Pesquisar no Blog

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Já sabe que destino dar ao dinheiro da restituição do Imposto de Renda 2023? Especialista orienta contribuintes

Freepik
Especialista de fintech sergipana orienta como a quantia extra pode ajudar na saúde financeira pessoal; confira a datas de cada lote

 

Desde a última quarta-feira (31), a Receita Federal iniciou o processo de restituição do Imposto de Renda 2023 — também foi a data limite para a entrega da declaração. Serão cinco lotes de pagamentos ao longo de 2023, organizados da seguinte forma: 1º lote em 31 de maio; 2º lote em 30 de junho; 3º lote em 31 de julho, 4º lote em 31 de agosto e 5º lote em 29 de setembro.

 

”É importante avaliar o momento e as necessidades para decidir o destino desse dinheiro, já que planejamento é o primeiro passo para manter uma saúde financeira que esteja de acordo com os seus objetivos, sem ultrapassar seus limites e gerar maiores dívidas”, ressalta Túlio Matos, sócio fundador da iCred, fintech sergipana criada no começo de 2022 para facilitar o acesso ao crédito e empréstimo pessoal.

 

Essa quantia extra pode ser um bom aliado para aquelas pessoas que estiverem endividadas e precisam equilibrar as contas. A dica do executivo é manter uma lista de prioridades de contas a serem quitadas e de novos planos, para se ter uma visão do todo e facilitar uma aplicação inteligente do dinheiro.

"É necessário estabelecer prioridades. Pagar o carro ou a reforma da casa? Quitar contas antigas ou fazer novos investimentos? É provável que existam diversas vontades, mas é fundamental analisar o que é mais urgente e importante para a família, levando em conta, principalmente, a saúde financeira", aponta o sócio-fundador da iCred. 

A prioridade de recebimento abrange diferentes situações, de acordo com a prioridade dos contribuintes. De acordo com a Receita Federal, o primeiro grupo que receberá o dinheiro registra 246.013 contribuintes com mais de 80 anos; 2.464.031 entre 60 e 79 anos; 163.859 com alguma deficiência física ou mental; 1.052.002 contribuintes que têm renda advinda do magistério; e, por fim, 204.020 pessoas que optaram por receber a restituição via Pix ou que realizaram a declaração pré-preenchida no começo do ano.

A tecnologia proporcionada pelo Pix, por exemplo, tornou esse processo menos burocrático. Por isso, quem fez a opção por receber dessa forma ganhou prioridade. “As inovações em todo o processo do Imposto de Renda, nos últimos anos, facilitaram a vida financeira dos contribuintes, pois sabemos que esse valor acaba sendo uma opção a mais para solucionar dívidas. No entanto, é claro que ter cautela é sempre importante, para não ter dores de cabeça com destinos impulsivos para esse dinheiro, evitando dívidas ainda maiores no futuro”, finaliza Matos. 

 

iCred



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados