas no inverno.

 

“Os sintomas da infecção urinária incluem necessidade urgente e frequente de urinar com eliminação escassa de urina, ardor, dores na região da bexiga, nas costas, sangramento na urina, odor e coloração escura, além de febre”, alerta Paes.

 

Assim, o tratamento varia de acordo com o tipo e a gravidade de cada infecção, geralmente envolvendo o uso de antibióticos. Infecções urinárias não complicadas podem ser tratadas com antibióticos em dose única ou por um curto período de tempo, dependendo da medicação escolhida. No entanto, infecções urinárias nos rins ou prostatites requerem um tratamento mais prolongado.

 

Por mais que o consumo adequado de água estimule o funcionamento do sistema urinário e ajuda a prevenir infecções, é importante enfatizar que, seja qual for o sinal, o urologista sempre deve ser procurado para fazer uma avaliação correta e indicar o melhor tratamento para cada caso.

 

Heleno Paes - começou a se interessar pela medicina no final do ensino médio, quando precisou socorrer um amigo com cólica renal. Posteriormente esteve em uma excursão promovida pela escola para ajudar os estudantes a escolher a profissão, e conheceu a faculdade de medicina da USP. Ficou maravilhado com o estudo do corpo humano, com as peças do laboratório de patologia, e decidiu que era isso que queria fazer. Assim, ingressou na Faculdade de Medicina do Centro Universitário Lusíada, em Santos, em 1997.

 

Após seis anos, concluiu a graduação e se alistou no Exército. Foi para a Amazônia à serviço do Exército e realizou diversos trabalhos junto à população carente local. Após um ano, regressou e foi morar em São Paulo, onde se especializou em cirurgia geral no Hospital Municipal do Tatuapé, depois em Urologia no Hospital Santa Marcelina e, por fim, em Transplante Renal na mesma instituição.

 

Nesse período, fez cursos em microcirurgia, videolaparoscopia e outros relevantes para sua formação. Atualmente, atua como médico assistente das subespecialidades Uro-oncologia e Transplante Renal do Hospital Santa Marcelina, o maior hospital da Zona Leste de São Paulo. É também preceptor do internato médico e da residência médica e dá aulas na Faculdade de Medicina Santa Marcelina. Em Santos, pratica a medicina em seu consultório, onde dedica todos os esforços e conhecimento para cuidar de seus pacientes.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados